domingo, 30 de abril de 2017

Ceará amanhece sob chuva em mais de 20 municípios

A manhã deste domingo, 30, véspera de feriado, começou sob pancadas de chuva na capital cearense e em outros 22 municípios. A previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) é de nebulosidade variável com chuva no centro-norte do Estado e na região jaguaribana. Nas demais regiões, há possibilidade de chuva.
 
De acordo com a Funceme, desde a meia-noite até as 10 horas deste domingo, choveu aproximadamente 31milímetros na Capital.
 
Os maiores índices de precipitação até o momento são em Paracuru (70mm), São Gonçalo do Amarante (52mm), Uruburetama (50,2mm), Morrinhos (33mm), Acaraú (32,4mm) e Caucaia (25mm). Em Fortaleza, a região com maior chuva é a do bairro Edson Queiroz.

ACIDENTE COM VÍTIMA FATAL EM IPAPORANGA

Um acidente com vítima fatal aconteceu na madrugada de hoje(30) no município de Ipaporanga. O corpo da vítima foi encontrado por volta das 04:00 na parede do Açude Municipal.

A vítima : Antônio Edson Rodrigues da Silva, 42 anos, solteiro, pedreiro, filho de Francisco Martins da Silva e Felismina Rodrigues da Silva - Reside a Rua Manoel de Paula,S/N- Ipaporanga.
A vítima conduzia a motocicleta Honda CG 125 2002 de cor verde perdeu o controle veio a cair vindo a óbito no local.

Não se sabe ao certo o horário que aconteceu acidente, porém o corpo da vítima foi encontrado por volta das 04:00. Foi levado para o hospital de Ipaporanga e será encaminhado para o IML da cidade de Tauá.
De acordo com familiares repassadas para a nossa reportagem a vítima havia ingerido bebida alcoólica e usava capacete no momento do acidente.

sábado, 29 de abril de 2017

Ontem, na última novena do Rapa Canela, moto Bros foi furtada

Ontem, na última novena do Rapa Canela, por volta das 2:00, uma moto Bros, modelo 2011, preta, placa OCD3943, foi furtada e não se teve mais informações. Caso seja avistada por alguém que a reconheça, solicita-se que entrem em contato o mais rápido possível, para que possamos identificá-la. Solicitamos ainda que, se possível, esta notícia seja divulgada nas redes sociais, para fins de que a informação seja notada. Será oferecida uma recompensa para quem informar notícias que revelem o paradeiro da moto.

Ararendaenses somam forças contra os atos do Governo Federal na Greve Geral

Nove centrais sindicais do país convocaram uma greve geral para esta sexta (28) em protesto contra as reformas trabalhista e da Previdência. O chamado foi atendido em ARARENDÁ e dois sindicatos se uniram para protestar contra as propostas do governo Temer.
O ato foi encabeçado pelo Sindicato dos Servidores Públicos, tendo sido endossado pelo Sindicato dos trabalhadores rurais com o apoio da prefeitura.

Estiveram presentes ao movimento,o padre professores da rede municipal e estadual, estudantes e servidores.
 

De forma pacífica, os manifestantes marcharam em protesto com saída enfrente aos dois  sindicatos  até a Praça da Matriz, carregando cartazes com #Fora Temer, Nenhum Passo Atrás e Piso Salarial Já, em relação ao reajuste do Magistério.
Além deste ato, teve protesto também  contra o banco do Bradesco.
 
 

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Prefeita de Catunda emite nota de esclarecimento sobre a insegurança na cidade

Sobre os últimos acontecimentos envolvendo violência e morte em nosso município de Catunda, esclarecemos o seguinte:
Inicialmente, convém informar que, nos termos do art. 144 da Constituição Federal de 1988, a SEGURANÇA PÚBLICA é dever do ESTADO, exercida pela polícia federal; polícia rodoviária federal; polícia ferroviária federal; polícias civis; polícias militares e corpos de bombeiros militares. Apesar de DEVER DO ESTADO e não dever dos municípios, também é uma RESPONSABILIDADE DE TODOS.
Nós, como município, entramos com a responsabilidade de buscarmos auxílio junto ao Governo do Estado do Ceará, de pedir ajuda e apoio, pois somos tão reféns da criminalidade quanto à população. Ressaltamos que não temos o poder e nem a competência legislativa para nomear ou retirar todo e qualquer destacamento policial, ou qualquer pessoa ligada à segurança pública como um todo, muito menos de realizar operações, ou seja, não temos competência legal para atuar nessa área.
O papel dos municípios na segurança pública é reivindicar junto ao governo de seus respectivos Estados melhorias, seja na estrutura, seja no efetivo humano; podemos também investir na educação de nossos jovens, realizando um trabalho educativo e preventivo de combate à criminalidade. Podem, ainda, os municípios criarem a guarda municipal, porém, lembrando que a guarda é para proteção do patrimônio público e não polícia ostensiva, além de que dificilmente os municípios pequenos conseguem regulamentar a sua implantação em razão de lei federal a seguir e ausência de recursos para tal fim.
Pois bem, embora sabendo de que não está na responsabilidade do município garantir a segurança pública e, conscientes de que a criminalidade é um caos nacional, não cruzamos em momento algum os nossos braços, sempre buscando incessantemente ajuda a quem compete de direito combater à criminalidade, ou seja, clamando ao Governo do Estado do Ceará providências na melhoria da segurança de nossa Catunda.
Muito antes de assumirmos a gestão, já tínhamos essa preocupação com a violência e já agíamos no sentido de tentar amenizar, e após a assunção em janeiro de 2017, passamos a agir não somente como cidadãos preocupados com o aumento da violência, mas desde então como instituição, oficiando junto ao Governo do Estado, especificamente nos ofícios de nºs 36, 37 e 38, datados de 13/02/2017, buscando melhorias na segurança pública. Em reuniões presenciais com o Governador Camilo Santana, ratificamos os pedidos, inclusive, o próprio Governador chegou a realizar pessoalmente ligação telefônica, informando que estava atento e iria dar resposta. A FTA, RAIO e polícia descaracterizada dentre outros, inclusive, fizeram operações em nosso município.
Informamos também que por diversas vezes pedimos apoio ao Deputado Jeova Mota para que intervisse junto ao Governo do Estado para o atendimento do nosso pedido de socorro. O Deputado sempre fez questão de fazer essa intermediação, tanto que é que nos colocou junto ao Governador e, ainda, sensível à causa, destinou emenda parlamentar individual para a compra de câmeras de segurança para os municípios de Catunda, Monsenhor Tabosa e Tamboril, onde aguardamos o trâmite legal para aquisição.
É bom também que se esclareça que, mesmo não existindo convênio para tal fim, a Prefeitura vem dando um suporte estrutural ao destacamento local, a fim de minimizar os problemas nesse sentido.
Com relação ao trabalho educativo que o município pode fazer, também estamos cumprindo com esse papel, pois temos o Projeto Mais Educação, onde nossos jovens passam a ter mais um turno na escola, aprendendo um esporte, uma arte, além de reforçar o português e a matemática. Como sempre defendemos no lançamento do programa na sede e interiores “uma criança dentro da escola é uma a menos no mundo das drogas e criminalidade”.
Tudo o exposto já vem sendo cumprido e, após os últimos acontecimentos, informamos que mais uma vez não estivemos inertes e nem silentes, estamos tomando novamente todas as providências que nos cabe como município, que é a de buscar socorro junto às autoridades que têm o dever de agir.
Por fim, nos solidarizamos com os familiares e amigos de todas as vítimas envolvidas, prestando o nosso respeito e apoio.
Atenciosamente,
RAVENNA FERNANDES GOMES MESQUITA LIMA
Prefeita Municipal de Catunda

quinta-feira, 27 de abril de 2017

É DISSO QUE EU ESTOU FALANDO (ARARENDÁ) Adolescente morre ao colidir com carro entre Hidrolândia e Irajá

Uma colisão entre uma moto e um carro deixou uma vítima fatal e um ferido, na tarde desta quarta (26), na estrada que liga o município de Hidrolândia ao distrito de Irajá.
A vítima foi identificada como um adolescente de 14 anos, que conduzia uma mobilete de cor vermelha, veículo este que colidiu frontalmente com um Fiat Strada.
O fato lamentável serve também para que providências sejam tomadas em relação a estrada, uma vez que o seu asfaltamento está bastante desgastado com vários buracos durante o percurso.
 
 Menor de Idade: Dirigir OU PILOTA MOTO em Ararendá, DE QUEM É A RESPONSABILIDADE. É DO CONSELHO TUTELAR? OU DA POLICIA?
 
Para os pais que possuem filhos adolescentes, devem ter a consciência sobre a proibição do jovem dirigir o carro ou pilota moto sem possuir a carteira de habilitação. Muitos pais acabam se habituando a deixar o filho adolescente dirigir. Porém é uma prática a ser condenada, pois ao ceder o carro ou a moto ao menor o pai é quem responderá por qualquer infração cometida.

Nos dias de hoje, o mínimo que se pode fazer é dar multa por dirigir sendo menor de idade, pois o que mais tem acontecido são acidentes fatais por jovens, envolvendo bebida e drogas após noitadas em bares e boates. Infelizmente, isso tem se tornado cada vez mais comum, claro que a vida é mais importante que tudo, porém muitos se esquecem também do prejuízo financeiro que isso pode causar
Se você possui um adolescente em casa que dirige sem habilitação, confira mais detalhes sobre a infração abaixo e como você pagará por ela.


Multa por Dirigir Sendo Menor de Idade

Se o menor de idade for pego dirigindo ou pilotando, ele pode se enquadrar em duas situações. As duas se enquadram no Código de Trânsito Brasileiro, são eles:
  • Se o menor de idade que está conduzindo o veículo for abordado por um agente de trânsito ou policial;
  • E outro, é caso o menor se envolva em algum tipo de acidente de trânsito, tendo ou não alguma vítima do acidente e efetuando manobras arriscadas caso esteja tentando fugir da polícia.
Se o menor for apenas abordado dirigindo, não ocorre crime, mas o menor infringi a lei que não é permitido a circulação com o veículo sem possuir habilitação. Já se ele for pego dirigindo perigosamente, gerando risco as pessoas da via pública, há uma ocorrência do fator crime.

 De acordo com o Art. 309. Dirigir veículo automotor, em via pública, sem a devida Permissão para Dirigir ou Habilitação ou, ainda, se cassado o direito de dirigir, gerando perigo de dano: Penas – detenção, de seis meses a um ano, ou multa.


Se ele for pego em quaisquer dessas situações, o condutor deverá ser autuado normalmente, e o veículo deve ser recolhido e removido ao pátio nos moldes do Art.262 do CTB. Além do responsável responder por infração gravíssima, com penalidade de multa e apreensão de veículo. Tudo isso está descrito no Artigo 162 do CTB.

Se o menor se envolver em acidente ou conduzir o veículo de forma perigosa, é aplicada também o Artigo 164, onde além de todas as penalidades do Art 162, o menor é encaminhado para o conselho tutelar, se no caso o menor não apresentar nenhum responsável por ele.
Com ou sem acidente, é preciso indiciar o proprietário do veículo que permitiu a direção proibida do menor.
A multa referente a esses casos serão duas multas de R$ 88,41, sem mencionar que terá o licenciamento recolhido e ainda as taxas de guincho e diárias de pátio que deverão ser pagos.

VEÍCULO TOMADO DE ASSALTO EM PORANGA

Um assalto à mão armada foi registrado na terça-feira( 25) por volta das 22:00 em Saudoso, a cerca de 20 quilômetros da cidade de Poranga.

A vítima foi  Narcélio Moura de Brito, casado, agricultor, residente em saudoso. Foi tomado de assalto da vítima o Fiat Uno Mille cinza 2004 placas DKN 8373.
A vítima informou que foi abordada por dois elementos armados e que andavam uma moto 150 vermelha .Após o assalto fugiram em direção ao estado do Piauí.

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Menor de Idade: Dirigir OU PILOTA MOTO em Ararendá, DE QUEM É A RESPONSABILIDADE. É DO CONSELHO TUTELAR? OU DA POLICIA?

Para os pais que possuem filhos adolescentes, devem ter a consciência sobre a proibição do jovem dirigir o carro ou pilota moto sem possuir a carteira de habilitação. Muitos pais acabam se habituando a deixar o filho adolescente dirigir. Porém é uma prática a ser condenada, pois ao ceder o carro ou a moto ao menor o pai é quem responderá por qualquer infração cometida.

Nos dias de hoje, o mínimo que se pode fazer é dar multa por dirigir sendo menor de idade, pois o que mais tem acontecido são acidentes fatais por jovens, envolvendo bebida e drogas após noitadas em bares e boates. Infelizmente, isso tem se tornado cada vez mais comum, claro que a vida é mais importante que tudo, porém muitos se esquecem também do prejuízo financeiro que isso pode causar
Se você possui um adolescente em casa que dirige sem habilitação, confira mais detalhes sobre a infração abaixo e como você pagará por ela.

Multa por Dirigir Sendo Menor de Idade

Se o menor de idade for pego dirigindo ou pilotando, ele pode se enquadrar em duas situações. As duas se enquadram no Código de Trânsito Brasileiro, são eles:
  • Se o menor de idade que está conduzindo o veículo for abordado por um agente de trânsito ou policial;
  • E outro, é caso o menor se envolva em algum tipo de acidente de trânsito, tendo ou não alguma vítima do acidente e efetuando manobras arriscadas caso esteja tentando fugir da polícia.
Se o menor for apenas abordado dirigindo, não ocorre crime, mas o menor infringi a lei que não é permitido a circulação com o veículo sem possuir habilitação. Já se ele for pego dirigindo perigosamente, gerando risco as pessoas da via pública, há uma ocorrência do fator crime.

 De acordo com o Art. 309. Dirigir veículo automotor, em via pública, sem a devida Permissão para Dirigir ou Habilitação ou, ainda, se cassado o direito de dirigir, gerando perigo de dano: Penas – detenção, de seis meses a um ano, ou multa.


Se ele for pego em quaisquer dessas situações, o condutor deverá ser autuado normalmente, e o veículo deve ser recolhido e removido ao pátio nos moldes do Art.262 do CTB. Além do responsável responder por infração gravíssima, com penalidade de multa e apreensão de veículo. Tudo isso está descrito no Artigo 162 do CTB.

Se o menor se envolver em acidente ou conduzir o veículo de forma perigosa, é aplicada também o Artigo 164, onde além de todas as penalidades do Art 162, o menor é encaminhado para o conselho tutelar, se no caso o menor não apresentar nenhum responsável por ele.
Com ou sem acidente, é preciso indiciar o proprietário do veículo que permitiu a direção proibida do menor.
A multa referente a esses casos serão duas multas de R$ 88,41, sem mencionar que terá o licenciamento recolhido e ainda as taxas de guincho e diárias de pátio que deverão ser pagos.

Planalto monitora preparação para greve geral e pode cortar ponto de grevista

O Palácio do Planalto está preocupado e, por isso mesmo, monitorando as mobilizações das diferentes categorias, por conta da greve geral convocada por várias centrais sindicais, para a próxima sexta-feira, 28. O governo estuda, inclusive, cortar o ponto dos grevistas. Ainda não há uma ideia exata do número de pessoas que poderão ir para as ruas nesta sexta-feira nem do tamanho das manifestações que poderão ser realizadas no Primeiro de Maio, segunda-feira que vem.
Mas o governo teme que, dependendo do tamanho do protesto de sexta, que poderá ser reforçado, ou não, pelos atos de segunda-feira, Dia do Trabalho, isso possa ter impacto na votação das reformas e leve a um adiamento do calendário de discussão da matéria no Congresso. O Planalto quer evitar que essa mobilização nas ruas possa incentivar as pessoas a virem para Brasília protestar contra as reformas trabalhista e da Previdência.
 
O Planalto estuda endurecer com os grevistas do serviço público que faltarem ao trabalho na sexta. O Ministério do Planejamento está preparando e poderá distribuir uma determinação para que todos os ministérios cortem o ponto dos funcionários que faltarem ao trabalho na sexta-feira, dia da greve geral.
 
O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou nesta terça-feira, 24, que vai cortar o ponto de funcionários do município que aderirem ao movimento. No Planalto, a avaliação é de que cortar o ponto de quem não trabalha não é endurecer, é cumprir uma regra e lembram que nos 13 anos de administração petista as regras não eram respeitadas e que não havia nenhum prejuízo aos grevistas que "prejudicavam barbaramente" a população.
Paralelamente, o governo federal, no entanto, ainda está tentando conversar com centrais sindicais que têm alguma relação com o Planalto para que elas não convoquem seus associados a aderirem à paralisação. A ideia é tentar convencê-los de que essa paralisação só servirá para reforçar o discurso do PT.
 
Nesta terça-feira, as primeiras discussões já foram feitas no Planalto para avaliar a situação da convocação da greve geral, com a presença da Casa Civil, do Gabinete de Segurança Institucional, da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal , da Agência Brasileira de Inteligência, entre outros órgãos.
 
Para esta quarta-feira, 26, uma nova reunião foi convocada com secretários-executivos e representantes de todos os ministérios para se ter ideia da possibilidade do tamanho da mobilização e para que se avalie os focos de paralisação que existam ligados a cada área, ligados àquela pasta.
Um grupo de monitoramento será criado e relatórios serão preparados para serem apresentados ao presidente Michel Temer. O presidente quer saber qual o tamanho do problema que poderá ter de enfrentar com esta paralisação prevista para sexta e manifestações no dia do trabalhador. A Secretaria de Segurança Pública do DF também montou um centro de acompanhamento. Já há decisão de governo que a esplanada dos Ministérios será fechada na sexta-feira para evitar qualquer tipo de depredação nos prédios públicos.
 
As redes sociais estão sendo monitoradas mas as adesões anunciadas não refletem uma realidade que poderá acontecer nos dias de protesto. Somente no dia anterior e nas horas que antecedem os movimentos poderão dar um norte do que estará por vir e qual será a verdadeira mobilização nas ruas.
 
Uma preocupação do governo é com a força da mobilização de sexta-feira. O Planalto quer esperar para ver qual o tamanho da paralisação de sexta e do protesto de segunda, para ver se mantém a votação da reforma da Previdência na segunda semana de maio. O objetivo é evitar contaminação desta mobilização.
Agência Estado


Índios e policiamento do Congresso Nacional entram em conflito

Policiamento do legislativo federal e índios de diversos estados brasileiros entraram, na tarde desta terça, 26, em confronto. Acampadas em Brasília, tribos de diversos estados brasileiros foram, por volta das 15 horas (horário em que finalizaram passeata em protesto pela demarcação de terras indígenas), atingidas por gás lacrimogênio e bombas de efeito moral em frente ao Congresso Nacional.
Conforme apurado no local, nos primeiros instantes e orientados pelos líderes do ato, os cerca de quatro mil manifestantes presentes não revidaram as ações de repressão. Após as séries de ataques, entretanto, os grupos jogaram flechas em direção à Casa legislativa.
“Índios de Alagoas, Sergipe, Bahia, Rondônia e de muitos lugares do País estão aqui para protestar pela demarcação e regularização das terras indígenas”, disse Ytanã, 43, uma das participantes do ato, que veio de Paulo Afonso, na Bahia, para reivindicar junto aos demais indígenas. Até o momento, os protestantes seguem organizados em frente ao Congresso Nacional.
Kelly Hekally

PMs de Piripiri-PI prendem criminoso com "clone" de Hilux de Nova Russas

Pelas cores, bem que este macacão da foto poderia ser algum palhaço, porém era um dos instrumentos usados por uma quadrilha especializada em assaltos e furtos qualificados. O traje é feito de um material especial que confunde as imagens das câmera durante à noite.

A roupa estava com o cearense Klevi Lessa Xavier, preso em Piripiri, mas foragido da Polícia do Ceará por diversos crimes. Nos dois roubos mais recentes, o prejuízo para lojas de celulares foi de mais de R$ 500 mil, em Tianguá.

No momento da abordagem da Força Tática (Cb Edilson, Cb Marta e Sd Diego), no residencial Petecas, Klévi estava em uma Hilux SW4 clonada, que na verdade foi roubada em Juazeiro do Norte e tinha documentação falsa. Ele estava mais do que ostentando com o carrão pela cidade de Piripiri. 


O detalhe é que esta Hilux roubada era um "clone" de uma Hilux pertencente ao Agente Chiquinho do DEMUTRAN de Nova Russas, que há alguns meses estava recebendo notificações de multas de locais que ele jamais esteve. Inclusive, o Agente Chiquinho, que também é comerciante em Nova Russas, já havia registrado Boletim de Ocorrência sobre esta situação e aguardava que em algum momento este "clone" de seu veículo fosse apreendido, o que acabou acontecendo neste último final de semana.

A Polícia acredita que Klevi Lessa Xavier e os colegas da quadrilha pretendia atuar também na região de Piripiri. Dentro do carro foram encontrados ainda pés-de-cabra, possivelmente usados em arrombamentos.

Klevi estava em Piripiri desde o dia 19/04, no residencial Petecas, na casa de uma mulher a qual conheceu pela internet e estavam mantendo um relacionamento. Ela diz que não sabia do histórico do cearense e que se iludiu. Um colega dele conseguiu se evadir pela mata.

"Está aí a importância de se fazer abordagens. A Força Tática conseguiu evitar a ação dele na região e entregá-lo à justiça que o procurava", enfatiza major Costa Neto, subcomandante do 12º Batalhão de Polícia Militar de Piripiri. 


Saiba mais

O que é clonagem de veículos?

O fenômeno da clonagem de veículos já vem de várias décadas (há registros certos já na década de 1970, sendo possível a existência de casos anteriores), e nunca parou de crescer. Se trata de um crime tipificado no Art. 311 do Código Penal Brasileiro, mas dependendo dos casos podem ser aplicados, entre outros, também os Artigos 171 (estelionato), 180 (receptação) e 297 (falsificação de documento público), sempre do C.P. Brasileiro.

Hoje em dia existem várias modalidades de clonagem (desde as mais refinadas até as grosserias) e várias finalidades para as quais cada tipo de clonagem é normalmente feita, vamos sintetizar os principais casos:


Clonagem Parcial.
Se trata de clonagem de veículos iguais em suas características principais (modelo, cor etc...), mas que não chega a adulterar o número do chassis, se limitando a adulteração/clonagem da placa e da documentação. Esta modalidade é frequentemente adotada para carros roubados, de todas as categorias, que são sucessivamente revendidos em outros estados ou, as vezes, no exterior. Em alguns casos é o sistema usado por criminosos que querem se locomover em carros roubados sem correr grandes riscos.
Os documentos são falsificados por completo, ou, em alguns casos, falsificados adulterando documentos originais roubados ou extraviados.

Clonagem de Placa

 
Consiste na simples clonagem da placa de um veículo sem problemas num veículos roubado ou com outras restrições. Em alguns casos até em veículos sem problema algum, com a única finalidade de evitar multas e pontuação na CNH.


Há vários graus de refino nesta operação sendo que se passa da simples troca de placa, sem atenção ao modelo e cor do veículo, até a troca de placa em veículos com características similares ou iguais. Sistema usado sobretudo por criminosos para circular com mais facilidade em veículos roubados, além de outras pessoas sem escrúpulos para evitar multas e pontuação.

Quem tiver seu carro clonado (normalmente isso se descobre na hora em que iniciam a aparecer multas não reconhecidas), tem que se preparar para enfrentar alguns transtornos. Primeiramente é fundamental fazer um B.O. numa delegacia, de preferência especializada em roubo de veículos. Logo depois precisa entrar com recursos no Detran relativamente a todas as multas não reconhecidas, anexando o B.O. e todo tipo de prova possível de que o carro original não estava no local e horário indicados na multa. 


Em alguns estados o Detran permite a troca de placa uma vez comprovado legalmente que existe um carro clonado em circulação. Nos demais é aconselhável entrar com uma ação na Justiça pedindo que seja deferida a troca da placa por causa da existência de um carro clonado em circulação.
 

 

Com informações do site Piripiri Repórter 
Complementação de informações do Blog
 

“Governo não negocia nem se rende a bandidos”, diz Camilo Santana

O governador Camilo Santana (PT) negou nesta terça (25), que seu governo negocie com qualquer facção criminosa atualmente em operação no Ceará. Em entrevista coletiva, o petista disse que mantém determinação à Polícia Militar de “botar bandidos para correr” do Estado.


A fala de Camilo surge após membros do Conselho Penitenciário do Estado (Copen) afirmarem que o governo acatou a determinações de organizações criminosas para evitar novos ataques a coletivos em Fortaleza.

terça-feira, 25 de abril de 2017

9 áreas no Brasil têm dificuldades para contratar profissionais; lista

Mesmo com mais de 12 milhões de desempregados no País, algumas empresas podem levar de 8 meses a um ano tentando contratar profissionais altamente qualificados em áreas específicas, segundo levantamento da Luandre, consultoria de Recursos Humanos (RH) que atende 200 das 500 maiores empresas do Brasil.
 
“As empresas estão sendo mais criteriosas e exigentes na busca por novos profissionais, já que existe grande oferta no mercado. No entanto, quando chegamos nesse perfil profissional definido pela empresa, para realizar a contratação, a mesma deve oferecer salários ou condições atraentes com base no que o mercado de trabalho oferece”, diz Renata Montone, especialista em RH.
Alguns requisitos podem dificultar ainda mais. "Faltam profissionais qualificados e quando o cliente solicita um idioma, as dificuldades triplicam porque os candidatos dizem que têm o idioma fluente, mas quando precisam conversar, não conseguem se comunicar apropriadamente", analisa.
 
Salários e benefícios
Segundo a especialista, profissionais altamente qualificados tendem a buscar empresas que entregarão mais que bons salários e benefícios. “É muito difícil tirar bons profissionais empregados de suas empresas. Em uma época de crise muitas pessoas preferem ficar em ambientes que já conhecem e sabem que se tratam de empresas sólidas e com boas políticas, que entregam mais que salário, mas também qualidade de vida e retorno para a sociedade”.
 
RAIO-X em 4 questões
Quais áreas existe mais dificuldade para contratar? 
  • automação
  • edificações
  • eletrônica
  • alimentos
  • bebidas
  • TI
  • engenharia
  • finanças
  • contabilidade
  •  

Quais diferenciais são os mais procurados?
  • Candidatos que possuem mais de dois idiomas fluentes, como inglês e espanhol, por exemplo, têm um diferencial no mercado;
  • Vivência internacional também conta pontos;
  • Ter participado ou desenvolvido grandes projetos;
  • Formação em universidades renomadas tem bastante peso na hora da contratação;
  • Trabalho social ou voluntário é bem visto por algumas empresas
  • Estabilidade emocional
  • Excelente comunicação
  • Grande poder de persuasão

Qual é o salário médio dessas vagas?
Vai depender do porte e do segmento da empresa. As vagas de média e alta gerência giram em torno de 20 a 40 mil mensais.
 
O que as empresas devem fazer para se tornarem mais atrativas?
A primeira coisa que um profissional de RH deve fazer é se perguntar o quanto a sua empresa se diferencia da sua principal concorrente. Por que o melhor profissional do mercado vai trabalhar para você e não para a outra? Os bons profissionais pensam a longo prazo. Eles não deixarão um bom emprego por 10% a mais do salário pura e simplesmente. Eles querem saber onde a empresa os levará, onde poderão chegar profissionalmente. Isso sem falar, claro, de qualidade de vida.

Divulgados horários e datas para as finais entre Ceará e Ferroviário

Na tarde desta segunda (24), a Federação Cearense de Futebol (FCF) divulgou tabela detalhada dos jogos das finais do Campeonato Cearense 2017, a serem disputados por Ceará e Ferroviário. Todas as partidas serão disputadas na Arena Castelão.
Dia 30/04, às 16h, domingo, Alvinegro de Porangabuçu e Tubarão da Barra fazem a primeira das três partidas programadas. Na quarta-feira subsequente, ou seja, dia 03/05, às 21h45, as equipes voltam a duelar pela segunda vez na série. Por fim, dia 07/05, às 16h, em um domingo, as duas agremiações finalistas do estadual farão o terceiro e último confronto.
 
Diário do Nordeste

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Morre o cantor Jerry Adriani aos 70 anos

Morreu, neste domingo (23), no Rio de Janeiros, o cantor Jerry Adriani, 70 anos, ídolo da jovem guarda. Ele enfrentava um câncer e estava internado no Hospital Vitória, na Barra da Tijuca, Zona Oeste.
Internado desde o dia 7 de abril no Hospital Vitória, no Rio, Jerry Adriani, de 70 anos, havia apresentado melhoras no último fim de semana e tinha saído da UTI. Segundo informações do G1, Adriani faleceu às 15h30. 
Carreira
Jair Alves de Souza nasceu em 29 do janeiro de 1947, no bairro do Brás, em São Paulo. Adotou o nome artístico de Jerry Adriani quando começou sua carreira como cantor, em 1964. Além da música, relatou o Bahia Notícias, o cantor também construiu uma carreira na TV, como apresentador dos programas “Excelsior a Go Go”, da TV Excelsior, e "A Grande Parada", na TV Tupi, todos na década de 60.
Além da TV, Jerry se aventurou pelo cinema. Ele cantou e atuou em “Essa Gatinha a Minha” (com Peri Ribeiro e Anik Malvil); “Jerry, A Grande Parada”; e “Jerry em busca do tesouro” (com Neyde Aparecida e os Pequenos Cantores da Guanabara). Ainda não há informações sobre velório e enterro do cantor.

Fortaleza é a única cidade do Brasil entre os melhores destinos para viajar em família

A capital do Ceará está entre os melhores destinos para se viajar em família em 2017 segundo pesquisa realizada pelo Airbnb. Fortaleza é a única cidade do Brasil na lista e garantiu a 9ª posição.
A campeã do estudo é a cidade de Osaka, no Japão. A pesquisa foi feita através da internet com famílias que tenham filhos maiores de idade. As informações são do portal InfoMoney.
O levantamento também apontou alguns comportamentos das viagens em família. Cerca de 34% das viagens incluem os avós e 20% amigos da família. A praia é o destino favorito (75%) e o carro é o meio de transporte mais utilizado (72%). As famílias também buscam comodidades como acesso ao wi-fi (64%) e piscina (49%).
 
 Confira a lista completa:

sábado, 22 de abril de 2017

MOTOCICLETA FURTADA DE IGREJA DURANTE CULTO EVANGÉLICO EM IPAPORANGA

Na noite desta sexta( 21) por volta de 21:30 ocorreu o furto de motocicleta na cidade de Ipaporanga. O fato aconteceu na BR 404 mas precisamente defronte à igreja evangélica e a vítima foi o senhor: José Odair Santos 42 anos agricultor residente em Lagoa do Barro.
A vítima estacionou a motocicleta Honda Titan cinza 2009 placa NQZ 3139 defronte a igreja quando retornou a mesma não estava mais no local.
Segundo populares um casal chegou numa outra motocicleta ( não identificada) o garupeiro pegou a motocicleta Da vítima e evadiu-se do local.
Policiais diligenciaram mas até agora a autoria não foi identificada e nem a motocicleta foi encontrada.

Solto um dos acusados na Operação Viúvo Negro

Foi solto nesta quinta (20), um dos acusados da Operação Viúvo Negro, desencadeada no último dia 07 pela Polícia Federal e Ministério Público Federal.
A operação investiga falsas concessões de pensões por morte junto às agências do INSS no Ceará, especificamente em Santa Quitéria, Reriutaba, Fortaleza e Região Metropolitana.
A defesa do empresário, composta pelos advogados Leandro Vasques, Holanda Segundo, Thiago Rocha e Jader Cavalcante, ingressou junto à 12ª Vara Federal de Fortaleza, pedido de revogação da prisão preventiva e alternativamente, de liberdade provisória.
Por sua vez, o Ministério Público apresentou parecer favorável à revogação da prisão preventiva, por considerar desnecessária a aplicação da medida constritiva de liberdade, já que a pena máxima do crime em tese praticado é de 5 anos de reclusão, o que acarretaria uma pena cumprida em regime diverso do fechado.
O juiz Dartanhan Vercingetórix de Araújo e Rocha, considerou em sua decisão, que o réu em liberdade não ofereceria risco a garantia da ordem pública, nem tampouco prejudicará a aplicação da lei, ou mesmo a instrução processual.

POLÍCIA CIVIL DE TAUÁ, COM APOIO DA PM PRENDEU ELEMENTOS QUE DURANTE ASSALTO ESPANCARAM ANCIÃO DE 96 ANOS

A Polícia Civil através dos Delegados Regional de Tauá Gisleian Lima, de Quiterianópolis Adriano Queiroz de Andrade, e do escrivão Aluízio Amorim com apoio do PM Cavalcante,  prenderam na tarde desta sexta-feira (21), dois elementos, que na última quarta-feira (19), praticaram um assalto em uma residência da localidade de Santa Paz, no Distrito do Trici, e durante a ação agrediram um ancião de 96 anos. A vítima foi lesionada na cabeça com coronhadas e panos de facão.
Na casa onde o caso aconteceu mora o idoso, o aposentado Francisco Gomes de Freitas, 96 anos, conhecido por “Chichico”, que no momento do assalto estava em companhia de uma irmã.
Os meliantes chegaram à residência ameaçando os ocupantes do imóvel e exigindo dinheiro. Mesmo depois de se apoderar de uma quantia de R$ 330 reais e de um telefone celular, a dupla ainda agrediu o dono da casa, o aposentado Chichico, e depois fugiu do local ao perceber a aproximação de uma pessoa que chegava à residência. Na fuga os bandidos utilizaram uma motocicleta que também foi apreendida em poder dos mesmos durante a operação realizada pela Polícia na tarde de hoje.
Identificação:

Os meliantes foram identificados como sendo: Antônio Kleuton Alves Costa, vulgo “Keké”, e Herleivando Lira Oliveira, conhecido por “Vando”.
Segundo informou o Escrivão Aluísio Amorim, os objetos roubados não foram localizados, mas testemunhas reconheceram os elementos como sendo os autores do assalto. Os dois foram presos na Santa Tereza.
"Ao perceber a chegada da Polícia a dupla ainda tentou fugir, mas foi contida à tempo", disse o delegado Gisleian Lima.
Na casa do Vando, os policiais encontraram o facão que foi usado na agressão contra o idoso. Os assaltantes foram conduzidos à Delegacia e autuados em flagrante, concluiu o delegado.
 

sexta-feira, 21 de abril de 2017

Segurança é reforçada, mas ônibus e prédios se tornam alvos de ataques

O dobro dos efetivos do Batalhão de Policiamento de Ronda de Ação Intensiva e Ostensiva (BPRaio) e do Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque) nas ruas, helicópteros sobrevoando a Cidade, reforço policial do Interior para Fortaleza e policiais acompanhando comboios de ônibus. Essas foram as ações realizadas ontem pela 
Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) na tentativa de conter os ataques e restabelecer os serviços de transporte público na Capital.

Na quarta-feira, 19, o titular da pasta, André Costa, havia garantido que a situação seria normalizada, mas a Cidade e a Região Metropolitana viveram ontem mais um dia de episódios violentos.
Um ônibus particular em Aquiraz e um veículo de transporte escolar de Itapiúna foram alvo de incêndios criminosos durante a madrugada. Em Fortaleza, foram cinco ônibus incendiados entre as 8h40min e as 12h50min. Coletivos dos bairros Vila Velha, Castelo Branco, Padre Andrade, Canindezinho e Planalto Ayrton Senna tiveram perda total nas ações criminosas.

No Canindezinho, o ônibus da linha Jardim Fluminense foi abordado por uma dupla de suspeitos que lançou um coquetel molotov no veículo. Na ação, o cobrador, que é cadeirante, ficou preso e sofreu queimaduras de 3º grau. Ele segue internado em estado grave no Instituto Doutor José Frota (IJF). O ataque aconteceu em frente à Escola Municipal Jornalista Demócrito Dummar, que teve as aulas suspensas após a ameaça de invasão pelos criminosos. No mesmo bairro, a Escola Profissional Maria José Ferreira Gomes também foi ameaçada de invasão.

Três distritos policiais, duas agências bancárias, a antiga sede da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) e um carro da Secretaria do Desenvolvimento Agrário também foram alvos de ações criminosas.
Conforme a SSPDS, além dos seis suspeitos cujas capturas foram divulgadas na quarta-feira passada, outras 11 pessoas foram detidas sob suspeita de participação nos ataques. Três pessoas — um adulto e dois adolescentes — foram detidas de posse de galões de gasolina e isqueiro, na Via Expressa.

Terrorismo
Sobre os novos ataques, mesmo com a garantia de que a situação seria normalizada, o secretário André Costa, em entrevista coletiva na sede da SSPDS, negou que tenham havido erros na estratégia de combate aos crimes. “Não é que deu errado. A gente elaborou um plano de ação, agiu; ocorreram alguns ataques, a gente refez o planejamento e, até então, estamos conseguindo manter a situação sob controle. Não temos como estar em todos os lugares”, disse.

Costa reafirmou que as transferências de presos nas casas de privação do Estado são uma das linhas de investigação das causas dos ataques. Já o governador Camilo Santana (PT) confirmou, em coletiva no Palácio da Abolição, que líderes de facções foram, esta semana, transferidos do Ceará para presídios federais — o que reforça a tese. Classificando os ataques como “terrorismo”, o governador disse que eles são reflexo do incômodo que “a força da segurança pública” tem causado. “Eles querem reagir e intimidar o Estado. Mas nós não seremos intimidados, não recuaremos para manter a ordem e combater a criminalidade”, salientou.

Cadastro Único de 11 milhões de famílias será atualizado

Cerca de 11 milhões de famílias serão convocadas para atualização dos dados do Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal. Com início em abril, a ação é a maior já realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA). O Cadastro Único é porta de entrada para mais de 20 iniciativas do governo federal, entre elas, o Bolsa Família. A atualização ocorrerá em etapas e será executada pelos municípios.
Passarão pela Revisão Cadastral aquelas famílias que estão há mais de dois anos sem atualizar os dados. Já aquelas que apresentaram diferença entre a renda declarada ao Cadastro Único e o que consta em outras bases de dados do governo farão parte do processo de Averiguação Cadastral.~Do total de convocados, cerca de 4,2 milhões de pessoas são beneficiárias do Programa Bolsa Família, das quais 1,7 milhão passarão pela Revisão Cadastral e 2,5 milhões pelo processo de Averiguação. As famílias serão comunicadas sobre o prazo para atualizar as informações por meio de mensagem no extrato de pagamento.
Qualquer alteração, como mudança de endereço, renda, escola dos filhos ou composição familiar deve ser comunicada à gestão municipal do Cadastro Único e do Bolsa Família. Mesmo que não tenha ocorrido nenhuma mudança, as famílias precisam atualizar ou confirmar os dados a cada dois anos para não deixar de receber o benefício.

MULHER MORRE VÍTIMA DE ACIDENTE DE TRÂNSITO EM CRATEUS

Um acidente de trânsito ocorrido na madrugada de hoje(21) na Cidade de Crateús deixou uma vítima gravemente ferida e que morreu após dar entrada no Hospital São Lucas.

O fato ocorreu  por volta das 02h40min, na Avenida Sargento Hermínio, próximo ao Posto de Combustível Único, em Crateús, foi vítima fatal de acidente de Trânsito a senhora: RANNIERLEY SABÓIA SAMPAIO MELO , 37 anos  filha de Maria Aurilúcia Sabóia Sampaio e José Alves Sampaio, residente na Rua Onélia Teles, Bairro dos Venâncios, em Crateús.

Segundo informações, a vítima conduzia a motocicleta Honda Biz 125 EX, vermelha, ano 2014/2015, placa PMF 0739 – Crateús, quando perdeu o controle e colidiu com um poste na Avenida acima mencionada. Que a composição da RD 1211:  foi até o local do acidente, juntamente com a Guarda Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros, sendo a vítima socorrida ainda com vida ao hospital São Lucas, posteriormente, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. O corpo será encaminhado ao IML, conforme procedimentos legais.

A nossa reportagem apurou que a vítima trafegava na Rua Barão do Rio Branco sentido Posto único e ao passar próximo as bombas ela já perdeu o controle do veículo e foi de encontro ao poste que fica no canteiro central da Avenida. A vítima foi jogada a uma certa distância e lamentavelmente morreu após a entrada no Hospital São Lucas.

MULHER PRESA EM PORANGA APÓS MANDAR MENORES JOGAR CACHAÇA PARA DENTRO DA CADEIA LOCAL

Ontem(20) por volta de 14h30min, foi presa a acusada Francisca Nildele Gomes de Sousa 19 anos , solteira, desempregada, natural de Poranga, a infratora entregou a dois menores, garrafas de bebida alcoólica para que fossem arremessadas para dentro da Cadeia Pública de Poranga, sendo os menores de  13 anos  natural de Poranga-Ce,  e a segunda menor de 15 anos  solteira, estudante.

A composição da CP 7002 recebeu denúncia que os menores receberam a bebida alcoólica, para ser jogada dentro da cadeia, e de pronto localizaram e abordaram os menores com o ilícito, tendo os menores informado quem os tinha entregado essa bebida, logo em seguida a composição diligenciou, localizando a acusada e dando-a voz de prisão, a conduziu à Delegacia de Polícia Civil de Crateús, onde foi realizado o devido procedimento legal, autuando a acusada no art. 243 do ECA.

ASSALTO EM GAZEA - IPUEIRAS. UM DOS AUTORES FOI PRESO

Ontem (20 ) por volta das 19:40 no distrito de Gazea- Ipueiras o senhor José Haroldo de Souza 43 anos natural de Ipueiras, casado, vendedor, residente em São Benedito quando conduzia um caminhão Mercedes de cor vermelha da empresa Ivan frios, estava juntamente com o Francisco Arnaldo de Paiva Souza e mais outro ajudante foram abordados por três elementos em duas motocicletas, estando dois deles armados com arma de fogo anunciaram o assalto e subtraíram da vítima 4000 reais em espécie e cerca de 6.000 em cheques.

Após o fato populares seguiram os elementos quando um deles caiu da motocicleta e foi detido por populares até a chegada da polícia. Com o elemento não foi encontrado nenhum valor nenhuma arma de fogo, porém as vítimas reconheceram o elemento: Antônio Guilherme Peres Rodrigues ,18 anos, Natural de Nova Russas, solteiro, estudante, residente na Cohab Nova Russas. Ele conduzia moto Honda CG 125 Fan de cor azul. Após ser acionada a Polícia Militar foi até o local e o acusado foi preso conduzido para a delegacia regional de Polícia Civil em Crateús onde foi autuado em flagrante.
A versão apresentada pelo acusado é que foi forçado, obrigado por outros dois elementos não identificados a participar do assalto. A versão do mesmo não convenceu a polícia.

Prisão feita pela CP 7062 sub Tenente Fernandes, Sargento Luzier e soldado R Andrade.
O acusado foi autuado em flagrante na Delegacia Regional de Polícia Civil em Crateús.
Os outros dois autores do assalto até agora não foram identificados.

MOTOCICLETA FURTADA EM ARARENDÁ

Ontem(20) por volta das 21h30min, na AV. Vicente Torres, sem número, Centro, Ararendá-Ce, foi furtada uma motocicleta HONDA/CG 125 TITAN KS – 2003/2003, COR AZUL, ARARENDÁ-CE, propriedade de Antônio André de Sousa Pereira, filho de José Rodrigues Pereira e Maria Socorro de Sousa Pereira, natural de Ararendá-Ce, solteiro, estudante, residente na localidade de Saramanta, zona rural de Ararendá.
A vítima informa que deixou a motocicleta estacionada no referido local, enquanto foi ao colégio, quando retornou não encontrou a motocicleta. A composição da VTR 7032 foram informados pela vítima no destacamento, que diante desse fato, foram realizadas diligências, com o intuito de recuperar o veículo, porém não obtiveram êxito.

quinta-feira, 20 de abril de 2017

ASSALTO A MÃO ARMADA EM GÁZEA - IPUEIRAS

DEPOIMENTO de Winicio Marcos de Sousa sobre o assalto de hoje


Houve hoje por volta das 19:40 no distrito de Gázea,um assalto a mão armada, tendo como vítima,o Aroldo, conhecido como Aroldo do Zé Fernando. Três elementos em duas motos realizaram o assalto. Segundo relatos, levaram a quantia de mais de cinco mil reais. Foram ouvidos uns três tiros. Um dos elementos veio a cair duas vezes da moto no trajeto Gazea a Bom princípio.Na última queda alguns moradores vieram a segurar o elemento. Foi muito tenso. Na hora, ocorreu até pessoas caindo de moto com medo dos tiros,eu estava no local. Só lembrando que estão todos bem, nada de mais grave.

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Novo sistema de pagamento de boletos tem início em julho

Em parceria com a rede bancária, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) está desenvolvendo um novo sistema de melhoria no processo de pagamento dos boletos bancários. Apresentada nesta segunda-feira (17) em Fortaleza, a Nova Plataforma de Cobrança promete aperfeiçoar o atual modelo com mecanismos que trazem mais controle e segurança a esse meio de pagamento, dando maior confiabilidade e comodidade aos consumidores.
 
Ideia que nasceu há aproximadamente três anos, a expectativa da Febraban é iniciar a operação do novo sistema a partir do dia 10 do próximo mês de julho, com a validação de boletos com valor igual ou acima de R$ 50 mil. Gradativamente, até o dia 11 de dezembro deste ano, boletos de todos os valores passarão a ser validados pelo novo sistema, segundo a Febraban.
 
A grande mudança proporcionada pelo novo sistema ocorre quando o consumidor (pessoa física ou jurídica) fizer o pagamento, mesmo de um boleto vencido, em outra instituição financeira que não seja a emissora do documento. Nesse momento, será feita uma consulta à plataforma para checar as informações. Se os dados do boleto que estiver sendo pago coincidirem com aqueles que constam no sistema, a operação é validada. Se houver divergência de informações, o pagamento do boleto não será autorizado e o consumidor poderá realizar o pagamento exclusivamente no banco que emitiu a cobrança, uma vez que essa instituição terá condições de fazer as checagens necessárias.
 
Benefícios
O diretor-adjunto de Negócios e Operações da Febraban, Walter Tadeu de Faria, explica que a Nova Plataforma de Cobrança trará benefícios para o consumidor e para a sociedade, facilitando o pagamento de boletos vencidos, além de evitar o envio de boletos não autorizados ou pagamentos em duplicidade.
 
"Para as empresas emissoras dos boletos, entendemos que a principal vantagem é a segurança, evitando, dessa forma, fraudes. Para o público pagador, o grande benefício é que os clientes vão poder pagar os boletos, mesmo vencidos, em bancos que não sejam o emissor dos documentos", afirma.
 
"O cálculo dos acréscimos, como multas e juros, serão feitos a partir da leitura do código de barras, que deixa de ser apenas um instrumento de pagamento e passa a ser a porta de entrada para o novo sistema", acrescenta Walter de Faria.
 
Validação
O executivo lembra que o Estado do Ceará é um importante polo econômico da região Nordeste, contando com 518 agências bancárias e 1.104 postos de atendimento bancário.
De acordo com Walter de Faria, a validação dos boletos será realizada em etapas porque, no Brasil, aproximadamente, 3,5 bilhões de boletos são emitidos a cada ano.
 
Consumidor
Com o funcionamento da Nova Plataforma de Cobrança, o consumidor deve atentar se o boleto recebido de seu fornecedor de produto ou serviço inclui seu nome e CPF ou CNPJ, além do valor e data de vencimento do documento, isso porque esses dados são exigidos pelo Banco Central.
Caso essas informações não estejam no boleto, vale entrar em contato com a empresa emissora para solicitar que ela registre o boleto, a fim de que ele seja apto a passar pela dupla checagem da Nova Plataforma.
Isso é importante porque, à medida em que o sistema for implantado, os boletos sem registro só poderão ser pagos no próprio banco no qual foi emitido - o que pode gerar contratempos para o consumidor.
 
Empresas
Condomínios, escolas, lojas online e todas as empresas de comércio, serviços ou indústrias que fazem cobranças utilizando boletos bancários precisam procurar o banco do qual são clientes para migrar da modalidade de emissão de boleto sem registro para a modalidade registrada.
Walter de Faria destaca que a Nova Plataforma permitirá às empresas melhor gestão dos recebimentos, pois as condições da operação negociadas com os consumidores serão preservadas. O comprovante de pagamento também será mais completo, apresentando todos os detalhes do boleto (juros, multa, desconto, etc.) e as informações do beneficiário e pagador.
Diário do Nordeste

Vereador propõe salário mínimo para os colegas em Hidrolândia

Durante a sessão ordinária da última segunda-feira (17), o vereador Pedro Peres (PEN) chamou a atenção de todos os presentes, após sugerir a redução dos salários dos vereadores para um “salário mínimo”.
Em sua fala na tribuna da Câmara Municipal de Hidrolândia, o vereador propôs a ideia de reduzir os salários com uma alternativa de ajudar a equilibrar as contas públicas do município.
Hidrolândia 24 Horas


ELEMENTO PRESO AO TENTAR ENTRAR COM DROGA E CELULAR EM UMA MOLETA NA CADEIA DE NOVA RUSSAS

Ontem(18) por volta De 18:15min, ligou para o 190 o agente penitenciário da Cadeia Pública de Nova Russas FRANCISCO LEITE EVANDRO FIRMINO DE OLIVEIRA COSTA, plantonista da Cadeia Pública, dessa cidade de Nova Russas-Ce, solicitando a presença da Polícia Militar, que o apenado: FRANCISCO ERIVAN DIAS DA COSTA 22 anos , Vulgo “Sobra”,  natural de Nova Russas-Ce, solteiro, Ajudante de pintor, residente à Rua Napoleão Ribeiro Torres S/N, bairro Tamarindo, Nova Russas, ao chegar para o pernoite, tinha sido encontrado com o mesmo 10 trouxinhas de maconha e um celular, que transportava dentro de umas das moletas.
De pronto foi acionada a composição da viatura 7102, que diante da informação do agente foi realmente constatada a veracidade do fato. Sendo providenciada a condução do acusado à Delegacia Regional de Polícia Civil da cidade de Crateús, para a realização dos procedimentos cabíveis. Saliento-vos que o referido apenado foi autuado sob os artigos: 33 Lei de entorpecentes ( Lei 11343)-SISNAD, 349 Código Penal (DEC. Lei 2848) por esta tentando entrar com celular, art.40 III por está com droga em local proibido e flagranteado

APARELHO CELULAR TOMADO DE ASSALTO EM ARARENDÁ

Ontem(18)  por volta das 20h20mim, entrou via telefone, o SD.PM M.GOMES do destacamento da cidade de Ararendá, para informar que por volta de 19h45mim, compareceu ao destacamento, a Sra. Maria Helena Gomes Barros  40 anos , natural de Nova Russas-Ce,  casada, motorista, relatando que sua filha  menor de 14 anos natural de Ararendá, estudante, solteira,foi vítima de assalto.
Dois elementos em uma motocicleta não identificada, subtraíram um Celular Samsung Glaxi J-7 dourado. Sendo que após os policiais tomarem conhecimentos do fato, saíram em diligências, com o intuito de localizar e prender os possíveis autores, mas os mesmo tomaram rumo ignorado.
Composição que compareceu no local e realizou diligências: ST.PM ARRUDA e SD.PM M.GOMES.

segunda-feira, 17 de abril de 2017

Na reta final, 61% dos cearenses ainda não declararam o Imposto de Renda

Faltando menos de duas semanas para o fim do prazo de envio da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2017, pouco mais de 248 mil declarações foram entregues no Ceará, o que corresponde a 39% do total esperado pela Receita Federal no Estado até o dia 28 de abril (625 mil). Assim, 61% ainda não prestaram contas com o Leão. Os números são semelhantes aos de 2016, quando cerca 60% dos contribuintes deixaram para fazer a entrega de última hora.
Até às 15 horas da quinta-feira (13), a Receita havia recebido 248.827 declarações no Estado, aproximadamente 2% a mais do número recebido na mesma data do ano passado. Em todo o País, foram realizados 11,077 milhões de envios.
Apesar do pouco tempo, o superintendente da Receita Federal na 3ª Região Fiscal, que inclui Ceará, Piauí e Maranhão, João Batista Barros, diz que como o programa gerador da declaração (PGD IRPF/2017) está mais amigável neste ano, ainda é possível realizar o envio dentro do prazo com certa tranquilidade.
"Diferente dos anos anteriores, hoje um só programa permite fazer a confecção e a transmissão da declaração, o que facilita muito para o contribuinte", ele diz. "Ainda assim, a gente recomenda que se faça a declaração o mais rápido possível, para dar tempo de revisar, evitar multa e, além disso, quanto mais cedo entregar, mais rápido ele recebe a restituição", acrescenta.
A multa mínima para o contribuinte que não entregar a declaração até o dia 28 é de R$ 165,74 e a máxima é de 20% do imposto devido. Barros diz que, pelo histórico dos anos anteriores, a expectativa é de que cerca de 20 mil declarações sejam entregues com atraso no Ceará. "Nós gostaríamos que todos fizessem a entrega em dia, mas o que a gente vem percebendo é que o número de entregas é crescente", disse. Em 2016, foram 625.110 declarações entregues no prazo.
Malha fina
Entre os principais erros que mais levam os contribuintes a cair na malha fina, Barros destaca dois: ausência de fonte pagadora e deduções incorretas.
"É muito comum as pessoas deixarem de colocar alguma fonte, principalmente os profissionais liberais", ele diz. "Quanto às deduções, o principal problema ocorre com as despesas médicas. Muitas pessoas incluem despesas que não se enquadram nas despesas médicas ou informam um valor superior ao que conseguem comprovar. Em geral, esses são os casos que mais levam as pessoas a cair na malha fina".
Dependentes
Com menor frequência, há casos de erro relacionados ao número de dependentes. "Às vezes as pessoas colocam como dependente, um neto sem ter a guarda judicial ou mesmo o pagamento de uma pensão sem que haja acordo em cartório", diz o superintendente da Receita Federal.
Já entre as mudanças na declaração deste ano está a exigência de que os contribuintes incluam o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) dos dependentes a partir de 12 anos. Até o ano passado, a obrigatoriedade de CPF era para dependentes a partir de 14 anos de idade.
2016
No ano passado, 17.434 declarações caíram na malha fina no Ceará. Esse número é equivalente a 2,78% do total. De acordo com a Receita, as retenções foram causadas por inconsistências das informações dadas pelos contribuintes. Deste total, 12.390 (71%) tiveram como resultado "imposto a restituir", tendo sido bloqueada a restituição por pendências no processamento. Em todo o Brasil, foram 771.801 declarações retidas em 2016, ou 2,61% dos 29,542 milhões declarantes brasileiros.

Enel dará desconto de até R$ 150 na conta de energia

A Enel Distribuição Ceará lançou ontem um Clube de Vantagens, por meio do qual o cliente poderá conseguir desconto de até R$ 150 na conta de energia elétrica. Podem participar da iniciativa todos os consumidores de baixa tensão (residenciais ou com pequenos negócios) que não estão inadimplentes com a Enel, o que representa a maioria dos 3,8 milhões de clientes da concessionária no Estado.
 "Nosso objetivo é, primeiramente, conhecer melhor o nosso cliente, ter mais uma proximidade com ele, e, além disso, oferecer uma comodidade, mais uma opção para de abatimento para os valores da sua conta de energia", destacou o responsável de serviços ao cliente da Enel Distribuição Ceará, Ranier Lima.
 
Como participar
Para ter chances de conseguir os créditos de energia, é preciso se cadastrar no Clube de Vantagens com o CPF e o número do cliente. Após essa etapa, o consumidor poderá acumular pontos de acordo com as compras que realizar nos sites de lojas parceiras da iniciativa. Cada um dos parceiros tem um critério próprio de conversão do dinheiro gasto nas compras em pontos.
"Tem parceiro que dá três pontos a cada real e tem o inverso também", explica Lima. Com o Clube de Vantagens, os clientes poderão ter R$10, R$50, R$100 ou R$ 150 de desconto na conta de luz. Para conseguir os descontos, são necessário acumular 1.333, 6.700, 13.400 e 20.000 pontos, respectivamente.
Quando o consumidor atingir a pontuação para o abatimento desejado, ele poderá fazer a troca do valor pelo crédito na conta de energia no próprio site do Clube. O abatimento escolhido virá descontado no valor da fatura do mês seguinte.
 
Validade
A validade dos pontos é de doze meses, a contar da data da aquisição. Os clientes também poderão trocá-los por produtos e serviços dos estabelecimentos credenciados no Clube de Vantagens, incluindo ingressos de cinema, créditos em combustível Shell ou pontos Multiplus e Smiles.
 

Clube de vantagens
Para conferir mais detalhes sobre a iniciativa e se cadastrar, acesse o site http://bit.Ly/clubedevantagensenel

sábado, 15 de abril de 2017

POLICIAIS DE NOVO ORIENTE PRENDERAM HOJE NAQUELE MUNICÍPIO DOIS ELEMENTOS IDENTIFICADOS COMO: CIGANO E PATO.

POLICIAIS DE NOVO ORIENTE PRENDERAM HOJE NAQUELE MUNICÍPIO DOIS ELEMENTOS IDENTIFICADOS COMO: CIGANO E PATO.
OS DOIS SÃO ACUSADOS DO LATROCÍNIO OCORRIDO ONTEM A NOITE EM TRÊS IRMÃOS ONDE A VÍTIMA FOI O SENHOR JOAQUIM CAZUZA, DE 92 ANOS.
SEGUNDO A POLÍCIA FOI APREENDIDO DINHEIRO SUJO DE SANGUE E UM DELES JÁ TERIA CONFESSADO A AUTORIA DO CRIME.
OS DOIS ESTÃO SENDO CONDUZIDOS AGORA PARA A DELEGACIA REGIONAL EM CRATEUS.

quinta-feira, 13 de abril de 2017

Delator diz que Temer negociou propina de US$ 40 milhões

O presidente Michel Temer participou em 2010, quando era candidato a vice na chapa de Dilma Rousseff, de uma reunião em São Paulo para acertar o pagamento de US$ 40 milhões de proprina. A denúncia foi deita por um dos ex-executivos da Odebrecht em delação premiada.
 
Em termo por escrito entregue aos investigadores da Operação Lava Jato, Márcio Faria da Silva contou que o encontro ocorreu no escritório político de Temer em São Paulo, localicado no Alto de Pinheiros, em 15 de julho de 2010, por volta das 11h30. Silva, que na época era presidente da Odebrecht Engenharia Industrial, disse que ficou "impressionado" com a naturalidade com que a propina fora cobrada por Temer.
 
O valor de US$ 40 milhões seriam correspondentes a 5% de um contrato da Odebrecht com a Petrobras. Além de Temer, participaram da reunião outro executivo da empreiteira, Rogério Araújo, e os então deputados federais Eduardo Cunha e Henrique Alves, ambos do PMBD, além do lobista João Augusto Henriques. "Foi a única vez que estive com Temer e Henrique Eduardo Alves, e fiquei impressionado pela informalidade com que se tratou na reunião do tema 'contribuição partidária', que na realidade era pura propina", confessou o ex-executivo na delação.
 
 
Herdeiro e ex-presidente da Odebrechet, Marcelo Odebrecht também se referiu a esta reunião em depoimento à Java Lato. Ele disse que, na época, ouviu de seus auxiliares de que teria sido feito um pagamento indevido ao PMDB. Ele contou que chegou a ser questionado sobre o pagamento pela então presidente da Petrobras, Graça Foster, e pela própria Dilma Rousseff, que, segundo ele, queria saber se Temer estava envolvido no caso. Marcelo Odebrecht afirmou que responder às duas de que membros do PT também teriam recebido a propina, o que teria calado-as. "Quando coloquei o PT no assunto, desarmei a questão. Como iam conduzir [uma investigação] se o partido estava envolvido?", contou o ex-presidente da empreiteira em depoimento. Em um comunicado, a Secretaria Especial de Comunicação da Presidência disse que Temer "jamais tratou de valores com o senhor Márcio Faria" e que o presidente "contesta de forma categórica qualquer envolvimento de seu nome em negócios escusos". 
 

Arena Castelão é uma das citadas em delação da Odebrecht por possíveis irregularidades

Destino de investimentos bilionários, a construção e a reforma das arenas para a Copa do Mundo de 2014 tiveram irregularidades em pelo menos 6 dos 12 estádios que receberam o Mundial, de acordo com delatores da Odebrecht. Uma delas é a Arena Castelão, em Fortaleza. O delator Benedicto Barbosa da Silva Júnior, conhecido como BJ, narrou a "ocorrência de acordo entre as empresas do Grupo Odebrecht e Carioca Engenharia a fim de frustrar o caráter competitivo de processo licitatório associado à construção da Arena Castelão", segundo o despacho do ministro Edson Fachin. Os fatos foram encaminhados à Seção Judiciária do Ceará. O ministro também autorizou que a Procuradoria-Geral da República (PGR) envie cópia para a análise da Procuradoria da República no Ceará.
A pedido da PGR, o ministro Fachin, relator da Operação Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou que sejam encaminhados para outras instâncias relatos que envolvem, além da Arena Castelão, o Maracanã, o Mané Garrincha, a Arena da Amazônia e a Arena Pernambuco. 
Os conteúdos que apontam "possível prática criminosa associada à construção da Arena Corinthians [Itaquerão]" serão investigados no próprio STF, onde já tramita um inquérito sobre o assunto, em segredo de justiça. No mais caro dos estádios, o Mané Garrincha, que custou R$ 1,4 bilhão, de acordo com dados oficiais, os delatores João Antônio Pacífico Ferreira e Ricardo Roth Ferraz de Oliveira relataram "ocorrência de acordo de mercado". Os crimes específicos que poderão ser investigados não foram divulgados no despacho do ministro a que a reportagem do Estado teve acesso. 
Em tese, um acordo de mercado é uma prática em que os concorrentes combinam, previamente, preços ou os vencedores de uma licitação. Fachin determinou que conteúdos sejam encaminhados à Seção Judiciária do Distrito Federal e autorizou que a Procuradoria Geral da República os encaminhe à Procuradoria da República no Distrito Federal.
Nas obras do Maracanã - reconstruído ao custo de R$ 1,05 bilhão, 75% a mais que os R$ 600 milhões que se calculou gastar num primeiro momento - houve pagamento de vantagem indevida, segundo cinco delatores. 
"Além do repasse de valores ao então Governador Sérgio Cabral, noticia-se a ocorrência de pagamentos em favor de agentes ligados ao Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ)", destaca o ministro Edson Fachin nos despachos em que autoriza a remessa dos termos de depoimentos ao Superior Tribunal de Justiça, que é a instância onde devem ser processados penalmente conselheiros de tribunais de conta estaduais. Entre eles está Jonas Lopes de Carvalho, suposto beneficiário dos pagamentos.
Benedicto Júnior também contou que houve um acordo entre as empresas Odebrecht e Andrade Gutierrez para frustrar o caráter competitivo de processo licitatório associado à construção da Arena Amazônia, de acordo com o despacho do ministro Fachin, que remeteu essas informações à Seção Judiciária do Amazonas e autorizou remessa de cópia pela PGR à Procuradoria da República no Amazonas.
O delator João Antônio Pacífico Ferreira narrou a ocorrência de acordo entre as empresas Odebrecht e Andrade Gutierrez "a fim de frustrar o caráter competitivo de processo licitatório associado à construção da Arena Pernambuco". Fachin autorizou o encaminhamento de cópia destas declarações para a Seção Judiciária de Pernambuco e permitiu à PGR que as encaminhe à Procuradoria da República em Pernambuco.
Supremo
Os fatos ligados ao Itaquerão ficarão no STF. Emílio Odebrecht e Marcelo Odebrecht, dono e herdeiro do Grupo Odebrecht, se somaram a mais três delatores para descrever irregularidades na arena corintiana - estádio que inicialmente estava previsto para custar R$ 820 milhões, mas terminou em R$ 1 08 bilhão, tendo incentivo de R$ 400 milhões da Prefeitura de São Paulo. Os relatos de "possível prática criminosa associada à construção da Arena Corinthians" serão apurados no inquérito 4341 que já tramita no Supremo em segredo de justiça e tem como alvo único atualmente o deputado fe