Para os pais que possuem filhos adolescentes, devem ter a consciência sobre a proibição do jovem dirigir o carro ou pilota moto sem possuir a carteira de habilitação.
Muitos pais acabam se habituando a deixar o filho adolescente dirigir.
Porém é uma prática a ser condenada, pois ao ceder o carro ou a moto ao menor o
pai é quem responderá por qualquer infração cometida.
Se você possui um adolescente em casa que dirige sem habilitação, confira mais detalhes sobre a infração abaixo e como você pagará por ela.
Multa por Dirigir Sendo Menor de Idade
Se o menor de idade for pego dirigindo ou pilotando, ele pode se enquadrar em duas situações. As duas se enquadram no Código de Trânsito Brasileiro, são eles:- Se o menor de idade que está conduzindo o veículo for abordado por um agente de trânsito ou policial;
- E outro, é caso o menor se envolva em algum tipo de acidente de trânsito, tendo ou não alguma vítima do acidente e efetuando manobras arriscadas caso esteja tentando fugir da polícia.
De acordo com o Art. 309. Dirigir veículo automotor, em via pública, sem a devida Permissão para Dirigir ou Habilitação ou, ainda, se cassado o direito de dirigir, gerando perigo de dano: Penas – detenção, de seis meses a um ano, ou multa.
Se ele for pego em quaisquer dessas situações, o condutor deverá ser autuado normalmente, e o veículo deve ser recolhido e removido ao pátio nos moldes do Art.262 do CTB. Além do responsável responder por infração gravíssima, com penalidade de multa e apreensão de veículo. Tudo isso está descrito no Artigo 162 do CTB.
Se o menor se envolver em acidente ou conduzir o veículo de forma perigosa, é aplicada também o Artigo 164, onde além de todas as penalidades do Art 162, o menor é encaminhado para o conselho tutelar, se no caso o menor não apresentar nenhum responsável por ele.
Com ou sem acidente, é preciso indiciar o proprietário do veículo que permitiu a direção proibida do menor.
A multa referente a esses casos serão duas multas de R$ 88,41, sem mencionar que terá o licenciamento recolhido e ainda as taxas de guincho e diárias de pátio que deverão ser pagos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário