sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Você sabia que o nergético misturado com bebidas alcoólicas tem o mesmo efeito que cocaína

Você é da turminha que gosta de misturar energético com as suas bebidinhas na balada? Pois é melhor você ter em conta o que um estudo conduzido recentemente revelou quando for pedir os seus drinks! Isso porque, de acordo com Hannah Crouch, do portal The Sun, pesquisadores da Universidade Purdue, nos EUA, descobriram que essa mescla tem o mesmo efeito que a cocaína. Já pensou? Você pode estar bebendo “cocaína líquida” sem saber!

Segundo Hannah, os cientistas chegaram a essa conclusão depois de separar uma porção de ratinhos (baladeiros?) em dois grupos e dar a cada um deles uma mistura de álcool e energético ou cocaína. Depois, os pesquisadores avaliaram a atividade cerebral dos animais e descobriram que os que haviam consumido a bebida apresentavam um comportamento semelhante ao dos que haviam entrado em contato com a cocaína. E isso não foi tudo...

Perigos

Outra coisa — nada legal — que os pesquisadores descobriram foi que, além de o álcool com o energético ter o mesmo efeito que a cocaína no cérebro, a misturinha também parece provocar danos permanentes no cérebro. Aparentemente, o consumo da bebida leva à produção de uma proteína chamada FosB que serve como um indicador de que ocorreram alterações neuroquímicas no órgão de longo termo.

Essa descoberta é muito preocupante, já que, segundo os pesquisadores, é justamente por causa dessas alterações na química cerebral que os dependentes de drogas têm tanta dificuldade em abandonar o vício. Para piorar ainda mais as coisas, os cientistas também descobriram que os ratinhos que consumiram a bebida alcoólica com energético desenvolveram uma maior tolerância à cocaína.

Em outras palavras, os animais se tornaram menos sensíveis aos efeitos da droga com o tempo, o que significa que, para obter os mesmos resultados, eles teriam que aumentar as doses da substância. A pesquisa apontou que quando as duas bebidas — álcool e energético — são consumidas em separado, os mesmos efeitos não são observados.

Portanto, o conselho aqui é que, se você realmente gosta das duas bebidas e acha que não pode abrir mão de nenhuma delas, pense duas vezes — e lembre com carinho desse estudo com os ratinhos — antes de consumir as duas juntas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário