sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Lavras da Mangabeira registra maior chuva desta sexta no Ceará; choveu 60 mm, diz Funceme

A capital cearense amanheceu com precipitações no litoral e em municípios do Centro-Sul do Ceará. A previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) aponta que a expectativa para esta sexta-feira, 30, é de nebulosidade variável com eventos de chuva na faixa litorânea e na Serra da Ibiapaba, com possibilidade nas demais macrorregiões do Estado.
No intervalo entre as 7h desta quinta-feira, 29, e as 7h de hoje, balanço parcial indica que houve chuvas em 10 municípios, sendo as maiores em Lavras da Mangabeira (60 milímetros), Cariús (45 mm) e Várzea Alegre (41,2 mm). Para acompanhar a atualização dos dados, basta acessar o Calendário de Chuvas.

Segundo o supervisor da Unidade de Tempo e Clima, Raul Fritz, a atuação de um Cavado de Altos Níveis (CAN) no leste do Nordeste contribuiu para as precipitações mais ao sul do Estado. Já no litoral, como aconteceu na última semana, as chuvas estão associadas à aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) do litoral cearense.

“A atuação deste dois sistemas contribuiu para a formação de nuvens e, consequentemente, de chuvas. Porém, o Cavado já deve ser dissipado nesta sexta-feira, apesar da possibilidade de mais precipitações no fim de semana”, reforça o pesquisador da Funceme.
Para o sábado (1º) e domingo (2), o órgão estadual aponta nebulosidade variável com possibilidade de chuva em todas as regiões do Ceará.

Geólogos descobrem sinais de ouro em Itapipoca, Pedra Branca, Mombaça e Tauá

Foi apresentado nesta quinta-feira, 29, estudo desenvolvido pelo Serviço Geológico do Brasil (CRPM), representado pela Residência de Fortaleza (Refo), que detectou presença de ouro por meio de estudos geoquímicos, com teores de 40% a 85%, em Itapipoca, a 139,9 quilômetros de Fortaleza.
Além disso, foi apresentado informe mineral, que mostra novas perspectivas para exploração de ouro no Maciço de Tróia, que abrange parte dos municípios de Pedra Branca, Mombaça e Tauá. As informações foram divulgadas em palestra no auditório do Departamento de Geografia da universidade Federal do Ceará, Campus do Pici, nesta quinta-feira, 29.
Durante o evento, Felipe Grandjean da Costa, responsável pelo mapa geológico do Bloco Troia-Pedra Branca, ressaltou que é necessário mostrar o potencial do Estado, para atrair investimentos da iniciativa privada. A área mapeada pelo estudo abrange área de 27.225 quilômetros.
Também no Município de Itapipoca, foram cadastradas ocorrências de mármores, utilizados para extração de cal além de pegmatitos favoráveis à extração de mica e feldspato, e diatomitos. Eles podem ser utilizados na construção civil, oferecendo materiais para brita, pedra para pavimentação, areia e rocha ornamental como migmatitos, granitos e gnaisses enderbíticos.
 
Irauçuba e Mombaça
 
Em Irauçuba, a 302,8 quilômetros da Capital, o destaque foram as anomalias de prata, chumbo, Cério e Lantânio, além das ocorrências de mármore calcítico, ferro, manganês e fosfato/urânio. Estes também podem ser utilizados na construção civil destacando-se a areia, brita, rocha ornamental, albita granito.
Já no município de Mombaça, na região do Sertão Central, a Folha apresentou potencialidade para substâncias como o ferro, manganês e cobre. As três áreas mapeadas pelo CRPM representam uma cobertura de 9.075 quilômetros.
Para Edney Palheta, geólogo e gerente da equipe de geologia e recursos naturais do Refo, o cadastros dos minerais desses três locais não são apenas com teor de pesquisa, ma pode ser utilizado na iniciativa privada, assim como na construção de rodovias, instalação de açudes, construção civil entre outros.
 
 
O POVO Online

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

ARARENDÁ É DESTAQUE NA OFICINA REGIONAL DO PROJETO QUALIFICA AP SUS

O Estado do Ceará avança com o Projeto de Qualificação da Atenção Primária em Saúde. São várias áreas que o estado almeja melhorias com a implantação deste projeto que é desenvolvido pelos profissionais trabalhadores dos Postos de Saúde. Uma das áreas importantes do projeto é a Saúde Mental, que nesta quinta, 29/11, foi discutida na 15ª regional, na cidade de Crateús. Estiveram presentes os (11)onze municípios componentes desta região, da qual, Ararendá também faz parte.
Uma das estratégias sugeridas pela Secretaria Estadual da Saúde é que os municípios organizem a assistência em forma de redes de atenção capacitando os seus profissionais para atuarem de forma intersetorial e humanizada.
Nesta oficina regional, o município de Ararendá destacou-se dos demais, apresentando de forma pioneira o trabalho já desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde no decorrer do ano vigente.
Com o total apoio e empenho da Secretária Jacira Eduardo, todas as Equipes de Saúde da Família, NASF, Academia da Saúde e Hospital estão capacitadas para a organização do atendimento psicossocial no munícipio. A enfermeira Aldene Carreiro, técnica responsável pelo treinamento destas equipes, apresentou a experiência municipal para os demais participantes do evento.





Vale ressaltar que mesmo com seus profissionais capacitados, o município permitiu que representantes das equipes participassem do treinamento sempre com o objetivo de agregar mais conhecimentos.


Família acusada de vários crimes em Santa Quitéria é presa em Fortaleza

Membros de uma quadrilha de alta periculosidade, que atuava na região da Serra das Oiticicas, distante cerca de 80 km da sede de Santa Quitéria, foi presa nesta quarta-feira (18), em Fortaleza.
Durante uma operação da Polícia Civil, foi dada voz de prisão aos criminosos, que estavam fortemente armados e constatou-se tratar de membros da Família Rufino, conhecida na região por inúmeros atos criminosos.
Naldo, Francisco e Jean e um quarto elemento, que não faz parte do contexto de criminalidade de Santa Quitéria, foram autuados em flagrante. 
Segundo a delegada de Polícia Civil, Joseanna Carla, em entrevista ao site A Voz de Santa Quitéria, a quadrilha responde por uma extensa ficha criminal, tais como furtos, invasões à residências, homicídio, roubo de animais, lesão corporal dolosa, roubo a pessoas, estelionato e roubo de veículos.
A Polícia Civil já havia feito diversas buscas na região de Oiticicas, inclusive com a ajuda de aeronaves da CIOPAER, porém, sem êxito.
A princípio, os elementos estão recolhidos em Fortaleza, onde esperam julgamento, para garantir a instrução processual, já que eram foragidos da justiça. Ainda segundo a titular da Polícia Civil de Santa Quitéria, os acusados deverão ser transferidos para uma CPPL, devido ao alto grau de periculosidade do bando.
 
 
A voz de Santa Quitéria

Inspetor é preso em Santa Quitéria por suspeita de fraude no DPVAT

Um inspetor da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) foi preso, na manhã desta quinta-feira (29), em Santa Quitéria, sob a suspeita de fraudar o Seguro DPVAT.
Conforme a Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD), o policial também estaria envolvido em crime de tortura e violação.
A Controladoria informou que o mandado de busca e apreensão foi emitido pela Comarca de Santa Quitéria, em ação conduzida pela Delegacia de Assuntos Internos (DAI).
A CGD acrescentou ter determinado instauração de procedimento disciplinar, para devida apuração na seara administrativa.
Segundo informações apuradas pelo A Voz de Santa Quitéria, a prisão é um desdobramento da Operação Contumácia, deflagrada em 09 de agosto deste ano, que investiga fraudes relacionadas ao seguro no município de Santa Quitéria e prendeu duas pessoas envolvidas no esquema.
 
 
A voz de Santa Quitéria 

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Chuvas levam ânimo ao Interior, mas Funceme alerta para quadro crítico em 2019

Os agricultores e moradores de cidades do Interior do Ceará se animam com as chuvas registradas nos últimos dias, mas, pelas informações e levantamentos da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), as previsões não são boas para os primeiros meses de 2019.
O Supervisor da Unidade de Clima e Tempo da Funceme, Raul Fritz, disse que, até o final do mês de novembro, as chuvas irão continuar, mas que não há relação com a quadra invernosa do próximo ano.
Fritz, alerta, ainda, que há motivos de preocupação em relação à 2019. Apesar da animação com as últimas chuvas, elas não têm uma forte relação com a quadra que começa em Fevereiro. Com as previsões baseadas em estudos técnicos e científicos da Funceme, fatores meteorológicos, como o El Ninõ, influenciarão na redução do volume de chuvas para o ano que vem.
 
 
Ceará Agora

Serviços de fisioterapia e terapia ocupacional estão irregulares em 19 municípios cearenses

A presença de profissionais na área de fisioterapia e terapia ocupacional na saúde básica é garantida por lei e quem fiscaliza a quantidade e a atuação desses profissionais em seus respectivos locais de trabalho é o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 6º Região (Crefito-6), por meio das resoluções 444/14 e 445/14.
 
 
O órgão detectou irregularidades em 19 municípios do Ceará, entre os problemas encontrados estão: a estrutura dos locais e nos serviços ofertados, além da falta de profissionais, sugerindo assim a contratação desses especialistas com o piso salarial da categoria. Dentre outras irregularidades houve uma representação contra escolas que ofertam o curso de Fisioterapia em EAD (Educação à Distância). 
 
 
Os municípios notificados foram: Choró, Barreira, Ibaretama, Ibicuitinga, Quixadá, Quixeramobim, Cariús, Acopiara, Ipueiras, Trairi, Pacoti, Ipaporanga, Russas e Nova Russas, Pentecoste, São Benedito, São Luís do Curu e Tururu. 
 
As cidades agora terão que regularizar os serviços e "nos casos em que as gestões não acatam as recomendações, o Conselho aciona a Promotoria de Justiça, que por sua vez notifica o denunciado com prazo para apresentar defesa”, explica Jane Albuquerque, fiscal e coordenadora do Departamento de Fiscalização do Crefito da 6º região, que atende o Ceará. 
Após os transmites, o Crefito é notificado sobre a regularização e caso permaneça as irregularidades a gestão responsável pelo equipamento de saúde se compromete a atender as solicitações por meio da assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta - TAC.
 
 
Diário do Nordeste

Homem pratica suicidio por envenenamento no município de Ararendá

Nesta terça( 27)por volta das 11h00min, foi vítima de suicídio por envenenamento a pessoa de Valdemir de Alcântara Moura 50 anos ,natural de Nova Russas, casado, agricultor, filho de Manoel Damasceno de Moura e Maria Alves de Alcântara Moura, residente na localidade Caiçara, zona rural do município de Ararendá.


Os familiares procuram o Destacamento PM de Ararendá e comunicaram o fato a Polícia Militar. Segundo familiares, foi encontrado ao lado do corpo um vidro de veneno que possivelmente utilizado pela vítima, que foi encontrada em sua própria residência sem vida.


VITIMA: Valdemir de Alcântara Moura.

A composição da VTR 7332 composta: 1º SGT/PM ALMEIDA, 1º SGT/PM CARVALHO, após serem comunicados pelos familiares da vítima, que na localidade de Caiçara, a vítima acima citada, teria cometido suicídio por envenenamento, se deslocaram para o local da ocorrência e constataram a veracidade dos fatos, onde isolaram o local da ocorrência e acionaram o IML da cidade de Sobral/CE, via CIOPS

Fonte: Tony Sales

Supremo retoma julgamento do decreto de indulto de Natal

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma hoje (28) o julgamento sobre a constitucionalidade do decreto de indulto natalino assinado pelo presidente Michel Temer, no ano passado. O decreto pode vir a beneficiar 21 dos 39 condenados na Operação Lava Jato, como o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (MDB-RJ) e o ex-ministro Antonio Palocci (PT-SP).



O decreto é editado todos os anos pelo presidente da República. O indulto é o perdão concedido pelo presidente, previsto na Constituição. A medida gerou críticas por perdoar quem cumpriu um quinto da pena por condenações de crimes sem violência ou grave ameaça, como corrupção e lavagem de dinheiro.
Na sua conta no Twitter, o procurador Deltan Dallagnol, que atua na Lava Jato, apelou ontem (27) para rejeição ao indulto. “[A] Lava Jato analisou a situação de 39 corruptos condenados e 21 serão perdoados pelo indulto de Temer, caso o STF não o derrube. Isto é, mais de 50% desses condenados por corrupção sairão pela porta da frente da cadeia. Isso seria a ruína da Lava Jato, o fim da linha.”



Julgamento  

O julgamento definitivo começou no último dia 21 e foi suspenso após as sustentações da Procuradoria-Geral da República (PGR), da Defensoria Pública da União (DPU) e de entidades em prol do direito de defesa.
Em dezembro do ano passado, durante o recesso de fim de ano, a então presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, atendeu a um pedido da PGR e suspendeu o decreto. Em seguida, o relator do caso, ministro Luís Roberto Barroso, restabeleceu parte do texto, retirando a possibilidade de benefícios para condenados por crimes de corrupção, como os presos da Lava Jato.


Suspensão

Barroso considerou inconstitucionais as regras originais do decreto editado por Temer, que previa, por exemplo, a concessão do indulto mesmo a quem não pagou as multas previstas em suas penas, ou àqueles que tivessem cumprido somente 20% do tempo de prisão a que foram condenados.


O ministro também impôs o limite de oito anos de pena como o máximo ao que o detento pode ter sido condenado para poder receber o indulto. O decreto original não trazia limite para a condenação.
Outro ponto estabelecido por Barroso foi a exclusão do indulto daqueles que cometeram crimes de colarinho branco, como corrupção, peculato, tráfico de influência, crimes contra o sistema financeiro nacional, lavagem de dinheiro e ocultação de bens, entre outros. Quem cometeu tais crimes não poderá ser beneficiado, conforme havia pedido a PGR.


Perdão

Dois dias depois da suspensão do julgamento, Barroso disse que, se o plenário da Corte "derrubar" o entendimento que o levou a suspender o indulto natalino de 2017, "é evidente [que] virá um novo decreto do mesmo estilo, e aí boa parte das pessoas que foram condenadas nos últimos anos por corrupção estará indultada".
Para o ministro, o Brasil deve estabelecer um pacto de integridade, de honestidade, em substituição a um pacto oligárquico que, segundo ele, é multipartidário e não tem ideologia.


Outro lado

O defensor público-geral federal, Gabriel Faria Oliveira, destacou a validade do decreto. Segundo ele, o texto se aplica à grande massa carcerária, e não a condenados na Lava Jato.
Segundo Faria, apenas 0,4 % do total de presos responde por crime de corrupção contra a administração pública.
"A Defensoria Pública defende a competência discricionária do presidente da República para edição do decreto de indulto. Se flexibilizarmos o decreto no presente momento, a todos decretos de indulto futuros haverá contestação judicial”, afirmou.




Agência Brasil

terça-feira, 27 de novembro de 2018

Trinta municípios cearenses registram chuvas; Cariri segue em alerta

A região do Cariri tem chuvas intensas desde o último fim de semana. No Ceará, houve precipitações em 30 municípios desde a manhã de segunda-feira, 26, segundo a Funceme.

 

Choveu em 30 municípios no Ceará entre segunda-feira, 26, e esta terça, 27. Os dados divulgados nesta manhã pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) apontam precipitações em mais de 60 postos no Estado. O município de Aurora, distante 476 km da Capital, registrou o pico de 76.5 milímetros (mm). Defesa Civil alerta para risco por causa das precipitações.

A Região do Cariri é dominante na lista dos dez lugares onde mais choveu nas últimas 24 horas, incluindo os três postos de Aurora - os outros dois são Sítio Piti, com 62.4 mm e Santa Vitória, com 50 mm. Lavras da Mangabeira, distante 422,4 km de Fortaleza, foi o segundo município onde houve maior precipitação: 75 mm. No Cariri, as fortes chuvas vêm desde o último fim de semana.
Várzea Alegre (posto Várzea Alegre: 43,6 mm; posto Boa Vista: 30 mm), Cedro (posto Cedro: 37,1 mm; posto Ematerce: 35 mm), Barro (36.6 mm) e Iguatu (26 mm) também estão entre os municípios onde mais choveu. 

As chuvas intensas nas regiões do Cariri e do Vale do Jaguaribe podem causar problemas, segundo alerta da Defesa Civil. O órgão previu situação de risco para esta terça e orientou a população a ligar para o número 193 em caso de necessidade. A Funceme informou que a maior chuva do período ocorreu em Cedro, município de limite do Cariri com a região Centro-Sul. 
Entre a última sexta-feira, 23, e sábado, 24, choveu 150 mm. A quantidade de água foi suficiente para encher um pequeno açude da região que estava seco. Já em Juazeiro do Norte, a maior chuva ocorreu entre sábado e domingo (48 mm), causando transtornos na Cidade.

Previsão do tempo 
A previsão é de nebulosidade variável com chuva na região Jaguaribana, o Sertão Central e os Inhamuns para o restante desta terça-feira. A Funceme prevê, para esta quarta, 28, nebulosidade variável com possibilidade de chuva isolada na faixa litorânea e na Serra da Ibiapaba. 

Já na próxima quinta-feira, 29, a previsão é de nebulosidade variável com possibilidade de chuva na faixa litorânea, na região Jaguaribana e no Maciço de Baturité. Nas demais áreas, céu parcialmente nublado. 


O POVO Online

Ararendá: estudo mostra que o município está entre os dez melhores indicadores na área de Educação do Ceará

O Instituto de Pesquisa Estratégica Econômica do Ceará (IPECE) disponibilizou para sociedade cearense no último dia (22/11) a publicação “Painel de Indicadores Sociais e Econômicos: Os 10 maiores e os 10 menores municípios cearenses – 2018”, a qual possibilita uma avaliação dos municípios cearenses no tocante a questões sociais e econômicas.


O trabalho de pesquisa e avaliação de dados do municípios cearenses é apresentado de forma sucinta, fazendo um comparativo do desempenho dos municípios em relação a indicadores socioeconômicos das áreas de demografia, saúde, educação, infraestrutura, economia e previdência social.


Em relação ao campo da educação, o município de Ararendá nos últimos seis anos 2012-2017 apresenta um crescimento contínuo e sustentável, o que lhe garante a primeira colocação no Estado em relação aos indicadores do 5º ano, em Proficiência Média em Língua Portuguesa, ficando a frente de Sobral que tem os melhores índices educacionais do Brasil.


Quando o assunto é Matemática, o município de Ararendá ocupa a segunda colocação do Estado, perdendo apenas para o município de Groaíras, contudo, mantém o mesmo crescimento contínuo no 5º ano do Ensino Fundamental.


Confira os dados do estudo que apresenta os dez maiores e os dez menores municípios do Ceará:











 CEARÁNOTÍCIAS
REGINALDO SILVA

Quadrilha tenta explodir agência do Bradesco, em Catunda

Moradores do município de Catunda foram surpreendidos, na madrugada desta terça (27), com mais um ataque a agência bancária. Desta vez, o Bradesco, na avenida 7 de Setembro, foi o alvo dos criminosos.
Pelo menos cinco homens, que estariam em dois carros, uma Hilux prata e o outro não identificado, sitiaram a cidade, por volta de 2 da manhã e passaram a efetuar vários disparos, com armas de grosso calibre. Alguns prédios e um carro que estava estacionado próximo ao banco foram atingidos pelos tiros.
Na agência, os suspeitos quebraram uma vidraça e tentaram explodir o único caixa eletrônico do local, porém não conseguiram levar o dinheiro. Sem êxito na ação, o grupo conseguiu fugir antes da chegada da Polícia, sentido ao município de Santa Quitéria.
Segundo relatos feitos ao A Voz de Santa Quitéria, ontem (26) um carro-forte esteve na agência, abastecendo para que hoje pudessem ser efetuados alguns pagamentos de aposentados do município. A partir de agora, com a danificação do auto-atendimento, os catundenses deverão buscar os serviços da empresa em Santa Quitéria.
Policiais de Catunda e dos destacamentos vizinhos estão na região na busca dos criminosos, mas até o fechamento desta matéria, ninguém havia sido preso.
Este foi o 42º ataque a banco registrado no Estado em 2018, e o segundo naquela cidade, em um ano e seis meses. Em maio de 2017, o Banco do Brasil foi explodido e teve a sua estrutura bastante danificada.


  A Voz de Santa Quitéria

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Estudante é morta pelo ex em SP ao não aceitar reatar relacionamento

Uma estudante de 16 anos foi esfaqueada e morta pelo ex-namorado, em Apiaí, no interior de São Paulo, por vingança. Segundo informações apuradas pelo G1, Luana Maciel dos Santos não aceitou reatar o relacionamento com Josemar de Paula Siqueira, de 33, e, por isso, acabou sendo assassinada. As informações foram divulgadas pela polícia nesta segunda-feira (26).

 O homicídio ocorreu no domingo (25) em uma residência na Rua Itaóca, no bairro Palmital. A vítima estava na casa da irmã, segundo informações registradas no boletim de ocorrência, quando foi encontrada em uma cama, já morta, com perfurações no pescoço. Havia sangue espalhado pela cozinha e outros cômodos.

 Policiais militares que atenderam a ocorrência foram informados por testemunhas de que o ex-namorado da adolescente, conhecido como "Baixinho", foi visto com a vítima antes de ela ter sido encontrada morta. Siqueira foi, então, procurado pela cidade e acabou preso em flagrante pelo homicídio.


A Polícia Civil informou que Josemar negou o crime ao ser preso, mas, após audiência de custódia, a Justiça decidiu por mantê-lo preso preventivamente. A equipe de investigadores da cidade apura se outra pessoa participou do homicídio, assim como as reais motivação das agressões. 

A suspeita inicial é de que o homem estivesse inconformado com o fim do relacionamento com a estudante. O corpo dela foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) e o preso foi levado à Cadeia Pública de Capela do Alto. 


G1

PÂNICO EM BACABAL NO MARANHÃO BANDIDOS FORTEMENTE ARMADOS ASSALTAM AGÊNCIAS BANCARIAS E ATERRORIZAM POPULAÇÃO: 3 BANDIDOS MORRERAM E DOIS FORMA PRESOS.

Segundo relatos, dois civis ficaram feridos, 03 bandidos mortos e dois foram presos.

A população de Bacabal viveu no domingo (25), uma noite de guerra e pânico, foram mais de duas horas de um intenso tiroteio e explosões que inicio por volta das 22h30min.

Não se sabe precisar a quantidade de bandidos que formava a quadrilha, já que foram divididos entre as agencias bancarias, delegacias e o 15º Batalhão de Policia Militar na Estrada da Bela Vista, onde os policiais ficaram cercados sobre o forte poder de fogo dos quadrilheiros.

Segundo informações de moradores que residem próximo a agência do Banco Brasil, parte dos bandidos, cerca de 10 homens em um caminhonete e um carro de passeio tiveram acesso ao banco, pelos fundos da agencia do INSS. Por metros dali, outro bando explodia os caixas eletrônicos da Caixa Econômica.

Por todo o centro havia bandidos, muitos deles pilotando motocicletas. O pânico foi geral.

Nas redes sociais o que se via, eram vídeos e fotos de pessoas em restaurantes, lanchonetes e residências assustadas e desesperadas diante de tanto tiros e explosões.




No céu cruzava rajadas do se acredita, ser de fuzil. O que antes era visto apenas nos noticiários do Rio de Janeiro e São Paulo, foi registrado por moradores em Bacabal, cidade com mais de 100 mil habitantes que fica a 245 km da capitão (São Luís).




Na 16ª Delegacia Regional de Policia onde parte do bando também atacou, carros foram incendiados e os policiais ficam sem poder de reação devido os disparos constantes contra eles.

Além de armas de grosso calibre, parte da quadrilha usava uniformes, rádios na frequência da polícia, explosivos carros e motos. Uma Scania foi usada para bloquear a BR 316 sentido próximo ao posto de Combustível Paizão.

Antes da fuga, vários veículos foram incendiados sobre a ponte do Rio Mearim no bairro Trizidela.

Lei que dispensa autenticar cópias e reconhecer firma no serviço público entra em vigor

Entrou em vigor nesta sexta-feira (23) a chamada Lei da Desburocratização, norma que dispensa a autenticação de cópias, reconhecimento de firma e exigência de determinados documentos para realizar procedimentos em órgãos públicos.
O texto, sancionado pelo presidente Michel Temer em outubro, demorou 45 dias para entrar em vigor. O presidente vetou artigo que determinava a eficácia imediata da lei, alegando grande repercussão no poder público e a necessidade de adaptação aos novos processos e sistemas de trabalho.
O projeto de lei da desburocratização foi apresentado pelo senador Armando Monteiro (PTB-PE) em 2014, mas o Congresso concluiu a votação do texto só em setembro deste ano.
Em julho de 2017, o presidente Michel Temer sancionou decreto com determinações semelhantes às que entraram em vigor nesta sexta-feira. O texto também previa, por exemplo, o fim da exigência do reconhecimento de firma e da autenticação de documentos expedidos no Brasil para "fazer prova junto a órgãos e entidades do Poder Executivo Federal". As normas, entretanto, só valiam para a esfera federal. Agora, com a lei, estados e municípios também terão de seguir as regras.
Segundo o texto da lei, o objetivo é racionalizar atos e procedimentos administrativos, simplificando formalidades e exigências desnecessárias. De acordo com o texto, os órgãos e entidades da União, Estados, Distrito Federal e municípios não poderão exigir dos cidadãos:
 
  • Reconhecimento de firma. Neste caso, o funcionário público deve conferir a assinatura constante no documento de identidade por conta própria;

  • Autenticação de cópia de documento. O agente administrativo deve verificar a autenticidade, comparando a cópia e o original;

  • Juntada de documento pessoal do usuário, que poderá ser substituída por cópia autenticada pelo próprio agente administrativo;

  • Apresentação de certidão de nascimento, que poderá ser substituída por cédula de identidade, título de eleitor, identidade expedida por conselho regional de fiscalização profissional, carteira de trabalho, certificado de prestação ou de isenção do serviço militar, passaporte ou identidade funcional expedida por órgão público;

  • Apresentação de título de eleitor, exceto para votar ou para registrar candidatura;

  • Apresentação de autorização com firma reconhecida para viagem de menor se os pais estiverem presentes no embarque.

G1

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Operação realizada no município de Ararendá aprendeu armas e prendeu pessoas

Nesta quarta 21/11/2018, por volta das 16hs00min foram presos e conduzidos para Delegacia Municipal de Polícia Civil da cidade de Nova Russas, os acusados: 01 – Denis Antônio Ferreira, nascido em 16/02/1985, natural de Ipueiras, agricultor, casado, residente Assentamento Itaurú, Ararendá/CE, 02 – José Almir de Sousa Rodrigues, vulgo Zé Almir, natural de Tamboril/CE, nascido em 21/01/1989, agriculto, amasiado, residente no Assentamento Itaurú, zona rural de Ararendá/CE. 03 – José Augusto de Sousa Baltazar, natural de Nova Russas/CE, solteiro, agricultor, nascido em 03/08/1984, residente Itaurú, zona rural de Ararendá/CE, 04 – Francisco Hilton de Sousa, natural de Nova Russas/CE, agricultor, casado, residente em Itaurú, zona rural de Ararendá/CE, 05 – Francisco Edinan de Oliveira Adelino Vulgo Ganinha, natural de Nova Russas/CE, solteiro, agricultor, nascido em 22/11/1996, 06 – Antônio Lima da Silva, natural de Nova Russas/CE, divorciado, agricultor, nascido em 08/01/1946,


Segundo a composição da Força Tática Charlie, foram solicitados para dar apoio por policiais da Delegacia de Polícia para averiguar denúncias que foram feitas dando conta que a pessoa de Antônio Lima da Silva, que mora na localidade do Distrito de Lagoa de Santo Antônio, município de Ararendá, teria armas de fogo em sua residência; Que diligenciaram até o local e ao chegarem no imóvel do Antônio Lima da Silva, logo o avistaram , quando indagaram acerca da denúncia de possuir armas; Que no imóvel foram encontradas uma espingarda artesanal Cal. 36 e uma Pistola em um dos quartos; Foi indagado onde teria conseguido tais armas, tendo ele informado que tinha adquirido de uma pessoa; Que foram averiguado cada um dos acusados e encontrado armas em seus respectivos endereços acima citados;


Foram no total de onze (11) Espingardas tipo socadeiras, uma Pistola (01) Cal. 22, obs: na casa de Antônio Lima da Silva, diversos recipiente com pólvora, Qtde: 8 UM, recipientes com chumbo Qtde: 9 UM, Apitos Qtde: 5 UM, PEN DRIVE QTDE: 1 UM, RECIPIENTES COM ESPOLETAS Qtde: 6 UM, MUNICÃO – Calibre: 36 Qtde: 2 UM Complementos: ESTOJOS VAZIOS.
ACUSADOS: 01 – ANTÔNIO LIMA DA SILVA, 02 – DENIS ANTÔNIO FERREIRA, 03 – FRANCISCO EDINAN DE OLIVEIRA ADELINO, 04 – FRANCISCO HILTON DE SOUSA, 05- JOSÉ AUGUSTO DE SOUSA BALTAZAR, 06 – JOSÉ ALMIR DE SOUSA RODRIGUES.
A composição da VTR 7252 FORÇA TÁTICA CHARLIE, composta: SD/PM GADELHA, SD/PM HABRAÃO, SD/PM TIAGO SOUSA, ao serem solicitados pela Delegacia de Polícia Civil da cidade de Nova Russas/CE, para dar apoio aos policiais da Delegacia de Polícia, que de imediato, se deslocaram para o local da ocorrência, no endereço acima citado, zona rural da localidade do Distrito de Lagoa de Santo Antônio, precisamente no Assentamento Taurú, onde constataram a veracidade da ocorrência, obtendo êxito nas averiguações e apreensões das armas, acima relacionadas, como também dando voz de prisão nos acusados e conduzindo todos para Delegacia de Policia Civil da cidade de Nova Russas/CE, onde foram todos autuados por um fato delituoso e objeto de apuração, através do procedimento policial.


Fonte: Tony Sales

ARARENDÁ: ACUSADO DE TRÁFICO DE DROGAS É PRESO ATRAVÉS DE MANDADO DE PRISÃO DA COMARCA DE TAMBORIL.

A prisão aconteceu Nesta quarta feira 21/11/2018, por volta das 12hs30min, na localidade de Oiticica  - Ararendá,   quando foi  dado cumprimento ao Mandado de Prisão da Comarca de Tamboril, em desfavor de:.  Manoel Gomes de Oliveira, natural de Nova Russas, 57 anos, amasiado, agricultor ,  residente na localidade de Oiticica - Distrito de Lagoa de Santo Antônio -  zona rural de Ararendá.

A composição da Viatura  7252 Força Tática Charlie da 2°Cia, juntamente com uma equipe da polícia civil de Nova Russas tendo a frente os inspetores Ailton e Itamar,  ao tomarem conhecimento do Mandado de Prisão, oriundo da Comarca de Tamboril, fizeram deslocamento ao endereço indicado e constataram a veracidade da ocorrência, efetundo a prisão do acusado e conduzindo até a Delegacia de Policia Civil da cidade de Nova Russas/CE, onde foi apresentado ao Delegado de Policia Civil de Nova Russas, e posteriormente entregue na Cadeia Pública de Tamboril/  onde ficará a disposição da justiça de Tamboril.  Vale ressaltar que o mandado de prisão contra o Acusado e pelo crime de tráfico de drogas.



Vereador Sales André é eleito presidente da Câmara de Ararendá, no CE

A Câmara de vereadores de Ararendá  , realizou nesta quarta-feira (21) a eleição para a composição da Mesa Diretora para o biênio 2019/2020. Por 7 x 2, Sales André (PT) foi eleito o novo presidente da Câmara a partir de janeiro de 2019 e vai assumir a vaga ocupada hoje por Rachel Eduardo  (PT).

O restante da Mesa Diretora eleita para o próximo biênio ficou da seguinte forma: primeiro vice-presidente Rachel Eduardo (PT), primeiro secretário Guilherme Resendes Mourão (PT), segundo secretário Francisco Antônio Hilton Melo (PR).

Ao final da votação, Sales André fez uso da palavra e agradeceu aos vereadores.
“Quero realmente agradecer demais a cada vereador aqui presente que me confiou o voto. Contem comigo, com os demais vereadores e funcionários desta casa, para que juntos possamos fazer ainda mais por Ararendá. Aqui temos colegas do dia-a-dia, portanto o mínimo que podemos fazer é discordar com respeito, desejando o bem ao próximo. Mais uma vez obrigado pela confiança, farei o meu melhor para não decepcioná-los”, disse. 


A Mesa Diretora é o órgão que administra a Câmara e conduz o processo legislativo. Ela é eleita para um mandato de dois anos.

LEIA TAMBÉM.

Vereador Neto Lopes adere ao grupo de vereadores da base aliada do Prefeito  Aristeu Eduardo.


 O Vereador Neto Lopes (MDB) participou na noite desta quarta-feira  (21), da eleição para a composição da Mesa Diretora para o biênio 2019/2020 da Câmara de Ararendá, e contou com a presença do Prefeito Aristeu Eduardo (PT), Vice prefeito DR Luiz (PR) Secretários Municipais, vereadores, e várias lideranças de Ararendá e Poranga.

O Vereador Neto Lopes,  sempre fez oposição ao Partido dos Trabalhadores (PT), no município de Ararendá, e como ele mesmo fez questão de lembrar, durante o seu discurso, mas decidiu aderir ao grupo de vereadores que fazem a base aliada do Prefeito Aristeu,  para ajudar no desenvolvimento do município. Durante o seu discurso, em meio a aplausos das pessoas presentes no evento, o vereador  disse  que está indo para a base aliada do Prefeito, não para defender o mesmo, e sim para ajudar no desenvolvimento do município, e que não é porque agora faz parte do mesmo grupo do prefeito, que vai deixar de cobrar melhorias para o município.


 O Município de Ararendá tem oito vereadores e uma vereadora, e com a ida do vereador Neto Lopes para a base aliada do prefeito, já são sete cadeiras na Câmara Municipal, ocupada por vereadores da base, restando apenas dois  vereadores no grupo que faz oposição ao prefeito.





quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Aplicativo já identificou mais de 8 mil focos do Aedes desde 2017

Mais de 300 mil vistorias já foram realizadas em prédios públicos com o aplicativo Sigelu Combate Aedes desde o seu lançamento, em 2017. A ferramenta já identificou mais de 8 mil focos do mosquito Aedes aegypti. O inseto é transmissor da dengue, zika e chikungunya, doenças que podem gerar outras enfermidades, como microcefalia e Guillain-Barré.


O aplicativo foi criado pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, em parceria com o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe) e a Lemobs, ambos vinculados a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


“Todos os servidores podem participar desta campanha e ajudar no combate ao Aedes aegypti. O aplicativo é simples e intuitivo, permitindo a denúncia de focos e possíveis depósitos de larvas do mosquito, agilizando assim o registro das ações de combate”, disse Augusto Chiba, secretário de Gestão de Pessoas do Ministério do Planejamento. Atualmente, o Sigelu Combate Aedes já conta com mais de 4 mil servidores cadastrados, de acordo com o ministério.


A iniciativa do Ministério do Planejamento é monitorada pela Sala Nacional de Coordenação e Controle do Ministério da Saúde. A partir de uma ação conjunta entre os dois ministérios, a solução digital foi ofertada para outros entes da federação.


Desde o dia 13 de novembro, o Ministério da Saúde iniciou uma nova campanha para combater o mosquito. Somente no estado de São Paulo, foram realizadas 207.592 vistorias a partir da utilização do aplicativo. Este trabalho resultou na constatação de 5.532 focos e no treinamento de 9.935 pessoas. No Distrito Federal, foram encontrados 1.589 focos do mosquito a partir de 76.964 vistorias.

Aplicativo

 

O sistema é composto por aplicativo de celular e um ambiente de monitoramento pela internet, com mapas operacionais, relatórios e painéis gerenciais, permitindo ainda a exportação e integração de dados com outros sistemas.
Segundo o Ministério do Planejamento, qualquer cidadão pode solicitar acesso pelo site https://aedes.sigelu.com. Além disso, é possível sanar dúvidas online, via chat, e-mail e telefone.

Edição: Fernando Fraga
 
 
 
 
 Agência Brasil
 
 

terça-feira, 20 de novembro de 2018

66 mil cearenses têm direito a abono salarial que começa a ser pago nesta terça-feira

A Caixa começa a pagar os valores do abono salarial Programa de Integração Social (PIS) nesta terça-feira, 20. No Ceará são 66.194 beneficiários, nascidos em novembro, com direito de sacar o abono salarial do PIS, que dá um montante de R$ 50.072.192,00.
O pagamento está de acordo com o calendário 2018/2019, ano-base 2017. Os valores pagos pelo banco variam de R$ 80 a R$ 954, conforme o tempo de trabalho no ano passado.
A nível nacional, 1,79 milhão de trabalhadores têm direito ao benefício. R$ 1,3 bilhão deve ser repassado dos cofres da Caixa aos beneficiários.
Tem direito ao abono salarial trabalhadores com inscrição no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo menos cinco anos e que tenha trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2017 com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.
O trabalhador precisa ficar atento se os dados informados estão corretos. Obrigação do empregador informar na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), ano-base 2017.
Titulares de conta individual Caixa com cadastro atual e movimentação em conta receberam crédito automático e antecipado no último dia 13.
Quem possui Cartão do Cidadão pode retirar o benefício em qualquer casa lotérica, ponto de atendimento Caixa Aqui ou caixas eletrônicos do banco. Caso não tenha vínculo com a Caixa, ainda é possível sacar o valor em qualquer agência do banco com documento de identificação.
A Caixa ainda informou que os trabalhadores que não sacaram o abono salarial calendário 2017/2018, ano-base 2016, que terminou em junho, terão nova chance. O valor estará disponível para saque até o dia 28 de dezembro de 2018.
 
 
Samuel Pimentel

Quadrilha explode posto bancário de Groaíras na madrugada

O posto de atendimento bancário do Banco do Brasil da cidade de Groaíras, no Norte do Estado, foi explodido na madrugada desta terça-feira (20) por uma quadrilha armada, segundo o Comando de Policiamento do Interior (CPI).
Houve troca de tiros entre os assaltantes e policiais militares, mas ninguém se feriu. Os assaltantes conseguiram fugir.
O posto, localizado na Rua Manoel Machado de Araújo, no Centro da cidade, ficou destruído.
A polícia não informou se o grupo conseguiu levar o dinheiro dos caixas eletrônicos.
Moradores da cidade relataram a ação criminoda. "Eu estava dormindo e acordei no susto. Não tive coragem nem de sair. Foram de 5 a 10 minutos de tiros. E em locais diferentes da cidade", relatou o morador Augusto Martins.
De acordo com o Sindicato dos Bancários do Ceará, com essa explosão subiu para 40 o número de ataques a bancos registrados neste ano no Ceará.
A voz de Santa Quitéria

Líder do Comando Vermelho no Ceará é preso na Beira-Mar

A quadrilha ligada à organização criminosa Comando Vermelho (CV), que dominava o tráfico de drogas na Messejana e nas redondezas, foi desbaratada em operação da Polícia Civil, na semana passada. O número três da hierarquia da facção, no Ceará, está entre os presos. Ele era monitorado eletronicamente pela Justiça, mas continuava circulando livremente pela região.
A Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) instaurou um inquérito para investigar o grupo, em dezembro do ano passado, depois de receber informações da Inteligência da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Após 11 meses, a Especializada conseguiu prender Antônio Guerra de Oliveira Filho, o 'Cabeça', 'Crânio' ou 'Mano Três', de 35 anos, em um hotel de luxo localizado na Avenida Beira-Mar, na Capital.
Neste período, ao saber que era investigado, o suspeito se apresentou à Polícia e prestou depoimento. A Justiça expediu um mandado de prisão temporária. Porém, após um pedido do Ministério Público do Ceará (MPCE), a 3ª Vara de Delitos de Trafico de Drogas determinou, no dia 10 de agosto deste ano, a ordem de prisão de 'Cabeça' foi convertida em medidas cautelares substitutas à detenção: acompanhamento por tornozeleira eletrônica e recolhimento domiciliar das 22h às 6h.
A investigação da Draco, nomeada como 'Operação Arapuca', aponta que o acusado é um dos líderes da cúpula da facção carioca no Ceará, e ocupava o número três na hierarquia da organização, na tomada de decisões aqui. Ele seria um dos precursores da facção no Ceará e o chefe do tráfico nos bairros Messejana, Lagoa Redonda, Curió e Sapiranga.
"Considerando que há uma série de indivíduos subordinados ao 'Cabeça', que promovem a mercancia nos bairros precitados e, constroem imóveis para venda, com o lucro proveniente do tráfico de drogas, está caracterizado um evidente crime de lavagem de dinheiro", diz a Portaria aberta pela Draco.
 
 
Apesar do indiciamento de 'Cabeça' e de 13 subordinados a ele na estrutura da organização criminosa, pela Polícia Civil, ele continuou circulando pela região onde supostamente comandava o tráfico. Um relatório emitido pela Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) revela que 'Cabeça' cumpria as medidas cautelares e permanecia mais tempo, principalmente, no hotel onde residia, na Avenida Beira-Mar; em uma academia na Avenida Monsenhor Tabosa; e no escritório dos advogados.
 
Movimentação
Além desses locais, "verifica-se uma grande movimentação nos bairros da Sapiranga, Curió e Messejana, em várias ruas, mas sem permanência, pelo sistema, identifica-se que é sempre de veículo automotor, em face da velocidade empregada", informa também o documento da Sejus.
Com o avanço da investigação, o MPCE acusou o suposto líder do CV por tráfico de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Mas ele também é suspeito de cometer dois homicídios, nos anos de 2005 e 2009.
A Vara de Delitos de Organizações Criminosas determinou, no dia 13 de novembro, a prisão preventiva de 'Cabeça' e 13 comparsas. Além do líder, foram cumpridos mandados contra Natanel Rocha Prates, o 'Nael'; Manuel Prudêncio do Vale Filho; e Ivonaldo Vitor Silva Nogueira.
 
 
Confiança
'Nael' era o homem de confiança de 'Cabeça' e geria o tráfico de drogas nos bairros São Miguel e Curió. Ele já estava preso desde 3 de maio deste ano, quando a Polícia apreendeu 10Kg de maconha; 1,6Kg de crack; balança de precisão; dois revólveres e uma espingarda. O traficante também responde por homicídio, porte ilegal de arma, receptação e associação criminosa.
A Justiça confiscou três imóveis e um veículo Toyota Corolla, que estavam no nome de Manuel Prudêncio e Ivonaldo Vitor, além de cerca de R$ 30 mil em espécie. Durante a 'Operação Arapuca', a Polícia reteve armas e munições exclusivas das Forças Armadas.
Os outros dez mandados de prisão não foram cumpridos na ofensiva. Os alvos eram José Jardel Rocha Lima; Paulo Diego Rodrigues da Silva; Rafael Gomes de Oliveira; Mawenier Ferreira da Costa; Clebeson Lima Alves; Rones Lopes Nogueira; Anderson Ribeiro Gomes; Diego Wallisson de Sousa Damasceno; Katia Ribeiro da Silva; e Leonardo Aluizio Siqueira Silva.
 
 
Diário do Nordeste

Acidente grave deixa vítima fatal entre as cidades de Forquilha e Sobral

Um acidente entre uma carreta e um ônibus deixou um morto e um ferido em estado grave na madrugada desta terça-feira (20). Segundo a Polícia Rodoviária Federal do Ceará (PRF-CE), o ônibus transportava trabalhadores de uma empresa e o acidente foi registrado por volta das 00h30, no quilômetro 204, da BR-222, entre as cidades de Forquilha e Sobral, na Região Norte do Ceará.
Segundo a polícia, o condutor da carreta, carregada com sacas de trigo, perdeu o controle da direção, bateu de frente com o ônibus e tombou. O coletivo foi parar na ribanceira da pista.
O motorista do ônibus não resistiu aos ferimentos e morreu na hora. Na manhã desta terça-feira, a pista ficou parcialmente bloqueada porque os agentes da PRF usaram um guincho no local para içar a carreta.
 
 
 
 
A voz de Santa Quitéria