quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Crime organizado dá trégua e Ceará não registra ataques nas últimas 24 horas

Quinta 1
Caminhões da coleta de lixo e ônibus foram os principais alvos dos ataques na Capital 



A Força Nacional de Segurança (FNS) permanece com uma tropa de 400 homens em Fortaleza 

Após 28 dias seguidos de atentados, o Ceará não registrou nas últimas 24 horas nenhum ataque criminoso. O reforço no policiamento na Capital e cidades da Região Metropolitana, bem como, nas estradas, preveniu a repetição dos atos de vandalismo. Neste fim de semana próximo, uma nova megaoperação será realizada na Grande Fortaleza, com barreiras e saturação nos bairros.
Entre os dias 2 e 29, mais de 250 ataques foram praticados no Ceará, numa represália do crime organizado às medidas disciplinadoras imposta pela nova Secretaria Estadual de Administração Penitenciária nos presídios cearenses.


Além dos efetivos das polícias Civil e Militar, o Ceará conta neste momento com um reforço de aproximadamente 400 homens da Força Nacional de Segurança (FNS), 360 da Polícia Rodoviária Federal (PRF). As guarnições de Polícias Militares de estados como Piauí, Pernambuco e Bahia que aqui estiveram já foram desmobilizadas, retornando aos seus estados de origem.


Nos próximos dias, deverá chegar à Fortaleza um reforço da Força de Intervenção Penitenciária (FIP), vinda de Brasília com a autorização do Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP).
A FIP vai atuar no reforço da segurança, escolta e custódia nos presídios que fazem parte do Complexo Penitenciário de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Os agentes especializados poderão, também, auxiliar na transferência de detentos das cadeias públicas para a Grande Fortaleza. A remoção de detentos das unidades interioranas prossegue no estado.


Ataques

A onda de ataques criminosos no Ceará, neste ano, teve início na tarde do último dia 2, quando bandidos incendiaram três ônibus em Fortaleza, nas avenidas Dionísio Leonel Alencar (bairro Edson Queiroz), Cônego de Castro (na Vila Manuel Sátiro) e Augusto dos Anjos (bairro Bonsucesso).

Na madrugada do dia 3 ocorreu o atentado com maior estrago e prejuízos: a explosão de artefatos em um viaduto na BR-020, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Daí em diante, os ataques se multiplicaram pelas ruas da Capital e da RMF, chegando ao interior do estado, onde mais de 50 cidades se tornaram palcos da violência e do vandalismo. Em algumas delas, como Ibaretama, no Sertão Central (a 130Km de Fortaleza), os prejuízos com os incêndios criminosos em prédios públicos foram altíssimos. Praticamente toda a frota de veículos de Ibaretama foi incendiada, provocando um prejuízo da ordem aproximada de R$ 5 milhões, segundo cálculos das autoridades.
A ação devastadora dos atentados levou o governo do estado a recorrer ao governo federal em busca de ajuda. O governador Camilo Santana (PT) foi à Brasília e obteve do ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sérgio Moro, a autorização para a vinda de uma fração da tropa da Força Nacional de Segurança (FNS), com cerca de 400 homens.


Camilo pediu também a ajuda de seus aliados políticos, especialmente, governadores do seu partido, o PT. Da Bahia vieram 100 homens da tropa de elite da PM em Salvador, destacados para atuar no interior junto com o Comando Tático Rural (Cotar), do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque)


Fernando Ribeiro 

Seca ameniza risco de barragens romperem no Ceará

Com a reserva hídrica nos reservatórios em apenas 10%, o Ceará não corre risco ter barragens rompidas no início de 2019, segundo o titular da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), Francisco Teixeira. A declaração foi feita nesta quarta-feira (30) durante coletiva na sede da SRH, em Fortaleza, durante visita da comitiva da Agência Nacional de Águas (ANA) ao Ceará.
“Essas barragens que segundo relatório podem apresentar alto risco. Elas têm que ter uma manutenção imediata e caso, que não é o caso de nenhuma barragem hoje no estado do Ceará, é primeiro tem que chover né, a gente está doido para ter esse tipo de problema porque aqui para nós estamos só com 10% das nossas reservas hídricas quem dera termos pelo menos 50%, mas caso chova e essas barragens encham, se aproximem de 100%, elas são acompanhadas, monitoradas”, disse o secretário. 
O risco do estado ter alguma barragem rompida neste ano também foi descartada pelo diretor de gestão da ANA, Ricardo Andrada. 
“Infelizmente os reservatórios do Ceará estão com cerca de 11% da sua capacidade. Portanto, não há nem volume que faça com que os reservatórios tenham algum tipo de problema”, disse Andrada.
Prevenção contra desastres
Ainda sobre a segurança de barragens, Francisco Teixeira, assegurou que o Governo do Estado trabalha de forma preventiva para evitar tragédias como ocorridas em Mariana e a mais recente Brumadinho, ambas em Minas Gerais. Ações como cadastro de barragens feitas nos municípios e identificação de barragens particulares de grande proprietários são algumas das ações prioritárias que são feitas pelo governo.
“Nós temos 30 mil barragens feitas por fazendeiros, pequenos proprietários, grandes proprietários, barragens municipais, que essa nos preocupa a manutenção. Por isso, a secretaria notificou os 184 municípios do estado do Ceará para os prefeitos cadastrarem as barragens municipais feitas no município”, disse Teixeira. 
“Estamos juntos com os comitês de bacias gerências regionais da Cogerh buscando identificar as maiores barragens privadas feitas por fazendeiros e também essas barragens que não tem manutenção adequada”, completou o secretário.
 
 
Diário do Nordeste

Cadastro biométrico no Ceará é prioridade neste ano, diz presidente interino do TRE

Ao assumir interinamente a presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), ontem, o desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo apontou como prioridade na sua gestão concluir o cadastro biométrico no Estado até o fim deste ano. Vice-presidente até então, o magistrado foi alçado ao comando da Corte Eleitoral cearense após a saída da ex-presidente, desembargadora Nailde Pinheiro, que assume hoje (1º) a vice-presidência do Tribunal de Justiça do Estado (TJCE). 
Em uma solenidade discreta, no gabinete da presidência do TRE, Haroldo Máximo fez um breve discurso, elogiando a administração “exitosa” da desembargadora Nailde Pinheiro à frente do Tribunal. “Uma das características marcantes da nossa administração foi exatamente a harmonia. Da mesma forma, espero que isso aconteça entre o desembargador Inácio e eu”, disse, referindo-se ao desembargador Inácio de Alencar Cortez Neto, que assumiu a vice-presidência e a corregedoria da Corte Eleitoral. 
Sobre as prioridades no TRE, o presidente Haroldo Máximo destacou a conclusão da biometria no Ceará. “A meta é que isso ocorra até o final deste ano”. Segundo a ex-presidente Nailde Pinheiro, até o ano passado, 77% do eleitorado cearense estavam “biometrizados”, faltando concluir o cadastro biométrico em apenas 55 dos 184 municípios. 
Processos 
Sobre os processos em tramitação, o desembargador disse que tudo está “absolutamente em dia”, mas considerou como prioridade um processo referente às eleições municipais de Massapê e as ações do Ministério Público Eleitoral (MPE) contra 10 deputados eleitos no Ceará em 2018. 
Os novos gestores permanecem interinamente à frente do TRE até as eleições que estão previstas para maio. A próxima posse ocorrerá em junho. Pela tradição no Tribunal, o vice assume a presidência da Corte no biênio seguinte.
 
Diário do Nordeste

Emissão irregular de diploma universitário é alvo de denúncias

No interior do Ceará houve uma expansão na oferta de Ensino Superior, mas nem sempre o sonho de obter um diploma se transforma em realidade. Em pelo menos três cidades (Brejo Santo, Milhã e Mombaça), alunos relatam irregularidades em um curso de bacharelado em Serviço Social. A lista, no entanto, pode ser maior a julgar pelas denúncias e reclamações que estão surgindo. Há suspeita, inclusive, de ilegalidade em outros cursos.


Em Brejo Santo, no Sul do Ceará, um golpe mexeu com o sonho de dezenas de alunos que, após quatro anos de estudo, tinham a esperança de conseguirem não só o diploma de bacharel em Serviço Social, mas também um lugar no mercado de trabalho. Desde 2016, eles esperam pelo documento de conclusão do curso, mas receberam somente uma declaração.


As pessoas prejudicadas explicam que estudaram em uma instituição, mas receberam a declaração em nome de outra, a Faculdade Kurios - Fak, que tem sede em Maranguape. "A Fak é reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação), mas não para ofertar curso semipresencial", observou a concludente e vendedora, Amanda Oliveira Amorim. "Sem os diplomas, estamos impossibilitados de exercer a profissão", completa.


A falta do diploma impede a realização do sonho de muitos concludentes. Um grupo viajou da cidade de Exu, em Pernambuco, para protestar em Brejo Santo, onde fica a instituição na qual estudaram por quatro anos.

Maria Valma Parente, dona de casa e ex-aluna, gastou mais de R$ 10 mil com mensalidades, apostilas e deslocamento para fazer o curso superior. "Muitos falam em receber indenização, mas eu quero o meu diploma, a minha realização como pessoa", pondera. Até quem trabalhou na aplicação de provas do curso, que era ofertado na modalidade a distância, se sentiu enganada.


É o caso da professora Fátima de Miranda Parente. "Foram quatro anos de trabalho, observando o sonho dos alunos, empolgados em ter um curso, uma profissão bonita".

O advogado do grupo de concludentes, Anunciado Saraiva, registrou Boletim de Ocorrência na Delegacia Regional de Polícia Civil de Brejo Santo e adiantou que vai ingressar com ação judicial por prática de crime de estelionato e processar os responsáveis na área civil e criminal. A reportagem não conseguiu falar com nenhum responsável pela administração do curso.
Milhã
Outros alunos que cursaram bacharelado em Serviço Social no Instituto de Educação Superior de Milhã, entre 2011 e 2016, receberam diploma de outra instituição que é reconhecida pelo MEC, mas não para ofertar curso na cidade e, por isso, não conseguem o registro profissional no Conselho Regional de Serviço Social (Cress).


O grupo, de aproximadamente 30 alunos, recebeu declaração de conclusão de curso emitida pela Faculdade Cidade de Guanhães, em Minas Gerais. Em alguns diplomas constam, no verso, carimbos da Universidade Iguaçu (Unig) de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, e de reconhecimento de portaria do MEC.


Os concludentes contam que estudavam nos fins de semana. A mensalidade custava R$ 215, com desconto.

A descoberta da irregularidade ocorreu quando alguns alunos tentaram registrar o diploma no Cress. "Eu me sinto decepcionada, investi tempo e dinheiro e não vou poder exercer a profissão por falta de registro profissional", lamenta a coordenadora de vendas, Rafaela da Silva Batista. "Esperamos justiça, ressarcimento das mensalidades".


A ex-aluna Gerda Kele de Souza é taxativa. "Quando fomos ao Conselho descobrimos que a faculdade não era reconhecida e já faz três anos que lutamos por nossos direitos, mas até agora nada", reforça. "Já procuramos a instituição e não há resposta concreta para nós. Faço aqui um apelo porque não foi fácil fazer esse curso, pagar, e espero que seja resolvido da melhor maneira possível", reitera.
Alguns alunos relatam, inclusive, constrangimento. Foram aprovados em concurso e não conseguiram ser contratados por falta do registro profissional. Outros, no entanto, ingressaram na Justiça e obtiveram decisão favorável.


A vice-presidente interina do Conselho Regional de Serviço Social, Wanessa Beleza, diz que o órgão faz a análise dos documentos apresentados pelos concludentes para emissão de registro profissional. "Observamos, desde 2014, que muitos bacharéis que procuram o Conselho frequentaram curso em institutos, e não faculdades, no interior do Ceará", explica. "No período de estágio migram para faculdades, que têm autorização de ofertar o curso, mas não naquela cidade", completa.


Para a vice-presidente do Cress, as pessoas foram enganadas. "Temos muitas denúncias, inclusive de professores, e lista de alunos que estudaram em institutos, mas na hora do estágio e do diploma foram jogados para outras instituições, e só depois percebem que foram enganados", frisa Wanessa Beleza.
O Conselho já encaminhou várias denúncias para o Ministério Público Federal. "O Cress não é culpado, os alunos precisam, antes de se matricular, consultar o portal do MEC e verificar se a instituição tem autorização para ofertar o curso naquela cidade", orienta Wanessa Beleza.


Explicação

Roneuto Lima explica que a oferta do curso foi feita pelo instituto que era da irmã dele, que morreu no ano passado. Frisa que no prédio onde funcionou o curso de Serviço Social atualmente existe a sede da Faculdade do Sertão Central (Fasec), que foi criada em 2018, e nada tem a ver com o Instituto de Educação Superior de Milhã. "Era uma empresa individual que se extinguiu com a morte da minha irmã", diz. "Zelamos pelo nome da Fasec".

Empresário do setor de Educação, Roneuto acrescenta que seis concludentes já obtiveram na Justiça o registro profissional em Serviço Social e recomenda que os demais alunos também deem entrada no pedido de registro no Cress. "O curso é reconhecido, o diploma tem registro no MEC", garante.
O advogado dos ex-alunos de Milhã, Cláudio Benevides, lembra que há no Ceará um problema generalizado com a oferta de cursos superiores por institutos de forma irregular. "Eles recebem diplomas, como se estivessem estudado na faculdade, o que não é verdade", alerta. "O curso é até reconhecido, mas não tem autorização para ser ministrado fora do perímetro da instituição. Essa é a irregularidade".

Por fim, Roneuto ressalta que os honorários advocatícios das seis universitárias que entraram na Justiça, e tiveram êxito, foram custeados pela família da então dona da faculdade de Milhã. "E assim será com todos que entrarem na Justiça. Embora a faculdade esteja extinta, o esposo da minha irmã dará amplo e irrestrito apoio aos alunos que precisarem".




Diário do Nordeste

Donos de animais soltos nas rodovias que cortam Boa Viagem podem ser presos

A partir desta segunda-feira (28) quem for proprietário de algum animal e deixa-lo solto nas rodovias estaduais que cortam o município de Boa Viagem, no Sertão Central, poderá ser preso em flagrante delito. Essa é a recomendação do promotor de Justiça Alan Moitinho Ferraz, do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), à Polícia Civil, Polícia Militar,  Guarda Municipal de Trânsito e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).



De acordo com divulgação feita pelo MPCE, o representante da 2ª Promotoria de Justiça de Boa Viagem, orientou aos órgãos de segurança pública e de trânsito a identificarem os proprietários dos bichos que circulam soltos às margens da CE-226, que liga Boa Viagem a Monsenhor Tabosa, e CE-168, entre Boa Viagem e Pedra Branca, também nas ruas da cidade, e em caso de reincidência efetuarem as prisões.



O Detran ainda deverá realizar operações mensais, visando o recolhimento de animais soltos nas rodovias citadas, enviando relatório no prazo de 30 dias úteis à Promotoria de Justiça, informando as providências tomadas em relação aos infratores.



O promotor alerta o Código Penal pune com pena de três meses a um ano de detenção aquele que expõe a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente, caso em que se enquadram os proprietários dos animais. Eles também podem ser multados.




PORTAL SERT NEWS | DIÁRIO SC | MPCE

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Jovem é morta pelo marido preso durante visita íntima em SP

Uma jovem de 22 anos foi assassinada pelo marido durante visita íntima, neste domingo (27), no interior do Centro de Detenção Provisória (CDP), de Jundiaí, interior de São Paulo. A mulher, Nicolly Guimarães Sapucci, foi derrubada do beliche e agredida com vários chutes no rosto.


À polícia, o agressor assumiu o crime e disse ter sido motivado por ciúmes. Ela chegou a ser socorrida e levada a um hospital da cidade, mas não resistiu. Conforme a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), o autor do feminicídio, Michael Denis Freitas, de 25 anos, foi autuado em flagrante e continuará preso.


De acordo com boletim registrado na Polícia Civil, a jovem morava em Bragança Paulista e vivia com Freitas desde agosto de 2017. No ano passado, ele foi preso após ser acusado de roubo. No dia do crime, os dois estavam na cela reservada para visitas íntimas, quando teriam começado a discutir.

O acusado teria empurrado a mulher para fora do beliche e, já no chão, desferido chutes em seu rosto.

Conforme a SAP, por volta das 15h50, perto do término do horário da visitação, o agente que conduzia os visitantes para fora do pavilhão percebeu que a mulher não havia saído da cela onde acontecia a visita íntima. Nesse momento, alguns detentos solicitaram socorro, alegando que uma visitante teria sofrido um acidente na cela. Os agentes encontraram a jovem com hematomas e inconsciente.


Ela foi levada para o Hospital São Vicente, mas não se recuperou e acabou morrendo por volta das 20h40. No hospital, segundo a SAP, foi constatado que ela sofreu traumatismo craniano. Encaminhado à delegacia da Polícia Civil, o preso assumiu as agressões, resultantes de uma briga motivada por ciúmes. Ele relatou à polícia que derrubou a mulher da cama e a agrediu com socos e pontapés.


A pasta informou ter sido aberto um procedimento disciplinar e preliminar para apuração dos fatos. O preso foi isolado preventivamente em cela disciplinar e será pedida ao juiz local sua internação em regime disciplinar diferenciado. Segundo a SAP a mulher era cadastrada no rol de visitas ao preso desde maio do ano passado e realizava visitas regulares.


Na página que ela mantinha em rede social, Nicolly relatou que o marido era muito ciumento e havia brigas, mas que no final "tudo acaba em muito amor". Em outra postagem, ela declarou seu amor ao parceiro e disse que ficaria com ele até o fim. "Troquei as maquiagens pelas lágrimas, o salto pelo chinelo, a balada pelo trabalho, as viagens pela visita. Troquei minha vida pela sua. To (sic) com você até o fim."

Outro caso
Em Sarapuí, também no interior paulista, a diarista Cleonice de Oliveira Costa, de 41 anos, foi atropelada pelo ex-marido quando saía de casa para trabalhar, nesta segunda-feira, 28. Ao ver que ela ainda estava viva, o suspeito, Cristiano Mendes dos Anjos, desceu do carro e a golpeou com várias facadas.

Em seguida, o homem foi para sua casa, no mesmo bairro, e tentou se matar, ferindo-se com a faca no abdômen. Ele foi levado para um hospital de Itapetininga e ficou sob escolta. Assim que receber alta, o homem será autuado por feminicídio. Conforme parentes da vítima, o ex não se conformava com a separação.

Diário do Nordeste

Engenheiros que atestaram segurança da barragem da Vale em Brumadinho são presos em SP

Foram presos, nesta terça-feira, dois engenheiros que prestaram serviços à Vale e atestaram a segurança da barragem 1 da Mina do Feijão, em Brumadinho (MG), que se rompeu na última sexta-feira. Os mandados de prisão, expedidos pela Justiça Estadual de Minas Gerais, foram cumpridos por equipes do Ministério Público de São Paulo e da Polícia Civil daquele estado. As informações são do "G1".

De acordo com o site, a prisão dos engenheiros ocorreu nos bairros de Moema e da Vila Mariana, Zona Sul de São Paulo. As ações são parte de uma operação que também se desenvolve em Minas Gerais e são coordenadas por promotores do núcleo da capital do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MP de São Paulo, e pelo Departamento de Capturas (Decade) da Polícia Civil paulista. 

Na noite desta segunda-feira, a Defesa Civil de Minas informou que havia 65 mortes confirmadas e 279 desaparecidos em Brumadinho. As buscas por mais vítimas da tragédia recomeçaram nesta terça-feira.



O GLOBO

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE ARARENDÁ INICIA A PROGRAMAÇÃO ANUAL PARA O CONTROLE DA DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA

A Secretaria Municipal de Saúde deu início ao trabalho intersetorial de combate ao Mosquito Aedes. Ocorreu na manhã de quarta feira, 23 de janeiro, o primeiro encontro popular que teve como objetivo envolver a comunidade na tarefa necessária de contribuir neste movimento de prevenção das arboviroses Dengue, Chikungunya e Zika. 
Na etapa inicial, foram escolhidos dois bairros onde está ocorrendo a prevalência de criatórios do mosquito. Estiveram presentes moradores dos bairros Centro e Varjota, coordenações da atenção básica, epidemiologia e endemias, agentes comunitários de saúde e a médica da Unidade Básica Sede Urbana. Na próxima semana, serão convidados os moradores dos bairros Ferreirão e Beira Rio.
Os eventos acontecem na Câmara Municipal sempre a partir das 08:00 h. Neles, os profissionais envolvidos apresentam para a comunidade, os locais onde foram detectados focos do mosquito, as orientações de como cuidar melhor dos possíveis criatórios e os sinais e sintomas das arboviroses.
O próximo encontro será no dia 06 de fevereiro, quarta feira. Toda a comunidade estará convidada a participar deste importante evento para a saúde pública da nossa cidade.

Prisão por lesão corporal e injúria em Poranga

Ontem 27/01/2019, por volta das 21h00min foi vítima de lesão corporal leve e Injuria a vítima Antônia de Maria Almeida Portela Araújo, natural de Ipueiras, professora, casada, residente na Rua Cel. Maslaquias s/n° centro, Poranga, pelo acusado Antônio Carlos Ferreira Araújo, 24 anos, natural de Poranga, desocupado, residente na Rua Jucelino Kubitcheque s/n°, bairro jardim das Oliveiras, Poranga.


A composição da VTR 7322: 1º SGT PM Ivaí, SD PM Gleydson, ao serem comunicados através da própria vitima que um elemento tinha chegado em sua casa ameaçando e tentado agredir sua filha e que a Sra Antânia entrou em luta corporal com o mesmo que fugiu, de imediato a composição de serviço, se deslocou em busca do acusado que em cerca de cento e cinqüenta metros do local da ocorrência avistaram Antônio Carlos embriagado que a vitima reconheceu ele com agressor, os policiais conduziram as partes para Delegacia de Polícia Civil na cidade de Crateús/CE, onde o acusado foi autuado nos artigos 140 e 129 do CP.



Fonte: Tony Sales



Balanço parcial do fim de semana registra 21 mortes violentas no Ceará, além dos ataques criminosos

Bom Jardim - morte 5 Bom Jardim - morte 2
O bairro Bom Jardim foi palco de vários homicídios neste fim de semana 


Dezesseis pessoas foram assassinadas e cinco morreram em consequência de acidentes de trânsito. Este é o balanço parcial da violência no Ceará no fim de semana, que foi marcado, ainda, por mais nove ataques criminosos e uma megaoperação que mobilizou cerca de 5.700 agentes da Segurança Pública. A maioria dos homicídios aconteceu em Fortaleza e sua Região Metropolitana. Foram nove casos contra sete no Interior do estado.

Entre a sexta-feira (25) e a madrugada de hoje, cinco pessoas foram assassinadas em Fortaleza e outras quatros na RMF. Na Capital os crimes de morte aconteceram, nos seguintes bairros: Bom Jardim (3 casos), Granja Lisboa e Cajazeiras. Na RMF foram quatro casos nos Municípios de Caucaia, Chorozinho, Maracanaú e São Gonçalo do Amarante.

No Interior do estado, sete pessoas foram assassinadas no mesmo período nos seguintes Municípios: Guaraciaba do Norte (2), Santa Quitéria (2), Deputado Irapuan Pinheiro, Novo Oriente e Potiretama.


Acidentes

Ainda de acordo com o balanço parcial das ocorrências registradas no fim de semana, cinco pessoas morreram em conseqüência de acidentes de trânsito que ocorreram nos seguintes Municípios: Campos Sales, Mauriti, Iguatu e Limoeiro do Norte (dois óbitos).

Dos cinco acidentes fatais, três envolveram motocicletas. Na CE-292, localidade de Sítio Caldeirão, em Campos Sales, morreu Eder Valmir do Nascimento, vítima da colisão de sua motocicleta com um veículo ainda não identificado.

Uma jovem – ainda não identificada- morreu numa queda de moto ocorrida por volta das 23h30 de domingo (27), na localidade conhecida como Sítio Água Fria, na zona rural do Município de Iguatu.
Na Avenida do Contorno, na cidade de Limoeiro do Norte, um acidente envolvendo motocicleta, na madrugada desta segunda-feira (28), terminou na morte do piloto do veículo, um homem identificado como Leonardo Oliveira da Silva, 34 anos.


Fernando Ribeiro 

Chove em 54 municípios; quadra chuvosa começa em quatro dias

Choveu em 54 municípios nas últimas 24 horas, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). As precipitações aconteceram em todas as regiões do Ceará. O maior índice foi registrado em Ibiapina, com a marca de 34 milímetros (mm). As chuvas, mesmo após o janeiro mais chuvoso em três anos, seguem reduzidas. Isso se deve à alteração dos sistemas meteorológicos que atuam historicamente no Ceará.
A região do Sertão Central e Inhamuns, uma das mais secas do Estado, registrou a maior precipitação no município de Quixeramobim, que chegou a 21.5 mm. Também foram registradas chuvas nos municípios de Acopiara (21 mm), Quixadá (17.8 mm), e Tamboril (17 mm). Na Região Metropolitana de Fortaleza, os índices obtidos foram menos significativos: Aquiraz (6 mm) e Maranguape (4.6 mm).
Na próxima sexta-feira (1º), inicia-se a quadra chuvosa, que tem 40% de chance de ficar em torno da média, segundo o prognóstico da Funceme. O indicativo é que as chuvas diminuam ao longo dos próximos meses (fevereiro, março e abril).
 
Previsão
Para esta segunda-feira, 28, a previsão é de nebulosidade variável com possibilidade de chuva isolada na faixa litorânea, na região Jaguaribana e no Cariri. Nas demais áreas, céu parcialmente nublado, segundo a Funceme. Em Fortaleza, as possibilidades de chuva devem ser maiores durante esta manhã. Já no período da tarde e noite, a previsão é de céu com poucas nuvens. A temperatura deve variar entre 24ºC e 32ºC.
 
 
O Povo Online

Nossa História

Chamou-se inicialmente Canabrava e Canabrava dos Mourões, criado pelo Decreto-lei n° 448, de 20.12.1938, substituído o nome pelo atual no Decreto-lei n° 1114, de 30.12.1943, relembrando o nome de uma aldeia de índios Tabajaras, quase no pé da serra de lbiapaba, onde foram hospedados os jesuítas missionários Francisco Pinto e Luis Figueira. Canabrava era o nome do sitio no sopé da Ibiapaba, comprado pelo Capitão-mor Antonio de Barros Galvão, um dos potentados do Ipu na primeira decada do século passado. Aí situou-se seu genro Sebastião Ribeiro de Melo, filho de João Ribeiro de Melo e Maria Coelho Franco, origem da família dos Mourões e dos Melos, famosas na comarca criminal de Crateus, Serra Grande e vizinhanças, no século passado. 
 
 
 A capela local tem como padroeiro São Vicente de Paulo, do bispado de Crateus. O nome da Taba era Ararena, que o capuchinho francês Claude de Abbeville grafou Ararendá, e que prevaleceu. Ararena, segundo Paulino Nogueira, e no trabalho do padre Francisco Pinto, seria corrutela de Irarana - de ira mel e rana falso, parecido com. 
 
Gentílico: ararendaense 
 
Formação Administrativa 
 
Distrito criado com a denominação de Canabrava, pelo decreto estadual nº 448, de 2012-1938, com territórios desmembrados de Nova Russas e Águas Belas, subordinado ao município de Nova Russas.
 
 No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Canabrava figura no município de Nova Russas. Pelo decreto estadual nº 1114, de 12-12-1943, o distrito de Canabrava passou a denominar-se Ararendá. 
 
 Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Ararendá figura no município de Nova Russas. Assim permancendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960 o município é constituído de 2 distritos: Araripe e Brejinho. 
 
 Elevado à categoria de município com a denominação de Ararendá, pela lei estadual nº 6525, de 05-09-1963, desmembrado de Nova Russas.
 
 Sede no antigo distrito de Ararendá. Constituído do distrito sede. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. Pelo decreto estadual nº 8339, de 14-12-1965, o município é extinto, sendo seu território anexado ao município de Nova Russas. 
 
 Em divisão territorial datada de 12-XII-1968, Ararendá figura como simples distrito de Nova Russas. Assim permancendo em divisão territorial datada de 18-VIII-1988. Elevado à categoria de município com a denominação de Ararendá, pela lei estadual nº 11771, de 21-12-1990, desmembrado de Nova Russas. Sede no antigo distrito de Ararendá.
 
 Constituído de 2 distritos: Ararendá e Santo Antônio. Desmembrado de Nova Russas. Instalado em 01-01-1993. Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído de 2 distritos: Ararendá e Santo Antônio. Assim permancendo em divisão territorial datada de 2005. 
 
 
Alteração toponímica distrital Canabrava para Ararendá, alterado pelo decreto-lei estadual nº 1114, de 31-12-1943.

Fonte: IBGE

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

NOVA RUSSAS REGISTRA A MAIOR CHUVA DA REGIÃO

A chuva ocorrida na cidade de Nova Russas-Ce, no início da noite desta sexta-feira, 25 de janeiro, foi caracterizada por fortes rajadas de vento e muitos relâmpagos. Moradores da cidade relatam queda de árvores e muita água nas ruas da cidade. Registrado 130 mm em pluviômetro localizado no bairro Timbaúba.
Conforme os relatos de populares, neste ano de 2019 ainda não havia acontecido chuvas com este volume. O fato traz a esperança de que o inverno será de boas colheitas.

Visita em presídios "está suspensa até terminarem os ataques”, diz secretário Mauro Albuquerque

Recém-empossado na Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) no segundo mandato do governo Camilo Santana (PT), o policial civil Luís Mauro Albuquerque afirmou na manhã desta sexta-feira (25) com exclusividade ao Sistema Verdes Mares que as visitas de familiares de detentos aos presídios continuarão suspensas até que os ataques criminosos cessem no Estado.
“Não está tendo visita não. Ela está suspensa até terminarem os ataques”, afirmou Mauro Albuquerque.


População deve denunciar

O secretário destacou ainda a importância da população em combater os crimes através das denúncias, que são uma forte ferramenta do governo para achar os criminosos.
“Nosso maior apoio está na população. A população é maior vítima, mas, ao mesmo tempo, é o nossa maior aliada", disse. "Denuncie! É totalmente seguro", acrescentou.


Pois liguem e denunciem, porque a gente vai lá e vai buscar e vou cuidar, vou prender, para que a população não fique refém da bandidagem", ressaltou.
Apesar da continuidade dos ataques, Albuquerque destaca que a situação está dentro da normalidade em alguns locais.


Fim das regalias

O secretário fez questão de dizer que os presos não possuem mais regalias. E que, no decorrer do trabalho, o sistema prisional do Ceará ficará organizado.
“Com as mudanças nos procedimentos foram retiradas um monte de regalias que existiam. Tipo televisão, rádio, celular, eletricidade nas celas. Detalhe: não estamos deixando [os presos] no escuro. A iluminação existe", explicou. A medida de retirar tomadas elétricas de dentro das celas, segundo ele, é para evitar a recarga da bateria de celulares "quando conseguem entrar". "Estamos reorganizando o sistema. Neste sistema, o Estado tem o controle total”, afirmou.


Perfil do secretário

A indicação do secretário, que atuou com rigor e disciplina no sistema penitenciário do Rio Grande do Norte, é apontada como uma das motivações das fações criminosas para deflagrar a série de ataques que ocorre desde o dia 2 de janeiro com incêndios a coletivos, postos de gasolina, carros públicos e particulares e detonação de explosivos em pontes, entre outras ações.
Além de secretário da Justiça e da Cidadania no Rio Grande do Norte, Albuquerque já contribuiu para a segurança cearense quando foi consultor na retomada de quatro unidades prisionais nas rebeliões de 2016 em Itaitinga, que deixaram 17 mortos.
O secretário foi o responsável pela retomada do controle da Penitenciária Estadual de Alcaçuz (PEA), no Rio Grande do Norte, em 2016. Uma das maiores contribuições de Mauro Albuquerque na área de segurança foi a produção da doutrina de intervenção penitenciária e procedimentos de segurança, que já foi, inclusive, adotada pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen).


Violência chega ao 24º dia

Desde o dia 2 de janeiro, criminosos realizaram 252 ataques criminosos em pelo menos 50 municípios do Ceará. 430 pessoas foram detidas suspeitas de participação nos atos. A violência no estado chegou ao 24º dia.
Somente entre a noite da quinta-feira (24) e a manhã desta quinta, foram registradas sete ocorrências em Fortaleza e na Região Metropolitana. Na capital, homens armados assaltaram clientes de um posto de gasolina e, antes de fugirem, atearam fogo em um carro que estava estacionado no local. Bandidos também queimaram dois tratores, um ônibus e um micro-ônibus na capital e em Maracanaú. No Eusébio, um posto de saúde foi saqueado e depredado, e uma escola municipal foi incendiada. Já nesta manhã, uma van foi incendiada no Bairro Dias Macêdo, em Fortaleza.



Diário do Nordeste

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Se aprovada, Zona Franca do Semiárido beneficiará 31 cidades do CE

Após quase oito anos de expectativa, os prefeitos de municípios cearenses esperam que o projeto da Zona Franca do Semiárido (ZFS) possa sair do papel. Uma vez aprovada pelo Congresso Nacional, a criação de uma área de desenvolvimento industrial abrangendo municípios do Sertão nordestino e do norte de Minas Gerais, por meio de incentivos fiscais, poderá beneficiar 31 cidades do Ceará.

A proposta, que foi aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal, inclui os municípios de Icó e Iguatu, especificamente, onde se destaca possibilidade de implantar um polo industrial, constituído de 50 empresas de diferentes produtos, dentre eles, eletrodomésticos, informática, eletrônicos e automóveis.

Durante reunião realizada na Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), no dia 21 de janeiro, em que foi debatida a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 19/2011, também foi discutida a determinação do município de Cajazeiras, no Estado da Paraíba, como sede da Zona Franca. Estabeleceu-se, ainda, que estarão incluídos no projeto todos os municípios situados no raio de 100 quilômetros a partir da sede.

Outros estados nordestinos que não forem contemplados pela área determinada deverão apresentar apenas um de seus municípios que seja apto à inclusão na Zona Franca, de acordo com o deputado Raimundo Gomes de Matos. Também estiveram presentes na reunião o presidente nacional da União Brasileira dos Municípios (Ubam), Leonardo Santana; o presidente da Faec, Flávio Saboya; o presidente estadual da Ubam no Ceará, Almir Guilherme, e a presidente estadual da Ubam no Amapá, Alandy Cavalcante.

"Nós estamos percorrendo todos os estados nordestinos, temos andado nas capitais, reunido os prefeitos e as federações de comércio e agricultura para ter o apoio do setor produtivo, que é muito importante para fortalecer o projeto", diz Leonardo Santana.

Segundo ele, a expectativa é que a PEC seja votada este ano. "Nós não permitimos que chegasse ao Plenário porque a gente não tinha o apoio suficiente. Se o projeto fosse votado e, infelizmente, não tivesse a aprovação por falta de quórum, aí a gente teria um prejuízo. Então, o projeto será votado neste ano", afirma o presidente da Ubam.


Diário do Nordeste 

Seis pessoas morrem em confronto com a Polícia Militar em Palmácia

Seis pessoas foram mortas durante um confronto com a Polícia Militar na manhã desta quinta-feira (24), na localidade de Basílio, em Palmácia, no Ceará. Segundo fontes da própria polícia, eles estavam realizando assaltos na cidade e reagiram ao serem surpreendidos pelos agentes de segurança.
Quatro ficaram feridos na ação, incluindo dois policiais. O estado de saúde deles ainda é desconhecido.

Uma equipe da Perícia Forense do Estado (Pefoce) foi acionada em Fortaleza para fazer a retirada dos corpos, que foram levados a um hospital da cidade.
O confronto ocorreu após agentes do Comando Tático Motorizado (Cotam) e do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), ambos da Polícia Militar, descobrirem o paradeiro dos suspeitos e irem ao local.

Após a ação, cinco revólveres, duas espingardas, munição e celulares que estavam com os suspeitos mortos foram apreendidos.

Diário do Nordeste

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Morre ator Caio Junqueira, famoso por papel em Tropa de Elite

O ator Caio Junqueira faleceu nesta quarta-feira (23), uma semana depois de ter sido vítima de um acidente de carro no Rio de Janeiro. Ele dirigia em direção ao Centro da cidade quando perdeu o controle do volante, subiu o meio-fio, colidiu com uma árvore e capotou.

Caio estava com duas fraturas expostas e passaria por cirurgia nesta quarta (23), mas os médicos decidiram esperar mais um pouco. O falecimento foi confirmado pela Secretaria de Saúde do Rio. As informações são do jornal O Globo.

O ator é conhecido principalmente por interpretar o policial Neto no filme Tropa de Elite (2007).
Participou, também, de novelas como Barriga de Aluguel (1990), A VIagem (1994) e O Clone (2001), e séries como Hilda Furacão (1998) e Um Só Coração (2004).

No cinema, além de Tropa de Elite, também trabalhou em "Central do Brasil" (1998) e Zuzu Angel (2006).


Diário do Nordeste 

Nove em cada 10 cearenses são a favor de reduzir maioridade penal

Adolescentes de 16 e 17 anos de idade que cometam crimes devem ser julgados da mesma forma que adultos? Para 90% da população cearense, o sim é uníssono. O resultado consta na pesquisa de opinião sobre propostas na Segurança Pública do Ceará, realizada pelo Instituto Opnus e obtida com exclusividade pelo Sistema Verdes Mares. O levantamento questionou a população ainda sobre posse de arma de fogo, lei da recompensa, tipificação de atentados a bomba como terrorismo e a postura do Governo do Estado do Ceará diante dos recentes ataques.

Um dos dados de maior destaque do estudo foi a posição favorável dos cearenses à redução da maioridade penal, opção defendida por nove em cada 10 entrevistados. O promotor de Justiça do Ministério Público do Ceará (MPCE) Aureliano Rebouças concorda com a maioria. Professor de Direito Administrativo, ele argumenta que o objetivo de uma redução não seria combater a criminalidade, mas "levar em consideração que alguém com 16 anos já tem o discernimento para saber que condutas são vedadas criminalmente". "Nossa Constituição prevê que a partir de 16 anos já é possível votar, exercer um trabalho formal e até se emancipar. Então, o adolescente teria discernimento para seguir as leis e responder criminalmente?", questiona.

Rebouças alerta ainda que, atualmente, "os menores são usados por organizações criminosas e inseridos no mundo do crime nas próprias unidades de internação", o que descartaria o argumento de que juntá-los a adultos no sistema prisional comum agravaria o comportamento deles.
Apesar de corroborar com a redução, Rebouças defende que o trabalho é a real forma de transformação social. "Temos que pensar em outros métodos de repressão, prevenção social e reinserção do reeducando na sociedade, dando a ele oportunidade para aprender um ofício".

Contra
De acordo com o sociólogo e coordenador do Laboratório de Estudos da Violência (LEV) da Universidade Federal do Ceará, César Barreira, a concordância com a redução é reflexo "da formação da opinião pública sobre casos de violência e homicídio, cuja culpa recai geralmente sobre os adolescentes".

"A sensação de insegurança da sociedade é computada aos meninos e meninas. Mas os estudos e as estatísticas mostram que não é nessa faixa etária que ocorre maior número de homicídios: é na população maior de 18 anos de idade. Não é que adolescentes não cometam violência, porque cometem, mas são muito mais vítimas do que agressores", pondera o doutor em sociologia.

> Responsabilização penal ocorre a partir dos 12 anos de idade

Entre as principais consequências de uma possível redução da maioridade penal para 16 anos, conforme Barreira, estariam o agravamento da superlotação do sistema prisional cearense e brasileiro, além da geração de um efeito inverso ao pretendido: mais crimes, mais violência. "Temos um sistema carcerário muito precário, e muito se fala sobre os presídios serem formadores de criminosos. Imagine, então, inserir os adolescentes nesses ambientes? Isso anteciparia a inserção dele numa cultura adulta", alerta César Barreira.

Outro efeito, para o professor, seria a abertura de precedentes para reduções sucessivas e, por conseguinte, mais prejudiciais à parcela jovem da sociedade. "Estamos falando de adolescentes de 16 e 17 anos. Mas, depois, a maioridade penal poderia reduzir para 14, 12 anos, e aí teríamos crianças presas junto a adultos", critica.

Medidas

A maioria da população (66%) também é a favor da recente lei aprovada no Ceará que prevê o pagamento de recompensas de até R$ 30 mil a cidadãos que forneçam informações e ajudem a capturar criminosos ou evitar a consolidação de crimes. Em relação à mudança na legislação para enquadrar atentados com explosivos como atos terroristas, com penas mais duras para os autores, 82% dos cearenses concordam com a medida.

Questionados sobre a postura de enfrentamento do Governo do Estado contra o crime, "mesmo com o risco de novos ataques", 86% dos cearenses apoiam o "endurecimento" às ações.

Os dados da pesquisa foram coletados via contato telefônico, entre 16 e 20 deste mês, com 854 cearenses maiores de 16 anos de idade. O intervalo de confiança do levantamento é de 95%, e a margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos sobre os resultados encontrados.


Diário do Nordeste 

'Virose da mosca' — Ceará tem primeiro surto: 4971 casos registrados em 2019

Os surtos de Doença Diarreica Aguda (DDA) — popular e erroneamente conhecida como “doença da mosca” são típicos do começo de cada ano, por conta da pré-estação das chuvas. O Ceará já registrou 4971 casos, entre 30/12/2018 e 05/01/2019, de acordo com a primeira planilha de doenças notificação compulsória, divulgada pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa).

Sobral é o município que lidera a estatística, notificando 302 casos. Fortaleza ainda não registrou nenhum caso. A DDA é conhecida por “doença da mosca”, mas o médico Rui de Gouveia explica que a transmissão do vírus causador da doença não é feita através do inseto.

Ele acredita que a virose ganhou este “apelido” devido à época mais chuvosa do ano, onde aumenta a proliferação de moscas. “O que se nota, nesse período chuvoso, é que em alguns locais, você percebe o aumento da proliferação de moscas. E isso pode ter correlação com questões de higiene, cuidados com alimentos. Mas não existe diretamente transmissão do vírus pela mosca”, completa Gouveia.



Rui, que é coordenador da Atenção Primária à Saúde de Fortaleza, também comenta a correlação entre o período chuvoso e o aumento da transmissão. “Nesse período chuvoso, se tem um maior número de pessoas em aglomerações em ambientes fechados, que têm aumento do contato. E consequentemente, com o aumento do contato, aumenta a possibilidade de transmissão de vírus”.

Entre os principais locais de aglomeração, o especialista cita shoppings e festas de pré-carnaval. Ele também alerta que a principal forma de transmissão da doença é através de contato interpessoal, seja direto ou indireto.

Limpeza e tratamento
Higiene é a principal arma de combate contra o aumento da DDA. “Lavagem das mãos, lavagem dos alimentos, cuidado no preparo etc. Tudo isso é fundamental para que se evite a transmissão com maior intensidade”, complementa Rui de Gouveia.

Em relação ao tratamento da doença, o coordenador explica que o método serve como “reforço” aos mecanismos de defesa presentes no próprio organismo. “A pessoa precisa se manter bem hidratada, porque naquele momento, ela está perdendo muitos líquidos. É interessante utilizar os sais de reidratação oral, que são distribuídos nos postos de saúde”, destaca.

Em relação aos sais de reidratação, ele explica a utilização do medicamento. “Quando você coloca os sais na água, ela vai ser mais facilmente absorvida pelo intestino, mesmo que esteja lesionado pelo vírus. Por isso os sais são importantes. Porque como o intestino foi agredido pelo vírus, ele não consegue absorver naturalmente a água que você bebe”.

 Analgésicos e anitermicos são aconselhados apenas em caso de dor no corpo e/ou febre.


Diário do Nordeste

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Dois homens suspeitos de participarem de ataque contra escola morrem em confronto com a polícia

Dois homens suspeitos de terem participado do ataque contra uma escola no município de Quixadá foram mortos em confronto com polícia na manhã desta terça-feira (22). O confronto ocorreu contra agentes da segurança do Comando Tático Rural, em Quixadá.

Na madrugada de terça, a escola do distrito de Junco, foi incendiada. Uma sala de aula ficou parcialmente destruída.

Segundo o vigilante do local, seis homens chegaram em três motocicletas, jogaram combustível em uma das salas, atearam fogo e fugiram.

Os moradores da vizinhança ajudaram para evitar que as chamas se alastrassem. Equipes das Polícias Civil e Militar realizaram buscas na área para localizar e prender os autores do ato criminoso.

Prisões e apreensões 

Desde o dia 2 de janeiro, quando começaram as ações criminosas, ocorreram 232 ataques contra ônibus, carros, prédios públicos, prefeituras e comércios em 48 dos 184 municípios cearenses. A Secretaria da Segurança Pública do Ceará confirmou que 411 pessoas foram detidas por envolvimento nas ações criminosas.

O Governo disponibilizou um número de WhatsApp para o qual as pessoas podem enviar informações, áudios, fotos e vídeos que levem à captura de criminosos. O número é (85) 98969.0182. As denúncias também podem ser feitas por meio do telefone 181, o Disque-Denúncia.


Diário do Nordeste 

Suspeito de matar enteada de dois anos na Bahia é executado por grupo criminoso

O suspeito de ter matado e estuprado a própria enteada de apenas dois anos, em Salvador, Bahia, foi morto na noite dessa segunda-feira, 21, depois de ser pego por uma facção criminosa. Em um vídeo, que circula nas redes sociais e que foi obtido pelo portal Correio, é possível ver o ajudante de pedreiro Edson Neri Barbosa, 27 anos, amordaçado, sem roupa e com um ferimento na cabeça. 

Ao Correio, um familiar de Ágatha Sophia afirmou que o homem que parece nas imagens é Edson. Ele estava foragido desde o último domingo, 19, dia em que a menina morreu antes mesmo de dar entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para onde foi levada desacordada pela mãe. 

Durante as gravações, homens aparecem afirmando que fazem parte de uma facção criminosa. "Olha para a puta aí. A puta está pedindo até por favor agora", diz um dos homens que registra a cena. 

Em um outro momento um outro homem diz: "Vai morrer, viado. Vai morrer. Estrupando os outros, né? (sic)", fala enquanto o suspeito leva um tapa no rosto. "Mexeu com criança a gente mata, estuprador maldito", completa o homem com celular em punho.

Ainda de acordo com familiares da menina, na tarde dessa segunda-feira, Jéssica Silva, 21, mãe de Ágatha Sophia, uma irmã e uma tia foram ouvidas pelo Departamento de Homicídio de Proteção à Pessoa (DHPP). 

A Polícia Civil informou que equipes da 1ª Delegacia de Homicídios – Atlântico (DH / Atlântico) da DHPP investigam a morte de um homem, que teve o corpo encontrado com marcas de tiros, na estrada do Cia / Aeroporto, na noite dessa segunda-feira. "A polícia aguarda laudo pericial do IML para identificação da vítima", afirmou a polícia.

Abuso sexual

De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria da Saúde de Salvador (SMS), Ágatha deu entrada na unidade de saúde na companhia da mãe e já sem sinais vitais. Uma equipe de médicos que estava de plantão realizou procedimentos a fim de reanimá-la, mas a menina já estava morta.

Ainda de acordo com a pasta, não há como saber a causa da morte. "A SMS esclarece que não realiza investigação da causa da morte, procedimento de anuência do IML, local para onde o corpo foi encaminhado", disse em nota. 

Contudo, parentes afirmam que os próprios médicos da unidade os alertaram sobre a possibilidade da menina ter sido abusada sexualmente antes de sofrer uma parada cardiorrespiratória – o que teria sido a causa da sua morte.

De acordo com o Departamento de Polícia Técnica (DPT), o laudo que atesta o que matou a menina só deve ficar pronto em 15 dias, podendo ser prorrogado caso haja necessidade. O DPT não informou quais exames seriam realizados no corpo de Ágatha.

Dia do crime

A diarista Jéssica de Jesus, 21 anos, disse ao Correio que saiu de casa no último sábado, 19, para realizar uma faxina. Depois do expediente, decidiu não voltar para casa e foi ao encontro de algumas amigas no bairro de Tancredo Neves, onde dormiu, retornando no dia seguinte, no final da tarde de domingo, 20, depois de receber uma ligação do companheiro. 

"Ele me ligou e disse que a menina estava passando mal depois de comer arroz com feijão. Me contou que encontrou a minha filha na cama, de barriga pra cima, e vomitando. Com a barriga inchada e uma veia alterada", disse Jéssica. 

A mãe sequer chegou a entrar no imóvel. A alguns metros da sua residência, que fica no final da rua José Gomes de Aguiar, encontrou com Edson carregando a menina nos braços, enrolada em um lençol. 

"Peguei minha filha desesperada e saí correndo atrás de ajuda. Um homem, que é pastor evangélico, me deu carona até a UPA. Minha filha já estava revirando os olhos. Olhou para mim, tentou falar 'mamãe', mas não deu tempo", completou a mãe. 

Fuga

Após entregar a criança, Edson retornou para o imóvel, mas não ficou lá por muito tempo. Após alguns minutos, o suspeito fugiu do local, deixando a porta da casa aberta e um dos seus documentos. A polícia, esteve na casa, no domingo, em busca dele, mas não o encontrou. Ele foi visto em um ponto de ônibus do bairro na manhã dessa segunda-feira, aparentemente nervoso, subindo em um coletivo que faz o itinerário até a Estação Pirajá.

Na manhã dessa segunda, nenhum morador sabia sobre o crime. Afirmam não ter visto e ouvido nada vindo da casa que fica em uma parte não asfaltada da rua. A ajudante de pedreiro Jacinara da Silva Souza, 41, que mora a 100 metros da residência da família, ficou surpresa ao saber da morte da criança. Ela conta que Àgatha era vista sempre na companhia do padrasto e que costumava brincar com outras crianças do bairro. 

"Semana passada ela esteve na minha venda chorando. Queria um queimado que custava R$ 0,25, mas o padrasto só tinha R$ 0,20. Vendi. Se eu soubesse que a menina ficava em casa sozinha com ele, eu mesma teria pedido para a mãe que ela ficasse aqui comigo e meus filhos. Lamentável o que aconteceu", desabafou.

Violento

Se por um lado os vizinhos nunca haviam presenciado nenhuma cena que os fizesse duvidar da conduta do acusado, por outro, um primo da menina, que preferiu não se identificar, disse que Edson batia na criança. "Uma vez, a menina caiu. Quando ela se levantou, Edson deu um tapa nas costas dela e Ágatha caiu de novo, de cara no chão", lembra. A mãe também afirmou já ter apanhado dele.

Os três haviam se mudado há cerca de seis meses para a Vila Canária. Antes, moravam no bairro de Tancredo Neves. Jéssica tem um outro filho de 5 anos, que mora com a avó, no subúrbio. Edson também é pai de um menino de 4 anos, de outro relacionamento. O pai de Ágatha morreu há cerca de dois anos.

Justamente por ser novato na rua, as pessoas pouco sabiam da rotina do suspeito. Na localidade, ele era conhecido como Grande. Na internet ele também apresentava um perfil discreto. Em uma das suas redes sociais há apenas uma única foto dele e com o rosto coberto por um emoji. "Como se quisesse esconder alguma coisa", afirmou o primo. 
 
 
Correio*
 
Rede Nordeste

Sisu abre inscrições para mais de 235 mil vagas

Começam hoje (22) as inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que vão até sexta-feira (25) na internet. Ao todo, serão ofertadas 235.461 vagas em 129 instituições públicas de todo o país.
Podem concorrer às vagas os estudantes que fizeram o Enem 2018 e obtiveram nota acima de zero na prova de redação. Os candidatos poderão se inscrever no processo seletivo em até duas opções de vaga, especificando, em ordem de preferência, as suas opções em instituição de educação superior participante, com local de oferta, curso e turno, e a modalidade de concorrência.


O resultado será divulgado no dia 28 de janeiro. A matrícula dos selecionados deve ser feita de 30 de janeiro a 4 de fevereiro.

Do dia 28 de janeiro ao dia 4 de fevereiro, os estudantes que não foram selecionados na chamada regular, em nenhuma das opções, podem manifestar o interesse em participar da lista de espera. Esses alunos serão convocados pelas próprias instituições de ensino a partir do dia 7 de fevereiro.
A principal novidade deste ano é que os estudantes que forem selecionados em qualquer uma das duas opções não poderão participar da lista de espera. Até o ano passado, aqueles que eram selecionados na segunda opção podiam ainda participar da lista e ter a chance de ser escolhido na primeira opção.


Nota de corte

Uma vez por dia, o sistema do Sisu divulga as notas de corte de cada um dos cursos disponíveis. Trata-se de uma estimativa com base nos candidatos inscritos até o momento. Embora não seja uma garantia da vaga, é possível usar a informação para orientar a escolha.
Durante o período de inscrição no Sisu, o candidato pode consultar, em seu boletim, a classificação parcial na opção de curso escolhido. A classificação parcial é calculada a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção. Trata-se, assim como a nota de corte, de uma referência e não de um garantia de vaga.

Durante o período de inscrição, o candidato pode modificar a opção de curso quantas vezes quiser. Será considerada no processo seletivo a última opção confirmada pelo estudante.

Aplicativo

Os candidatos podem acompanhar a inscrição pela internet, no site do Sisu, ou pelo aplicativo do sistema de seleção. Pelo app, é possível ter acesso às classificações parciais e notas de corte, ver o resultado final e a lista de aprovados.

Para ter acesso a resultados de edições passadas do Sisu e comparar a própria nota com as notas de corte anteriores, os estudantes podem acessar, gratuitamente, um simulador, desenvolvido pelo Ministério da Educação.

Ao entrar na página do simulador, o estudante coloca suas notas das disciplinas de ciências da natureza, ciências humanas, linguagem, matemática e redação de qualquer das edições do Enem que tenha participado. Depois, marca a alternativa “ampla concorrência” ou “lei de cotas” e, se desejar, usa os filtros disponíveis.



Agência Brasil 

Operação prende cinco suspeitos de ligação com assassinato de Marielle no Rio de Janeiro

Uma força-tarefa da Polícia Civil do Rio e do Ministério Público do Estado tenta cumprir desde o início da manhã desta terça-feira, dia 22, 13 mandados de prisão contra milicianos que atuam na zona oeste do Rio. Eles são acusados de grilagem de terras. Dentre os acusados estão um major da Polícia Militar e dois ex-PMs.

Segundo o jornal O Globo, pelo menos cinco pessoas já haviam sido presas até às 8h20. Eles são suspeitos de terem participação nos assassinatos da vereadora Marielle Franco (PSOL) e de seu motorista, Anderson Gomes.

Em dezembro passado, o general Richard Nunes, então secretário estadual de Segurança Pública do Rio, revelou que milicianos ligados à grilagem de terras e que atuam na zona oeste da capital haviam ordenado a morte da vereadora.

A ação desta terça-feira mira no grupo que atua em Rio das Pedras, considerado o mais perigoso do Rio, mas os agentes estiveram também em outros endereços da zona oeste, como Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Vargem Grande e Vargem Pequena.


Diário do Nordeste 

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Jovem é morta a tiro pelo namorado; Perícia investiga se disparo foi acidental

Uma mulher identificada como Tamires Felix de Aquino, de 22 anos, foi assassinada, neste domingo (20), no bairro Dias Macêdo, em Fortaleza. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o namorado dela é suspeito de matar a jovem enquanto 'brincava' com um révolver. Após o fato, ele fugiu.

A SSPDS informou que a vítima estava na cozinha de casa, na companhia do namorado, identificado como Hudson Assunção Lima, quando foi atingida por uma bala. Conforme a pasta, ele estava 'brincando' com a arma. O revólver disparou, vindo a lesionar Tamires Aquino.

Equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) realizaram os primeiros levantamentos sobre o homicídio. O DHPP trabalha para capturar o suspeito.


Diário do Nordeste 

domingo, 20 de janeiro de 2019

Jaguaruana tem a maior chuva das últimas 24h; confira as 10 cidades com maiores precipitações

O Ceará registrou chuva em 51 municípios entre as 7h da manhã do último sábado (19) e as 7h da manhã deste domingo (20).  Neste período, Jaguaruana é o município com o maior volume de precipitação, com 137,4 mm registrados. Os dados são do boletim das 10h30 da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Os números podem aumentar ao decorrer do dia.
O segundo maior registro foi em Jati, com 68mm, seguido de Maracanaú, com 61mm. Segundo a Funceme, a previsão para este domingo é de nebulosidade variável com eventos de chuva no Litoral de Fortaleza, no Maciço de Baturité, na região Jaguaribana, na Ibiapaba e no Cariri. Nas demais áreas, há possibilidade de chuva isolada.


No último sábado (19), Fortaleza teve o maior registro de chuva do ano. Neste domingo, porém, a capital cearense não aparece no boletim da Funceme.

10 maiores chuvas por posto no dia:

Jaguaruana (Posto: Borges) : 137.4 mm


Jati (Posto: Sitio Macapa) : 68.0 mm


Maracanaú (Posto: Maracanau) : 61.0 mm


Limoeiro do Norte (Posto: Sitio Malhada) : 60.8 mm


Jati (Posto: Jati) : 58.0 mm


São Gonçalo Do Amarante (Posto: Santo Amaro) : 50.0 mm


Limoeiro do Norte (Posto: Limoeiro Do Norte) : 45.0 mm


Abaiara (Posto: Abaiara) : 41.0 mm
 

Eusébio (Posto: Eusebio) : 32.0 mm


Itaitinga (Posto: Itaitinga) : 30.0 mm


Diário do Nordeste 

Suplente de vereadora é presa suspeita de homicídios em Viçosa do Ceará

A suplente de vereadora, Maria Elisângela dos Santos, 31 anos, foi presa na tarde deste sábado (19) em Viçosa do Ceará, suspeita de envolvimento em dois homicídios. Um homem identificado como Gelson de Oliveira Lima também foi preso. Elisângela aparece sorrindo em foto feita na delegacia.


Os dois homícidios aconteceram em 2018, e as investigações apontam que a dupla deu apoio às ações. Ainda segundo a Polícia Civil, a motivação dos assassinatos foi a rivalidade entre grupos criminosos no município por conta de tráfico de drogas. Uma das vítimas era adolescente.


Maria Elisângela se candidatou em 2016 para o cargo de vereadora e usava o nome "Irmã Elisângela" na campanha eleitoral. A candidata não conseguiu se eleger mas ficou com uma vaga de suplente. Ao todo, conseguiu 269 votos.


Diário do Nordeste 

sábado, 19 de janeiro de 2019

Três pessoas de uma mesma familia envenenadas em Santa Quiteria. Uma delas veio a obito

Ontem(18) por volta das 23hs, o Copom foi acionado pelo hospital municipal de Santa Quitéria dando conta de que três pessoas de uma mesma família deram entrada na unidade de emergência com sintomas de envenenamento sendo que a pessoa de RAIMUNDO ELIAS FARIAS DE LIMA,49 anos , filho de Sebastiana Farias de Lima e Raimundo Alves de Lima, agricultor, solteiro residente na localidade de várzea de cima – saco do Belém foi a OBITO e que sua mãe SEBASTIANA FARIAS DE LIMA, 84 anos , filha de Maria Francisca dos Anjos e José Monteiro de Farias, agricultora residente no mesmo endereço e seu irmão MANOEL FARIAS DE LIMA,43 anos , também agricultor, solteiro e residente no mesmo endereço estão internados na unidade com um quadro estável.

Informações de familiares das vítimas dão conta que um vizinho de nome José Adailton pegou um toucinho que continha raticida (MIL GATO)por engano que estava na geladeira e deu aos mesmo que ao consumir se envenenaram. A composição do fiscal foi a residência de José Adailton e conversaram com Leandro de Aquino Lira que informou a composição que José Adailton deu mesmo por engano e nada mais foi repassado ao Copom.


Fonte: Tony Sales

sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

População denuncia estado de abandono de cemitério de Ipueiras


Moradores da pequena cidade de Ipueiras, na Serra da Ibiapaba, têm se queixado do "abandono, descaso e desrespeito" ao único cemitério do Município, que conta com pouco mais de 40 mil habitantes. O local está tomado pelo mato e lixo. Túmulos estão destruídos e há caixões expostos em várias partes do sepulcrário.
"A porta está sempre aberto. Qualquer um pode entrar quando quiser e a hora que quiser, não há fiscalização ou segurança", reclama um morador que pediu para não ser identificado. 
Na última terça-feira, um vídeo gravado de dentro do cemitério de Ipueiras mostra túmulos violados com dois caixões, ainda com os corpos dentro. O vídeo foi divulgado nas redes sociais e teve ampla repercussão. Três dias depois, os túmulos e caixões continuavam na mesma situação.
"Isso não é um fato raro. É regra, está tudo abandonado", acrescenta o morador que paga mensalmente para uma pessoa realizar a limpeza do túmulo da família. "Se eu não arcar com a limpeza, tudo se acaba. Inclusive, já nos deparamos com ossos humanos pelo cemitério", finaliza. 
Sem nenhuma identificação no portão principal, o procurador do Município, Lucas Sampaio, disse que "a diocese é detentora do cemitério" e que eventualmente a prefeitura faz serviços de limpeza e reparos do local, "para atender a demanda da população".
Padre Denilson, responsável pela Diocese, confirmou que o cemitério é patrimônio da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, mas ressaltou que os "jazigos são de responsabilidade das famílias que compram os espaços". Sobre o túmulos violados e caixões espalhados pelo chão, o religioso justificou dizendo que o cemitério está passando por uma reforma. 
 
 
Diário do Nordeste