quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Fiocruz analisa ovo de mosquito Aedes Aegypti para saber eficácia de inseticida


Técnicos estudam ovos do mosquito causador da dengue para avaliar efeito de inseticidasArquivo/Agência Brasil
Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) estão analisando ovos do mosquito Aedes Aegypti dos primeiros municípios que fizeram a coleta para o estudo que vai avaliar a eficácia dos inseticidas utilizados no combate ao vetor.
As amostras serão colhidas até março próximo em 145 municípios do país, incluindo as capitais. Ao todo, serão espalhadas nessas localidades 20 mil armadilhas para coleta. A escolha das cidades levou em conta o interesse do Ministério da Saúde em ter informações que representem a situação em todo o Brasil.


“O ministério queria como se fosse uma fotografia do Brasil em relação à resistência aos dois inseticidas que estão sendo usados, que é o Malathion, para uso em mosquitos adultos, e o Pyriproxyfen, para o controle de larvas. Essa distribuição foi meio geográfica porque o ministério queria fazer uma cobertura do país”, disse à Agência Brasil o chefe do Laboratório de Fisiologia e Controle de Artrópodes Vetores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), José Bento Pereira Lima. Ele está à frente do estudo.

Na fase de análises, a pesquisa conta com a parceria do Laboratório de Entomologia Aplicada da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), da Secretaria de Saúde de São Paulo. Segundo o pesquisador, as primeiras avaliações são do material coletado nas cidades que iniciaram o trabalho em agosto. Levando em conta as condições climáticas, os municípios do Nordeste preferiram fazer a coleta dos vetores em março.


Tempo de coleta pode variar
“Dependendo da região do país, o próprio município decidiu o período de coleta que vai variar de agosto, que já foi feita em alguns lugares, a março de 2018. A gente tem essa fase toda de coleta porque o Nordeste prefere coletar em um período que tem mais densidade, diferente do Norte, que é diferente do Sul. Em uma reunião com os estados e municípios, eles decidiram o melhor período para fazer a coleta”, explicou.
José Bento informou, também, que o estudo partiu de uma solicitação do Ministério da Saúde para observar se há resistências aos inseticidas utilizados no combate ao mosquito. “O Ministério tem essa preocupação hoje de se precaver disso, até para ver qual é o estado dos inseticidas que estão sendo usados”, ponderou.


De acordo com o chefe do Laboratório do IOC, a cada quatro anos o Ministério da Saúde realiza a troca dos tipos de inseticidas para evitar a resistência do Aedes aegypti. A intenção é tornar mais frequentes as análises de manutenção da eficácia dos produtos.
O pesquisador acrescentou que, no passado, isso não era feito e foi detectado que várias populações do mosquito estavam resistentes aos produtos que vinham sendo utilizados por períodos mais longos de até 30 anos.
“Uma coisa que o ministério vem pensando é fazer [pesquisa], não com esta proporção toda, mas em pelo menos pontos estratégicos como as capitais e outras cidades, para se manter essa avaliação continuamente. Isso é importante para saber em caso de troca do inseticida se aquelas populações de mosquitos são sensíveis ao inseticida que vai usar e seja eficiente”, destacou.


Conclusão do estudo fica pronto até setembro
O relatório com as conclusões do estudo, que tem cláusula de confidencialidade, só deve ficar pronto entre agosto e setembro de 2018, quando será encaminhado ao Ministério da Saúde.
“De posse do resultado, ele tem suporte para tomar decisões, se permanece com o inseticida ou se faz a troca”, disse, afirmando ainda que os dados serão repassados para o ministério que vai divulgar o resultado no momento oportuno, como ocorreu [esta semana] com o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti.
A metodologia empregada é a preconizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Os agentes de endemias que fazem a coleta passaram por um treinamento que incluiu um vídeo produzido pelo IOC, com explicações de como deve ser feita a instalação das armadilhas, o armazenamento das amostras e envio do material para o laboratório.
“Fizemos também uma cartilha para este treinamento. Isso foi enviado para todos os municípios. Remetemos também as armadilhas e as palhetas, todo o material necessário para fazer a coleta”, disse.
O pesquisador alertou que a principal medida de controle do Aedes Aegypti é a eliminação dos criadouros em locais onde o mosquito deposita os ovos. Os inseticidas são recomendados como estratégia complementar, em situações específicas. José Bento completou que o uso indiscriminado inviabiliza a eficácia do uso desses produtos.


Agência Brasil

Mulher é chicoteada por bandidos no Ceará, porque só tinha R$ 25

Na última quinta (23), por volta de 15h30, a Polícia Militar foi informada da ocorrência de um roubo a pessoa no sítio Maurícia, a 14 km da sede de Cariús. Militares foram ao local e constataram a veracidade da ocorrência, e identificando a vítima, uma mulher de 42 anos.
A vítima relatou que por volta das 14h30m, dois homens encapuzados chegaram em sua residência, usando um chicote, anunciaram o roubo, exigindo dinheiro e ameaçando de agressão física se não entregasse todo o dinheiro.
Relata ainda que, os indivíduos após vasculhar a residência, encontraram apenas a quantia de R$ 25 (vinte e cinco reais), e não satisfeitos com o valor, passaram a agredi-la diversas vezes com o chicote, causando diversas lesões pelo corpo.
Após as agressões, os criminosos fugiram. Os policiais militares realizaram diligências, mas não localizaram os meliantes.

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Vacinação para prevenção da febre aftosa termina neste fim de semana

A segunda etapa de vacinação contra febre aftosa, no Ceará, termina neste sábado (2). Nesta semana, qualquer criador cearense, cadastrado na Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), pode comprar a vacina para aplicar em seus bovinos e bubalinos. Serão vacinados somente aqueles com até 24 meses de idade. Criadores que não declararam na primeira etapa são obrigados a executar a vacinação de todos os bovinos e bubalinos, independentemente da idade. Fora desse período, a comercialização da vacina só será permitida mediante autorização da Agência.
Com um rebanho bovino superior a 2,4 milhões de cabeças de gado, o Ceará tem cerca de 913 mil animais na faixa etária de até 24 meses de idade, aptos a serem vacinados. Desde 2011, o desempenho do Estado em vacinação contra a febre aftosa ultrapassa a meta de 90% do rebanho.
Por esse desempenho constante, o Estado ostenta desde 2014 o certificado de “Estado livre da febre aftosa por vacinação”. O certificado é fornecido pela Organização Mundial de Saúde Animal. Com isso, os produtores cearenses podem transportar para todo o Brasil seus animais vivos, assim como produtos e subprodutos de origem animal.
Segundo o presidente da Adagri, Jaime Júnior, esse desempenho se deve ao esforço dos governos Federal e Estadual, aliado a uma forte parceria entre Adagri, Ematerce e prefeituras municipais, sindicatos, e, principalmente, a conscientização dos criadores cearenses.
No período de 3 de novembro a 2 de dezembro, os produtores podem adquirir a vacina no comércio. A partir da aquisição e da vacinação, eles terão até 15 dias para fazer a notificação nos escritórios da Adagri ou da Ematerce ou ainda nas prefeituras conveniadas. Para quem não vacinar – ou vacinar e não declarar- será aplicada multa de 5 Ufirs por animal.

IRMÃ DE EX PREFEITO DE QUITERIANÓPOLIS MORRE A CAMINHO DE SOBRAL, APÓS SOFRER ACIDENTE DE TRÂNSITO

A senhora Irani Pedrosa era irmã do ex-prefeito de Quiterianópolis, Domingos Pedrosa.
Faleceu por volta das 23h40 dessa segunda-feira,27, antes de dar entrada no Hospital de Sobral, a senhora Irani Pedrosa de Deus, 73 anos. Ela foi vítima de atropelamento de moto, no final dessa tarde, na Vila Pedrosa, em Quiterianópolis. 

A vítima foi socorrida para o Hospital Quitéria de Lima, onde recebeu os primeiros atendimentos e, em seguida, transferida para o Hospital São Lucas, em Crateús, de onde seguiu para Sobral, em estado grave. 

De acordo com informações do Hospital de Quiterianópolis, a senhora Irani sofreu Traumatismo Craniano Encefálico (TCE), afundamento do crânio e pneumotórax (urgência médica relativamente comum, causada pela entrada de ar dentro da pleura, a membrana que recobre os pulmões).
Conforme populares, o próprio condutor da moto, identificado apenas como Kaique, foi quem acionou o socorro do hospital. 

A senhora Irani Pedrosa é irmã do ex-prefeito de Quiterianópolis, Domingos Pedrosa. 


Repórter Cícero Lacerda

AGORA É LEI

Desde a última sexta-feira (24/11), os órgãos e entidades da administração pública estadual estão obrigados a notificar oficialmente as Câmaras de Vereadores a cada vez que os municípios receberem recursos do Estado. A medida atende ao que determina a Lei nº 16.423/17, de autoria do deputado estadual Moisés Braz (PT), sancionada pelo governador Camilo Santana e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de 24 de novembro.

> Veja o Diário Oficial do Estado com a nova lei e ouça entrevista com o deputado: http://bit.ly/2zJTckJ

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Seletivo 2018.1: IFCE recebe documentação até esta segunda (27)

                                  publicado: 27/11/2017 10h20 última modificação: 27/11/2017 10h21

 
O prazo para os candidatos inscritos no processo Seletivo 2018.1 dos cursos técnicos do IFCE entregarem a documentação exigida (constante no edital), se encerra nesta segunda-feira (27). No campus de Crateús, a seleção visa o preenchimento de vagas para os cursos de Química, Edificações e Agropecuária.

As vagas em Crateús são para as modalidades de ensino integrado (Química) e subseqüente (Edificações e Agropecuária). Para o integrado é necessário que o candidato apresente no ato da matrícula comprovante de conclusão do ensino fundamental. Já para os cursos subseqüentes, é exigida a conclusão do Ensino Médio.

A seleção dos candidatos terá como base a análise, por pontuação, do histórico escolar. O resultado das inscrições deferidas será publicado no dia 4 de dezembro. Já o resultado preliminar da seleção será feito no dia 2 de janeiro.

Banco do Brasil: Justiça determina novo concurso

Decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT/10ª) pede que novo concurso do BB seja realizado em até dois anos


AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

Banco do Brasil

Alertas Concursos Banco do Brasil

O Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT/10ª) determinou que o Banco do Brasil deve realizar novo concurso público para ingresso de servidores dentro de um período de até dois anos. A determinação se deve a um parecer sobre a situação de 6 mil escriturários nomeados para cargos de nível superior por meio de seleção interna, sem realização de efetivo concurso público. A justiça permitiu a manutenção destes servidores nos cargos, desde que a instituição promova a contratação de pessoal. A partir de agora também ficam proibidas novas seleções internas ou nomeações para cargos de confiança.  Porém, a instituição ainda pode recorrer da decisão.  

O processo tramita na justiça desde fevereiro de 2015, quando foram consideradas ilegais as seleções internas, que promovem escriturários de nível médio para cargos que exigem conhecimentos específicos de nível superior.   Na época, ficou decidido que o banco deveria realizar concurso público para cargos de áreas específicas, como advogados, engenheiros e arquitetos. De acordo com o parecer jurídico, na ocasião, havia sido quebrado o princípio de ampla acessibilidade aos cargos, uma vez que pessoas habilitadas àquelas carreiras não poderiam concorrer às vagas existentes, que estavam sendo preenchidas por servidores de cargos de ensino médio, o que foi considerado inconstitucional.

Mesmo com o grande período de tempo sem realizar novo concurso público para escriturário e outros cargos de nível superior, sempre justificando a crise como impedimento para contratação de pessoal, de acordo com dados fornecidos pelo Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região,  a instituição fechou o primeiro trimestre de 2017 com um lucro líquido ajustado de R$2,5 bilhões, o que representa uma variação positiva de 95,6% em relação ao mesmo período de 2016. Já o lucro líquido contábil no período foi de R$ 2,4 bilhões, o que também corresponde a um crescimento de 3,6% em relação ao primeiro trimestre de 2016. Ainda assim, a instituição posterga a realização de novos concursos públicos.
Ainda segundo o sindicato, um dos motivos do bom desempenho se deve ao aumento de tarifas, que contaram com elevação de 10,5%. De acordo coma dirigente do sindicato e funcionária do Banco do Brasil Silvia Muto"é simbólico que um dos principais fatores que impactaram positivamente o lucro do BB seja o aumento de tarifas, o encarecimento dos serviços à população. Isso ocorre ao mesmo tempo em que reduz drasticamente o quadro de funcionários, sobrecarregando bancários e precarizando o atendimento. Ou seja, o banco está pagando mais caro por um serviço pior",diz.
Vale lembrar que no final de 2016, a instituição promoveu um programa de demissão voluntária, que contou com a adesão de 9.400 servidores. Com isto foi feita a realocação de 9.300 pessoas que tiveram seus postos extintos com a redução depostos de atendimento.
Embora ainda não exista uma previsão de quando um novo edital  poderá ser publicado é importante lembrar que, na ocasião, o presidente da instituição, Paulo Rogério Caffarelli, disse que as  seleções deveriam voltar a ocorrer após todo este processo, tendo em vista que, segundo ele, a instituição conta com uma média de 2 mil saídas de funcionários por ano, o que garante a necessidade de igual número de pessoal todos os anos. 
CURSO ONLINE BANCO DO BRASIL - ESCRITURÁRIO

O Banco do Brasil possui, atualmente, 4.972 agências e 1.781 postos de atendimento e em outubro já havia iniciado o encerramento de 51 agências.Com o aumento dos canais digitais, o banco pretende criar 255unidades de atendimento digital, entre escritórios e agências digitais,com o objetivo de aumentar de 1,3 milhão para 4 milhões de pessoas atendidas por estas unidades até o final de 2017.
Atualmente, o BB conta com 109.159 funcionários, ainda sem considerar os 9.400 que devem ser afastados nos próximos meses.   

Diminuição do quadro do BB

De acordo com informações divulgadas pela Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, somente no primeiro semestre deste ano, em comparação ao mesmo período de 2015, já havia ocorrido uma redução de 2.710 postos de trabalho no Banco do Brasil.
Ainda de acordo com o sindicato, muitos servidores já haviam deixado a instituição por meio do Plano de Aposentadoria Incentivada (PAI)realizado em 2015, o que fez com que a instituição perdesse servidores com muito tempo de experiência, sem que houvesse reposições, aumentando a sobrecarga de trabalho em diversos setores, principalmente nas agências.
De acordo com portaria divulgada em 23 de setembro de 2015, pelo Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Dest) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), o quadro de pessoal do Banco do Brasil fica determinado em 115.495servidores. Com o total de 109.159 atuais, o banco já conta com uma carência de pelo menos 6.336 funcionários.O Estado de São Paulo é um dos que mais está sofrendo com a necessidade de pessoal, uma vez que não conta com concurso em validade para escriturários desde 8 de maio de 2016, quando encerrado o prazo da seleção anterior,de 2013. Com isto, a instituição já não possui condições de suprir eventuais necessidades que forem surgindo, nem como promover a manutenção de seu quadro.
Além de São Paulo, o concurso de 2013 também inclui as regiões de Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, parte de Minas Gerais, Pará e Tocantins.
Além disso, existe uma seleção com prioridade, para preenchimento de vagas em seis Estados, cuja validade do certame anterior encerrou em setembro de 2015. Neste caso, abrange os estados de Espírito Santo,Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do Amazonas.

Decisão Judicial

Vale lembrar que, desde 2015, em decorrência de um processo judicial na 20ª Vara do Trabalho, em Brasília, os concursos do BB devem indicar o número de vagas a serem preenchidas durante o prazo de validade, não sendo mais somente para formar cadastro reserva, como era praticado.
Além disso, o acordo com o MPT que determina que os editais tragam a oferta de vagas, também permite que o BB mantenha um cadastro de pessoal, para necessidades excedentes ao número indicado no certame, o que pode elevar muito o total de contratações.

A remuneração atual do cargo é de R$3.644,48, contando com salário base de R$ 2.449,98, ajuda alimentação de R$ 652,98 e vale-refeição de R$ 491,52. Os servidores também recebem vale-cultura de R$ 50.

Como benefícios, o Banco do Brasil oferece possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional, participação nos lucros e resultados, vale-transporte, auxílio-creche, auxílio afilho com deficiência, plano odontológico, assistência médica e previdência privada.

Para concorrer ao cargo de escriturário basta possuir apenas certificado de ensino médio emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC)

Mesmo com o atual cenário, quem estiver interessado em iniciar os estudos para o cargo pode ter como base  o conteúdo programático dos concursos anteriores, como o último, realizado para a Região Nordeste.

Prepare-se para o concurso do Banco do Brasil

O JC Concursos selecionou materiais preparatórios atualizados e de qualidade, através dos links abaixo, de fornecedores experientes e com índices de aprovação, para garantir o seu melhor investimento para o concurso do Banco do Brasil.

VIDEOAULAS DE CONHECIMENTOS BANCÁRIOS

Atribuições do escriturário do BB


Cabe ao servidor a comercialização de produtos e serviços do banco,atendimento ao público, atuação no caixa (eventualmente), contato com clientes, prestação de informações aos clientes e usuários, redação de correspondências em geral, conferência de relatórios e documentos,controles estatísticos, atualização/manutenção de dados em sistemas operacionais informatizados e execução de outras tarefas inerentes ao conteúdo ocupacional do cargo.

O processo seletivo do Banco do Brasil


O último certame foi realizado em 2015, sob a organização da Fundação Cesgranrio.

A avaliação foi composta de 70 questões objetivas, sendo 25 de conhecimentos básicos e 45 de conhecimentos específicos. A parte de conhecimentos básicos contou com temas sobre língua portuguesa (dez perguntas), raciocínio lógico-matemático (dez) e atualidade do mercado financeiro (cinco). Já em conhecimentos específicos, cultura organizacional (cinco), técnicas de vendas (dez), atendimento (dez),domínio produtivo da informática (cinco), conhecimentos bancários (dez) e língua inglesa (cinco). Os candidatos também foram submetidos a uma redação.

Os aprovados no concurso do Banco do Brasil ainda passaram por perícia médica e procedimentos admissionais, de caráter meramente eliminatório.

Dicas de informática para o concurso do BB


A melhor forma de se preparar para as questões de informática para a próxima prova do Banco do Brasil é através de provas anteriores da banca organizadora Cesgranrio,independente de para qual órgão público a prova foi aplicada, sendo necessário que as questões estejam dentro do programa e desde que tenham sido aplicadas no máximo há dois anos, pois provas mais antigas tinham abordagem de outros tópicos e outras versões dos programas abordados,como o Windows e Pacote Microsoft Office. Das principais bancas organizadoras, ela é uma das mais recorrente nos temas e abordagens, e analisando as provas anteriores, é possível ter uma boa base dos principais temas, além de conhecer o estilo de prova da Cesgranrio, que não tem a tradição de apresentar enunciados complexos, e geralmente não apresenta questões interdisciplinares, o que nivela muito a pontuação final entre os candidatos.

O edital geralmente apresenta os seguintes tópicos: Windows 7/8, onde o principal são os aplicativos e utilitários nativos e arquiteturas de 32e64 bits, Word, Excel e Powerpoint, com a abordagem da manipulação de conteúdo de cada programa, valendo destaque para o Excel, com funções como SE e SOMASE. É importante destacar ainda que nas questões sobre tais programas do pacote Microsoft Office, também podem ser abordadas as guias e características das janelas e áreas de trabalho.

Sobre a Internet, a abordagem será concentrada na navegação em sites, e elementos como pop-up e cookies e e-mails, tanto utilizando webmails quanto clientes de e mail. É importante estudar os protocolos vinculados aos serviços da internet, como a pilha TCP/IP, Http, Https, SMTP, POP3,IMAP4, etc, além do conceito de cloud computing e cloud storage e redes sociais, com destaque para o Facebook e Twitter.

Segurança da informação também é geralmente abordada em provas do Banco do Brasil, seja através do Windows (Firewall e Windows Defense), Pacote Office (senhas de proteção e gravação) ou internet (e-mails maliciosos). Estude desde já, ninguém é aprovado focando apenas após a publicação do edital.

Luiz Rezende é professor de informática no AlfaCon Concursos Públicos

Pesquise material preparatório para o concurso Banco do Brasil (BB)



PMs de Nova Russas recuperam duas motocicletas que haviam sido roubadas na região

                  

Sábado(25/11/2017), por volta 07h30min, na Ladeira Piauí, zona rural de Nova Russas, o professor Antônio de Francisco de Matos Lima, 44 anos, residente em Bom Principio, zona rural de Ararendá, trafegava em sua motocicleta Bros preta, 2015, de placa PMY-3532 - Ararendá,  no sentido Nova Russas, quando na Ladeira foi abordado por dois elementos armados a revolver, que estavam em uma moto Fan de cor branca sem placa, e lhe tomaram seu veículo e fugiram na direção de Ararendá.


PMs na CP 7222 - SGT CAPISTRANO, Sds. TORRES, CARÃO e GADELHA, estiveram ao local e com o apoio da composição do Destacamento de Ararendá, PMs na VTR 7102 - SGT ALMEIDA, Sds. OLAVO e EDSON, realizaram diligencias, mas no primeiro momento não encontraram o veículo. 


Os PMs na CP 7222 - SGT AMAURI  e SD TIAGO SOUSA, juntamente com os PMs na CP 7052 – Sds. SARAIVA e R. ANDRADE, continuaram as diligências, e por volta das 17h30min, após uma série de abordagens realizadas na zona rural pelas duas equipes de serviço em Nova Russas, encontraram abandonadas em um matagal entre as localidades de Riacho Fechado e Ipueiras Velha, zona rural, a 5 KM da cidade de Nova Russas, a motocicleta Bros que havia sido tomada de assalto durante a manhã e a motocicleta CG Fan 150 de cor branca, placa OSD-7347 – Ipueiras, que estava sem a placa, certamente retirada pelos criminosos para ser utilizada em outro veiculo.

Esta motocicleta havia sido tomada de assalto no dia 13/11/2017, do agricultor conhecido como “Zé da Otília, na localidade de Santa Clara, zona rural de Ipueiras. 

Após a recuperação das motos roubadas, os policiais diligenciaram na área, mas não conseguiram prender os assaltantes. Os PMs já têm suspeitos dos crimes e acreditam que é uma questão de pouco tempo para prendê-los. 

As motocicletas foram encaminhadas à DPC DE NOVA RUSSAS.

FONTE: DENES LIMA

Rompimento entre prefeito e vice acontecerá nos próximos dias na região

Chegando ao fim dos primeiros 11 meses do mandato 2017 a 2020, muitos gestores municipais já protagonizam situações conflitantes no âmbito político, tomando a decisão de rompimento e isolamento na esfera administrativa.
Situação como essa está prestes a eclodir no Executivo de Nova Russas, quando nos próximos dias, o vice-prefeito - e também empresário - Júnior Mano (PMDB) deverá comunicar de forma oficial, o seu rompimento com o grupo do prefeito Rafael Pedrosa (PMN).
De acordo com Júnior Mano - que é pré-candidato a deputado federal nas próximas eleições, a situação é irreversível e um dos motivos para esta decisão é a "falta do poder de decisão do prefeito, onde outras pessoas estariam mandando mais que o próprio gestor", além de outros motivos que deverão vir a público após oficializar o rompimento.
 
FONTE: A voz de Santa Quitéria

Preso um dos homens mais procurados do Ceará

Um dos 17 homens mais procurados pela polícia do Estado, Antonio Wallyson Felipe dos Santos, vulgo "Bocalsson" (também conhecido como "Boca" ou "Bocão), foi preso na madrugada deste domingo (26), no bairro da Sapiranga, em Fortaleza. 
O suspeito, que se encontrava com um mandado em aberto, apresentava duas perfurações provocadas por arma de fogo. Ele se identificou como "Francisco Wesley Felipe dos Santos", nome de seu irmão, já falecido há três anos. 
Segundo informações da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), policiais militares identificaram o suspeito e o levaram, sob escolta, para uma unidade hospitalar. A assessoria da SSPDS adianta que, nesta segunda (27), o órgão deve divulgar mais detalhes sobre a prisão.
Diário do Nordeste

Depois da Previdência virá a reforma salarial

O governo envia ao Congresso ainda este ano um projeto de lei com a nova política de pessoal do setor público federal, que reduzirá o salário de ingresso do servidor para os padrões do setor privado. Isso significa que o salário de ingresso para nível superior da carreira de gestor (uma das 250 carreiras do Executivo), que abarca Banco Central e Tesouro Nacional, por exemplo, cairá dos atuais R$ 16.933,00 para R$ 5 mil, que é o salário inicial de um professor universitário (para quem nada muda). Nos concursos de nível médio o salário será de no máximo R$ 2.800,00.  A medida, quando aprovada, se aplicará aos novos funcionários.
A proposta é de "modernização da gestão de pessoas" e está sendo preparada pelo Ministério do Planejamento com vários objetivos: reduzir o ritmo de crescimento da folha de salários da União em cerca de R$ 69,8 bilhões em 10 anos e em R$ 294 bilhões em 20 anos, como parte relevante do ajuste fiscal; reduzir a desigualdade gritante entre os vencimentos do setor público e o seu equivalente no setor privado; ampliar os níveis de progressão dos funcionários federais e introduzir mecanismos de avaliação de desempenho, dentre outros.
Hoje o servidor que entra na administração pública federal com salário de quase R$ 17 mil por mês chegará ao topo da carreira em 13 anos, ganhará R$ 24.148,00 e não terá mais estímulo para melhorar o seu desempenho. Com a redução do salário de entrada, serão 30 os níveis de progressão e a promoção ocorrerá por mérito.
A folha de pagamento da União é a segunda maior despesa obrigatória do orçamento, responsável por 12,6% do gasto total. A primeira é a previdência social, que responde por 57,1% da despesa. Os gastos com pessoal será, portanto, também a segunda iniciativa a ser enfrentada para viabilizar o cumprimento do testo do gasto. A expectativa da área econômica é de que tão logo seja votada a PEC da Previdência Social, o governo encaminhe esse projeto de lei ao Congresso.
Valor Econômico

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Bancos deverão ter vidro à prova de bala e sistema de monitoramento

A Assembleia Legislativa aprovou, nesta quinta-feira (23), o projeto de lei nº 76/2017 que regulamenta as normas mínimas de segurança que devem ser aplicadas por estabelecimentos bancários instalados no Ceará. O texto foi aprovado com seis emendas parlamentares e seguirá para sanção do governador Camilo Santana.
As unidades terão que ter portas giratórias nas salas de autoatendimento e na entrada dos clientes; vidros resistentes a projéteis de armas de fogo de grosso calibre; sistema de monitoramento e prevenção eletrônica de imagens, interno e externo; equipamento ou tecnologia que inutilize as cédulas de dinheiro em caso de explosão ou arrombamento de caixa eletrônico, entre outros.
Segundo o secretário da Segurança Pública, André Costa, houve redução de 10% nos ataques a bancos do Ceará este ano em comparação com 2016. Para ele, muitos desafios da segurança pública podem ser resolvidos com ações simples, como as previstas na nova lei.
“Uma tecnologia simples como esta será mais eficaz do que colocar viaturas em frente a cada agência bancária do Ceará”, aponta André Costa.
Quando a lei passar a valer, os bancos em funcionamento terão o prazo de 180 dias para se adequar as novas normas. Caso a legislação não seja obedecida, o infrator está sujeito a multa diária de 500 Ufirce – Unidade Fiscal de Referência do Estado do Ceará (aproximadamente R$ 2 mil).
Os usuários de banco não poderão utilizar capacetes, chapéus, bonés, toucas, dentre outros acessórios que impeçam ou dificultem a identificação pessoal no interior da agência.
Também não será permitido o uso de óculos escuros ou espelhados com finalidade estética, nem o uso de fones de ouvidos, aparelhos eletrônicos ou semelhantes.
Funcionários
A nova lei também altera e oferece mais proteção aos funcionários das instituições financeiras. Os bancos terão que disponibilizar um botão de pânico e terminal telefônico, para que a polícia possa ser acionada rapidamente, além de sirene de alto volume do lado externo.
As agências bancárias estabelecidas no Estado também ficam obrigadas a instalar escudo de proteção ou cabina de segurança blindada para os vigilantes. As chaves dos cofres e agências não poderão mais ser guardadas pelos funcionários.
Numerários só poderão ser transportados por carros-fortes.
 
                                                                                                                            Diário do Nordeste

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Prefeito de Novo Oriente continua em tratamento médico

O Prefeito de Novo Oriente, Vanaldo Moura (PCdoB), que teve que ser encaminhado as pressas após ter passado mal ao chegar de viagem em Novo Oriente na sexta-feira (17), continua em tratamento médico em hospital em Fortaleza.
De acordo com o assessor de comunicação e imprensa da Prefeitura de Novo Oriente, Assis Araújo, o gestor sofreu um AVC – Acidente Vascular Cerebral, e a área afetada do cérebro foi a área da memória e fala. “Ele tem dificuldade de lembrar nomes de algumas pessoas e também de pronunciar algumas palavras… Com o passar dos dias já está bem melhor…”, disse o comunicador, concluindo que é aguardado exames e procedimentos para drenar o coágulo causado pelo AVC. Após o tratamento médico, é provável que o Prefeito terá que realizar exercícios de fonoaudiologia e outros.
A notícia do estado de saúde do gestor repercute não só no município em que ele administra, mas em toda a região.

FONTE: SERTÕES DE CRATEÚS

PF prende em Nova Russas homem que portava pornografia envolvendo crianças

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (22/11) a Operação Infância Digna VI, com o objetivo de combater crimes de pornografia infanto-juvenil na internet.

Cerca de 24 policiais federais cumprem cinco mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal do Ceará, sendo dois no município de Nova Russas e três na capital cearense.

Um homem, de 39 anos, que seria entregador de pizza e que não teve a identidade ainda revelada pela assessoria da PF, foi preso em flagrante na posse de farto material com conteúdo pornográfico infanto-juvenil, no município de Nova Russas. Ele foi autuado em flagrante como incurso no art. 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente. Foi arbitrada a fiança e ele responderá ao processo criminal em liberdade.

O material apreendido foi encaminhado à perícia para a identificação de pessoas que tenham trocado fotografias e vídeos com o autuado.

Essa é a sétima prisão em flagrante pelo crime de posse de material pornográfico infanto-juvenil realizada no Ceará, pela Polícia Federal, no ano de 2017. Nesse mesmo período, foram cumpridos 28 mandados de busca e apreensão em residências com a finalidade de coibir o crime de pedofilia.

FONTE: SERTÕES DE CRATEÚS

Desembargadores e advogados são denunciados pela venda de liminares e solturas no TJ

O ministro Herman Benjamin, integrante do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e relator do processo que se refere às investigações da “Operação Expresso 150”, recebeu a denúncia formal do Ministério Público Federal (MPF) contra três desembargadores cearenses, investigados sob a suspeita de terem formado uma  organização criminosa que vendia habeas corpus e liminares nos plantões do Tribunal de Justiça do Ceará. Também foram denunciadas outras 11 pessoas, entre elas, nove advogados.
A denúncia foi formulada pelo vice-procurador da República, Luciano Mariz Maia, e aponta os magistrados como autores de crimes como autores de corrupção passiva, cuja pena varia de dois a 12 anos de prisão, além do pagamento de multa. Foram denunciados os desembargadores Sérgia Maria Mendonça Miranda (está afastada das funções), Francisco Pedrosa Teixeira (também afastado) e Valdsen da Silva Alves Pereira (requereu aposentadoria). Também foram denunciadas outras 11 pessoas, entre elas, nove advogados.
O procurador dividiu a denúncia em quatro partes. Na primeira, ele fez um resumo da “Operação Expresso 150”, que se originou de uma investigação da PF, iniciada em julho de 2013, sobre o tráfico de drogas no Ceará  e que se deparou com um suposto esquema de venda de decisões judiciais envolvendo os desembargadores do TJCE.
“Conversas telefônicas revelaram que pessoas presas (traficantes  de drogas ligados à facções criminosas) e advogados locais se articulavam em “acertos” com desembargadores, em nítidos atos de corrupção, visando a expedição de alvarás de soltura ou provimento judicial favorável”, assinalou Luciano Maia.  Veio, então, a descoberta do crime instalado na maior instância da Justiça cearense.  Cada alvará ou liminar era “vendido” em média por R$ 150 mil, daí a operação ter recebido o batismo de “Expresso 150”.

Sérgia Miranda
No “primeiro núcleo” da denúncia, o procurador se atém ao envolvimento da desembargadora Sérgia Miranda no crime. Seu principal comparsa era o então namorado e companheirodela, Frankraley Oliveira Gomes, que fazia o papel de intermediário entre a magistrada e os advogados dos traficantes interessados ou empresas interessados na “compra” das liminares e solturas.
Segundo a denúncia, faziam parte deste “núcleo” comandado pela desembargadora e seu namorado os advogados Michel Coutinho Sampaio, Carlos Eduardo Miranda de Melo, Mauro Rios e Jéssica Simão Albuquerque Melo. “O comércio de decisões judiciais era ostensivamente discutido entre os integrantes do grupo via mensagens eletrônicas transmitidas nas vésperas de plantões à cargo da desembargadora. Essas tratativas detalham as condutas dos advogados em árduas articulações em prol de criminosos via mensagens eletrônicas transmitidas na véspera dos plantões da desembargadora”.

Francisco Pedrosa
O segundo “núcleo” criminoso, segundo o procurador da república, era chefiado pelo desembargador Francisco Pedrosa Teixeira, com a participação da companheira dele, Emília Maria Castelo Lira, que atuava como intermediadora com os advogados Michel Sampaio Coutinho, Adaílton Freire Campelo, Marcos Paulo de Oliveira e Jéssica Simão Albuquerque de Melo, “responsáveis pelo oferecimento de vantagens em troca de decisões judiciais, sob a coordenação de Michel Sampaio”, diz a denúncia.
“O comércio de decisões judiciais era ostensivamente discutido em mensagens trocadas no aplicativo WhatsApp, nas proximidades dos plantões à cargo do desembargador Francisco Pedrosa Teixeira, em que era acompanhado por Emília Maria Castelo Lira, que não tinha qualquer vínculo funcional com o Tribunal de Justiça, mas circulava com desenvoltura nas dependências do gabinete de seu companheiro, atendendo pedidos e informações sobre decisões, antes mesmo de publicadas, aos advogados do esquema”, relata o procurador.

Em uma das conversas gravadas pela Polícia Federal, com a devida autorização judicial, é travado um diálogo entre a mulher do desembargador e a advogada Jéssica Albuquerque de Melo em que o beneficiado com a soltura mediante propina ao desembargador foi o bandido Francisco Ediverto Amaro Honório, seqüestrador e assaltante de bancos que tinha como comparsas outros delinqüentes bastante conhecidos no meio policial do Ceará, como  Francisco Márcio Perdigão, o “Barriga”; e Alexandro de Sousa Ribeiro, o “Alex Gardenal”.  A quadrilha pagou e foi solta.


Valdsen Pereira
O terceiro e último “núcleo” criminoso instalado na sede do Tribunal era chefiado, segundo o procurador,  pelo desembargador Valdsen da Silva Alves Pereira, que tinha como seu principal comparsa o advogado José Joaquim Matheus Pereira, conhecido no meio jurídico e policial locais como “Zé Galinha”.
Valdsen aparece como mentor de um esquema criminoso em que vendia literalmente liminares em seus plantões para candidatos reprovados em concursos públicos. A denúncia conta que ele teria recebido propina milionária para conceder ações judiciais a, pelo menos, 200 candidatos reprovados no concurso para ingresso nas fileiras da Polícia Militar do Ceará.  De um só candidato, identificado como Francisco Cilas Teixeira, o desembargador embolsou R$ 107 mil, com a intermediação do advogado “Zé Galinha”.

Por fim, a investigação descobriu que nos dados fiscais do magistrado, referentes ao ano de 2013, período em que ele tirava plantões no TJCE, teria recebido a quantia de R$ 850 mil, em espécie em propinas, de acordo com investigação da PF e relatado na denúncia do MPF.
                                                                                                                                  Fernando Ribeiro

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Abstenção no Encceja 2017 passa de 50%, informa Inep


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou nesta terça-feira (21) que, dos 1.575.561 inscritos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) deste ano, 481.887 (40,3%) compareceram às provas no período matutino, e 534.447 (43,1%) no período vespertino.
De acordo com o Inep, a abstenção, superior a 50%, é similar às edições de 2010, 2013 e 2014, quando o exame certificou apenas o ensino fundamental. Segundo o instituto, essa alta taxa pode estar relacionada ao fato de o Encceja ser tradicionalmente um exame gratuito.
Os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para residentes no Brasil (Encceja Nacional) terão acesso aos gabaritos e aos Cadernos de Questões até 1º de dezembro. As provas foram aplicadas domingo (19).
Desde 2009, o Encceja não certificava o ensino médio no Brasil, função que tinha sido transferida para o Enem. No início do ano, o Inep anunciou melhorias em algumas de suas avaliações. Entre as adequações estava o retorno da função de certificação para o Encceja, exame mais adequado a avaliar as competências dos participantes que não concluíram o ensino fundamental ou o ensino médio na idade esperada. A média de participantes que conseguiam a certificação pelo Enem era de 7%, exigindo mudanças.
Para fazer o Encceja é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do Exame, para quem busca a certificação do ensino fundamental, ou, no mínimo, 18 anos completos para quem busca a certificação do ensino médio.
Agência Brasil

Coelce deve indenizar cliente que teve avarias em aparelhos após quedas no fornecimento de energia

O juiz Cid Peixoto do Amaral Neto, titular da 3ª Vara Cível do Fórum Clóvis Beviláqua, condenou a Companhia Energética do Ceará (Coelce) a pagar indenização por danos morais e materiais no valor de R$ 6.556,00 para consumidora que sofreu avarias em seus eletrodomésticos em virtude de quedas no fornecimento de energia. A decisão foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico dessa segunda-feira (20/11).
Segundo dos autos (nº 0133027-15.2015.8.06.0001), de fevereiro a abril de 2014 ocorreram oscilações de energia constantemente na residência da cliente e na vizinhança localizada na Praia do Futuro, em Fortaleza. A consumidora entrava em contato com a Coelce, geralmente no período da noite, sendo informada de que iriam mandar um técnico pra verificar os postes da região. Porém, segundo a dona de casa, isso jamais aconteceu.
No dia 24 de abril de 2014, no horário de 17h30 às 18h, a casa dela permaneceu totalmente sem energia. No dia seguinte, ela constatou que alguns aparelhos elétricos tinham sido danificados e não estavam mais funcionando normalmente, entre eles, TV, som, computador, playstation, máquina de lavar e geladeira.
No dia 7 de maio do mesmo ano, ela se dirigiu à Coelce para formalizar a reclamação por conta da queda brusca de energia e dos defeitos constatados nos equipamentos eletrodomésticos, além de pedir ressarcimento. Novamente, a companhia se comprometeu em enviar um técnico, mas nada foi feito.
A empresa enviou quatro cartas para a dona de casa. Em uma delas, solicitou que ela contratasse um técnico para realizar os laudos nos equipamentos eletrônicos avariado, com indicação de peças de reposição e orçamentos, com prazo de 90 dias para a apresentação desses documentos.
Em janeiro de 2015, a cliente retornou à sede da companhia com seis laudos referentes aos equipamentos avariados, porém a empresa não aceitou, alegando transcurso de prazo. Sentindo-se prejudicada, a consumidora entrou com ação na Justiça requerendo indenização por danos morais, além de danos materiais no valor de R$ 4.556,00 referente aos aparelhos danificados.


Na contestação, a Coelce afirmou que não houve qualquer oscilação de energia, tampouco danos morais ou materiais causados à cliente. Além disso, a ela perdeu o prazo de 90 dias para apresentação dos laudos sobre os equipamentos. Sob esses argumentos requereu a total improcedência do pedido.
Ao analisar o caso, o magistrado afirmou que restou demonstrado pelas documentações acostadas aos autos, que os danos gerados aos eletrodomésticos da requerente foram oriundos de oscilações e quedas de energia prestados pela requerida (Coelce).
“A requerente [consumidora] despendeu o valor de R$ 4.556,00 para reparar tais danos, entretanto, não fora ressarcida sob alegativa de que estaria fora do prazo de 90 dias para apresentar o orçamento e efetuar a requisição dos valores. Ora, essa alegação é incompatível com as leis consumeristas, motivo pelo qual não vislumbro a efetividade do prazo estipulado pela requerida”, afirmou o juiz.
Também destacou que, “na hipótese em apreço, o dano moral sofrido configura-se, tendo em vista o descaso da concessionária de energia elétrica com a consumidora, no tocante à prestação do serviço e à solução dos danos praticados, gerando-lhe muito mais que dissabores cotidianos, mas profunda angústia pela situação que foi exposta. Entendo, que o valor de R$ 2 mil a título de danos morais é razoável”.


Site do TJCE

Mudanças nas certidões de nascimento, casamento e óbito entram em vigor

                                  Registros passarão a conter, obrigatoriamente, o número do CPF

As certidões de nascimento, casamento e óbito passam a ter novos modelos a partir desta terça-feira, 21. Dentre as novas mudanças realizadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) está a obrigatoriedade do número do CPF nos documentos.
Os registros emitidos pelos cartórios, além da obrigatoriedade da indicação do número do CPF, inclui também o campo filiação para a indicação dos nomes dos pais, independente da orientação sexual. Outra novidade é a substituição dos termos avós maternos e paternos pela nomenclatura ascendente.
Também foram incluídas alterações relativas ao campo Naturalidade, onde no ato de registro, os pais poderão optar pela indicação do local de nascimento ou de residência da família como sendo a cidade natural do recém-nascido.
Outra mudança que ocorreu é o reconhecimento da paternidade ou maternidade socioafetiva diretamente no Cartório de Registro Civil, sem a necessidade de advogados ou de ação no Poder Judiciário. Neste caso, quando uma criança não tem em seu registro o nome do pai ou da mãe, ou quando há o falecimento de um deles, passando o menor a conviver com o novo companheiro(a) do genitor, o vínculo constituído entre ambos poderá constar diretamente na certidão de nascimento.
A norma contempla também a possibilidade de registro de nascimento de crianças nascidas por técnicas de reprodução assistida, como inseminação artificial, doação de gametas, barriga de aluguel e post mortem – ou seja, quando o genitor doador de material genético for falecido – diretamente no Cartório de Registro Civil.
Outras certidões
Nas certidões de óbito, o lançamento de todos os documentos permitirá o cancelamento automático dos dados da pessoa falecida pelos órgãos públicos, contribuindo para a diminuição de fraudes.

Novo modelo de certidão de nascimento permite inclusão de nome de padrasto

A partir desta terça-feira (21), os cartórios de registro civil podem começar a adotar os novos modelos de certidões de nascimento, casamento e óbito definidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). As alterações visam a facilitar registros de paternidade e maternidade de filhos não biológicos e regulamentar o registro de crianças geradas por técnicas de reprodução assistida, entre outras medidas. Os cartórios têm prazo até 1º de janeiro de 2018 para se adaptar, data em que os novos formatos se tornam obrigatórios.

A principal novidade é a que permite a inclusão de nomes de pais socioafetivos na Certidão de Nascimento sem necessidade de recorrer ao Judiciário. Ou seja, para que um padrasto, madrasta ou novo companheiro de um dos pais da criança conste no documento como pai ou mãe, basta que o responsável legal por ela manifeste esse desejo no cartório. No caso de filhos a partir de 12 anos de idade, é necessário seu consentimento.

No campo filiação, haverá indicação dos nomes dos pais, que podem ser heterossexuais ou homossexuais, e os avós maternos e paternos serão substituídos pela nomenclatura ascendentes. A certidão poderá conter os nomes de até dois pais e duas mães em razão da dissolução de casamentos ou relacionamentos estáveis dos pais e a formação de um novo núcleo familiar. Do ponto de vista jurídico, não haverá diferença entre eles.

“Essa medida tem grande importância social, pois dá valor legal aos vínculos de amor e afeto criados ao longo da vida entre pais e mães socioafetivos e a criança”,  avalia Gustavo Fiscarelli, diretor regional da Grande São Paulo da Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Arpen-SP). Para ele, além de oficializar um relacionamento natural, a medida também assegura os direitos de ambas as partes no contexto da relação, como direitos a heranças e pensões. O filho socioafetivo passa a gozar dos mesmos direitos de um filho biológico ou adotivo.

Em relação à reprodução assistida, o registro das crianças também passa a poder ser feito diretamente no cartório quanto a gestação for resultado das técnicas de inseminação artificial, doação de gametas ou barriga de aluguel, além de casos post mortem – quando o genitor doador de material genético já tiver morrido.

A naturalidade da criança também tem novas regras. A partir de agora, a família pode registrar o filho tanto pela cidade onde nasceu, como ocorre hoje, como pelo local onde reside a família. “Essa medida aproxima a criança de suas raízes, do local onde seus ascendentes se instalaram e talvez onde ela vá viver”, diz o representante dos cartórios. “Muitas cidades que não têm maternidades simplesmente não têm cidadãos naturais.”

O número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) também passa a constar obrigatoriamente dos documentos. A intenção é facilitar a vida dos cidadãos, que terão praticamente um documento universal. Além do CPF, a certidão terá espaço para incluir os números da carteira de habilitação, do passaporte e do documento de identidade, que serão introduzidos durante a vida da pessoa.

Décio Trujilo - Repórter da Agência Brasil

Garotinho e Rosinha são presos pela Polícia Federal

A Polícia Federal cumpre na manhã desta quarta-feira mandados de prisão preventiva contra os ex-governadores do Rio Anthony Garotinho e Rosinha Garotinho, ambos do PR. Eles são acusados, ao lado de outras seis pessoas, de integrarem uma organização criminosa que arrecadava recursos de forma ilícita com empresários com o objetivo de financiar as próprias campanhas eleitorais e a de aliados, inclusive mediante extorsão. Uma das pontas do esquema foi revelada pelo delator Ricardo Saud, diretor de Relações Institucionais da JBS, que contou, em depoimento na Superintendência da PF no Rio no dia 24 de agosto, que repassou R$ 2,6 milhões, via caixa dois, à campanha de Garotinho ao governo do estado em 2014.


O dinheiro da JBS, segundo Saud, fazia parte de um montante de R$ 20 milhões usado pela empresa para comprar o apoio do PR ao PT na eleição de 2014. Os recursos representavam uma “poupança” referente a benefícios irregulares conquistados pela empresa, como linhas de crédito no BNDES.
Garotinho e Rosinha são acusados ainda de corrupção passiva, extorsão, lavagem de dinheiro e pelo crime eleitoral de omitir doações nas prestações de contas. Há ainda um mandado de prisão contra o ex-ministro dos Transportes Antônio Carlos Rodrigues, presidente nacional do PR. A investigação aponta que ele intermediou o repasse ilícito à campanha do ex-governador em 2014.


*Do Jornal Extra veja aqui.

Moto roubada é encontrada pela Polícia com bilhete de desculpas do ladrão


Um caso inusitado ocorreu na manhã desta terça (21), no município de Ibiapina. Os Policiais Militares do Destacamento local sob o Comando do 1º Sgt Quirino, estavam realizando o patrulhamento de rotina nas imediações do “Mirante”, quando foi encontrada abandonada a moto Honda NXR 150 Bros, cor vermelha, placa OCN 8471, a qual havia sido roubada na noite de sábado (18), durante um assalto ocorrido nas imediações do bairro Raimundo Linhares.
O que chamou atenção foi um bilhete deixado pelos assaltantes com o seguinte recado “ Me desculpe por ter pego a sua moto. É porque tinha a festa e eu tinha que ir. Valeu amigo!!”
O veículo foi apreendido e encaminhado a Delegacia local, onde foi feita a devolução ao proprietário.
Ibiapaba 24 Horas

terça-feira, 21 de novembro de 2017

Aprovada a remoção de 22 juízes, entre eles está o da cidade de Ararendá

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) aprovou, na última quinta-feira (16/11), a remoção de 22 juízes de Comarcas do Interior pelo critério de antiguidade.
A sessão foi presidida pelo desembargador Francisco Gladyson Pontes, chefe do Judiciário cearense.
O juiz Jorge Cruz de Carvalho, titular da 2ª Vara de Brejo Santo, irá atuar como auxiliar da 4ª Zona Judiciária, sediada na Comarca de Russas, de Entrância Intermediária. Os demais magistrados foram removidos para comarcas de Entrância Inicial.


 Confira a relação:


DIOGO ALTORBELLI SILVA DE FREITAS – Juiz da Comarca de Mauriti removido para Alto Santo; SYLVIO BATISTA DOS SANTOS NETO – Juiz da Comarca de Antonina do Norte removido para Araripe; JULIANNE BEZERRA BARROS – Juíza da Comarca de Quixelô removida para Barreira; JAIR TELES DA SILVA FILHO – Juiz da Comarca de Itapiúna removido para Capistrano; LUCAS MEDEIROS DE LIMA – Juiz da Comarca de Jaguaribe removido para Caririaçu; ANDRÉ ARRUDA VERAS – Juiz da Comarca de Quiterianópolis removido para Farias Brito; BERNARDO RAPOSO VIDAL – Juiz da Comarca de ARARENDÁ removido para Forquilha; ERICK OMAR SOARES ARAÚJO – Juiz da Comarca de Chorozinho removido para Horizonte; ANDERSON ALEXANDRE NASCIMENTO – Juiz da Comarca de Groaíras removido para Ibiapina; CHRISTIANO SILVA SIBALDO DE ASSUNÇÃO – Juiz de Santana do Cariri removido para Itaitinga; SÉRGIO DA NÓBREGA FARIAS – Juiz do Solonópole removido para Itarema; CRISTIANO SOUSA DE CARVALHO – Juiz da Comarca de Novo Oriente removido para Mucambo; ANNA CAROLINA FREITAS DE SOUZA – Juíza de Aiuaba removido para Pacoti; BRUNA DOS SANTOS COSTA RODRIGUES – Juíza da Comarca de Graça removida para Paracuru; DIOGO SACRAMENTO SEIXAS LOROSA – Juiz da Comarca de Ipaporanga removido para Paraipaba; CAIO LIMA BARROSO – Juiz da Comarca de Jaguaretama removido para Pentecoste; ALFREDO ROLIM PEREIRA – Juiz da Comarca de Palmácia removido para Pindoretama; JULIANA SAMPAIO DE ARAÚJO – Juíza da Comarca de Acarape removida para Redenção; PAULO JEYSON GOMES ARAÚJO – Juiz da Comarca de Varjota removido para Reriutaba; WILSON DE ALENCAR ARAGÃO – Juiz da Comarca de Tabuleiro do Norte removido para Santana do Acaraú; CRISTIANO SANCHES DE CARVALHO – Juiz da Comarca de Tamboril removido para Trairi.

Com informações do TJCE

Trabalhadores do Hospital do Coração protestam contra atraso de salários

Trabalhadores do Hospital de Messejana paralisaram mais uma vez as atividades nesta segunda-feira (20). Eles protestam contra os dois meses de salários em atraso. O ato reúne  dirigentes do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos em Serviços de Saúde do Estado do Ceará (Sindsaúde) e cerca de 200 profissionais da saúde, entre técnicos de enfermagem, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, assistentes de transporte e técnicos em radiologia.
O protesto também recebeu o apoio de acompanhantes e familiares de pacientes, que denunciam a superlotação da unidade e a falta de material para a realização dos atendimentos.
Os trabalhadores com salários atrasados são da Coosaúde, prestadora de serviços do Governo do Estado. Na última quinta-feira (16), os trabalhadores fizeram outra paralisação, com apoio do sindicato.
Ceará News 7

Camilo irá ao Vaticano, pedir a beatificação de Padre Cícero e menina Benigna

O governador Camilo Santana, que participa de evento nos Estados Unidos, embarcará direto para Roma. O gestor estadual cearense se reunirá com o Papa Francisco na próxima quarta-feira, 22, conforme revelou o blogueiro Jocélio Leal.
Ainda segundo informações, Camilo solicitará do Papa a beatificação de Padre Cícero e da menina Benigna. Os dois são da região do Cariri. A primeira dama Onélia Santana, embarcará de Fortaleza, para acompanhar o marido.

Repórter Ceará

ACUSADO DE DUPLO HOMICÍDIO EM NOVA RUSSAS APRESENTOU SE A POLÍCIA

Na manhã desta segunda feira(20) apresentou-se na Delegacia Regional de Polícia Civil acompanhado de advogado acusado de homicídio em Nova Russas.
Ele é acusado de um duplo homicídio  registrado na madrugada de domingo (19) na cidade de Nova Russas.

As vítimas foram: Bruno Pires do Nascimento solteiro ajudante de pintor, 19 anos, filho de Antônia Rosa Pires do Nascimento residente à Rua Rufino José de Souza bairro Sagrado Coração de Jesus Nova Russas. Ele morreu no local.

Segunda vítima:  Herlandim Sampaio de Carvalho, 27 anos, Natural de Nova Russas, filho de Raimundo Nonato de Carvalho e Lúcia Sampaio de Carvalho residente à Rua Delmiro Farias Reis bairro São Francisco Nova Russas.
Sofreu um tiro na cabeça socorrido com vida para o hospital onde também veio a óbito.

Segundo informações um elemento armado chegou no local passou atirar contra as vítimas e logo após fugiu do local.
Policiais de Nova Russas fizeram  levantamentos e uma pessoa  identificada por Wellington já havia sido presa e autuada em flagrante na delegacia de polícia civil da cidade de Crateús. As diligências continuaram e a polícia colheu o nome de outro que teria também envolvimento no crime que seria também uma pessoa identificada como WELLINGTON DENTINHO. 

Na manhã desta segunda, Wellington Dentinho apresentou-se na delegacia contou sua versão negou a autoria do crime foi ouvido e logo após liberado. O outro wellington que já havia sido preso foi levado para cadeia de Nova Russas.

                                                                                                                   FONTE: TONY SALES