A sede do Demutran de Farias Brito amanheceu cercada por viaturas da Polícia Civil
Uma operação deflagrada no começo da manhã desta segunda-feira (3), na cidade de Farias Brito, no Sul do Ceará (a 471Km de Fortaleza), resultou na prisão de cinco pessoas cinco pessoas, suspeitas de envolvimento em um esquema de fraudes e propinas no Departamento Municipal de Trânsito (Demutran). Entre os detidos estão quatro servidores do órgão e o dono de uma auto-escola.
No total, sete mandados judiciais foram cumpridos, sendo cinco de prisão preventiva e mais dois de busca e apreensão, de acordo com as autoridades. Além das prisões, os policiais apreenderam um vasto material, como documentos e computadores, que será analisado para a colheita de provas dentro das investigações.
Ainda de acordo com a Polícia, a investigação começou após uma denúncia ter sido feita na Delegacia Regional de Polícia Civil de Iguatu, na região Centro Sul (a 414Km de Fortaleza) dando conta de um esquema criminoso no Demutran de Farias Brito.
“Eles de utilizavam de um desvio para multar pessoas e se desviavam da função para obterem benefícios ilícitos”, afirmou o delegado Sérgio da Silva Maia Júnior, titular da Delegacia de Polícia de Farias Brito.
Corrupção
Já a auto-escola era utilizada dentro esquema criminoso, conforme as autoridades, para fraudar os registros de infrações de trânsito. "Eles cobravam uma quantia para evitar a multa e usavam a auto-escola para cobrar os valores, dando uma suposta aparência de legalidade", disse.
Os investigados poderão responder por associação criminosa, corrupção, concussão (quando o agente público exige uma vantagem indevida), na medida da participação de cada um.
Fernando Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário