sexta-feira, 29 de junho de 2018

ACIDENTE COM VÍTIMA FATAL NA ESTRADA QUE LIGA CRATEUS A IPAPORANGA

uma colisão entre carro e motocicleta deixou uma vítima fatal na manhã desta sexta( 29) na estrada que liga Crateús a Ipaporanga.O fato aconteceu por volta das 08:00 horas na BR 404 mas precisamente na localidade de vaca morta- Crateús.

A vítima fatal foi: Damião Alves da Silva, conhecido como Tim, 53 anos, filho de Manoel Alves da Silva e Maria Bonfim de Melo- Natural de Nova Russas, residente em cajas dos quadros Ipaporanga. A vítima conduzia a motoneta Drean de cor preta, sem placa e trafegava sentido Ipaporanga Crateús quando tentou ultrapassar dois veículos,uma D20 e um caminhão carregado de gás e acabou colidindo frontalmente com um caminhão de uma cerâmica de propriedade do Sr João Braz.

A vítima teve morte imediata e o condutor do caminhão que, segundo populares não teve nenhuma culpa, apresentou-se na Delegacia de Polícia Civil. Observação: Tim era preso da Justiça do regime semiaberto da cadeia de Ipaporanga onde respondia por homicídio.

O corpo da vítima será encaminhado para o Instituto Médico Legal na cidade de Tauá. A viatura do Destacamento de Ipaporanga, Sargento Wilton, Sargento Araújo e Sargento Linardo esteve no local do acidente.


FONTE: Tony Sales

PROPRIETÁRIO DE BAR É ENCONTRADO MORTO NA CIDADE DE PORANGA

Encontrado na manhã de hoje, sexta feira, o corpo de Adail Rodrigues da Silva, dono de um Bar na cidade de Poranga. O Bar da vítima fica no bairro Jardim das Oliveiras. Informações  dão conta que trata-se possivelmente de um homicídio.

Apontado como mentor do Furto de armas na Delegacia de Nova Russas, é preso em Imperatriz

                              Mairton é apontado como mentor do furto de armas na Delegacia de Nova Russas
Na tarde desta quinta-feira(28/06), por volta das 14h30, no bairro Nova Imperatriz(Imperatriz), a Polícia Militar do Maranhão prendeu o assaltante de banco  Mairton Diogo do Nascimento, 51 anos.
 
Ele foi preso após uma denúncia anônima informando que  encontrava-se com várias armas na Vila Cafeteira, que teriam sido furtadas da delegacia de Nova Russas no dia 19 de Março deste ano.
 
 

Na tarde desta quinta-feira(28/06), por volta das 14h30, no bairro Nova Imperatriz(Imperatriz), a Polícia Militar do Maranhão prendeu o assaltante de banco  Mairton Diogo do Nascimento, 51 anos.
 
Ele foi preso após uma denúncia anônima informando que  encontrava-se com várias armas na Vila Cafeteira, que teriam sido furtadas da delegacia de Nova Russas no dia 19 de Março deste ano.
 
A polícia abordou o acusado na avenida Bernardo Sayão e encontrou um revólver calibre .38 municiado. Ele ainda apresentou um documento de identidade falso.
Armas encontradas com o acusado
 
Os policiais foram até sua residência na Vila Cafeteira e encontraram várias armas e munições. Em seguida, ele foi apresentado na Delegacia Regional de Imperatriz, cumprindo um mandado de prisão que estava em aberto em desfavor do mesmo.
Colaboração de Jhivago Sales

Informações da PM do Maranhão

PM prende foragido da justiça com várias armas e munições em Imperatriz

Após denúncia anônima que o acusado havia realizado um roubo na delegacia da cidade de Nova Rússia no estado do Ceará e que com ele se encontravam os objetos frutos do roubo em sua residência no bairro Vila Cafeteira, em Imperatriz.

Policiais Militares do Grupo de Serviço Avançado (GSA) do 3º BPM iniciaram o levantamento e monitoramento do suspeito, e na tarde desta quinta-feira (28) durante rondas pelo bairro Nova Imperatriz abordou o veículo do suspeito.

Durante a abordagem o suspeito apresentou documento de identidade falso, a guarnição deslocou até a residência do acusado e com sua permissão realizou a revista. No local foram encontradas quatro armas de fogo e várias anotações de números telefônicos.
Mairton Diogo foragido da justiça foi detido com várias armas e munições em Imperatriz

Feita a pesquisa nos sistemas de banco de dados da polícia foi constatado que Mairton Diogo do Nascimento (51 anos) possui em seu desfavor mandado de prisão preventiva em aberto pelo crime de assalto a banco. Mairton Diogo foi entregue no Plantão Central de Polícia Civil, sem lesões corporais, para as tomadas das devidas providências legais.



MATERIAIS APREENDIDOS
– 01 PISTOLA 24/7 PRO LS CAL .40 N°5BV73805
– 01 PISTOLA 58 S CAL. 380 N° K0130755
– 01 REVOLVER CAL.38 N ° 1781098
– 01 ESPINGARDA CAL .20 N° 539517
– 10 MUNIÇÕES INTACTAS CAL .380
– 03 MUNIÇÕES INTACTAS CAL .38
– 08 MUNIÇÕES INTACTAS CAL .20
– 01 CARREGADOR CAL .380
– 01 CARREGADOR CAL .40
– 01 CELULAR LG
– 01 VEICULO GOL PLACA PBB-4172
– DOCUMENTOS PESSOAIS FALSOS
– 01 RELÓGIO
 
 
Denes Lima

Dilma Rousseff confirma que será candidata ao Senado por Minas Gerais

A ex-presidente cassada Dilma Rousseff confirmou, nessa quinta-feira, que irá se candidatar ao Senado por Minas Gerais nas eleições 2018. Essa foi a primeira vez que a petista falou como pré-candidata, desde que transferiu, em abril, o domicílio eleitoral para o Estado onde nasceu.
“Não vou me furtar a participar de uma luta que eu julgava que não teria mais participação ativa eleitoral”, explicou a petista, argumentando que a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado e preso pela Operação Lava Jato, além do processo de impeachment sofrido em 2016, foram os motivos que pesaram na decisão.
“Essas eleições serão muito importantes, pois elas podem interromper um processo de golpe, de deterioração das condições econômicas, políticas, sociais e civilizatórias, afirmou.
 
 
Com informação do Jornal O Dia

Polícia registra duas tragédias em família no interior do Ceará: pai mata o filho e filho mata o pai.

Ererê
Cabeleireiro José Nilo foi assassinado a golpes de faca pelo pai. O crime ocorreu em Ererê 


Duas tragédias familiares foram registradas nas últimas 24 horas no Interior do Ceará. Em um dos casos, o pai matou o filho a golpes de faca durante uma discussão por causa de bebedeira. No outro, a Polícia procura um homem que assassinou o pai a tiros e fugiu. Os assassinatos ocorreram na noite desta quarta-feira, num intervalo de três horas.

O primeiro crime aconteceu por volta de 20h10, na localidade de Sítio Forquilha, na zona rural do Município de Ererê, na região do Vale do Jaguaribe (a 351Km de Fortaleza), próximo à divisa do Ceará com o Rio Grande do Norte. Um jovem identificado como José Nilo, cabeleireiro, foi morto a golpes de faca pelo pai, Laércio, durante uma discussão.

Segundo apurou a Polícia, o pai se excedia em bebedeiras e o filho não gostava daquela atitude. Ontem à noite, os dois voltaram a discutir sobre o mesmo assunto, fato que originou uma briga, onde o pai sacou uma faca e desferiu vários golpes do filho. O cabeleireiro ainda foi levado para o Hospital Municipal de Ererê, mas não resistiu.

Ainda durante a briga, Laércio esfaqueou também um genro. O assassino do próprio filho acabou preso em flagrante pela Polícia Militar.

Outro crime

No Município de Milhã, no Sertão Central (a 300Km de Fortaleza), um agricultor foi assassinado, a tiros, pelo filho. O crime ocorreu por volta de 23 horas desta quarta-feira na localidade conhecida como Pedra Fina.  Segundo a Polícia, o autor do assassinato está foragido e sendo procurado.
O agricultor foi atingido com tiros no tórax e levado por familiares para o hospital da cidade, onde pouco tempo depois acabou morrendo. A Polícia não revelou as identidades do agressor e da vítima.

Anciã assassinada

Na zona rural do Município de Santa Quitéria (a 217Km de Fortaleza), uma mulher de 71 anos de idade foi assassinada, a pauladas, pelo vizinho. O crime aconteceu por volta de 11h30 desta quarta-feira na localidade conhecida como Fazenda Jacurutu, na zona rural.
A aposentada Cecília Pinto de Oliveira, 71 anos, foi atingida na cabeça com pancadas desferidas com uma mão-de-pilão pelo seu vizinho, Francisco Alves Pereira, 59 anos, conhecido por “Chico Joca”. Segundo a Polícia, relatos de vizinhos contam que os dois viviam se desentendendo por motivos banais. Na manhã de ontem, “Chico Joca” invadiu a casa da anciã e a matou. A Polícia Militar prendeu o homicida em flagrante.

Jornalista Fernando Ribeiro 

Chacina em Quixeramobim teve como motivação a "guerra" de facções que devasta o Ceará

Quixeramobim 1 Quixeramobim 2
Duas das quatro pessoas mortas na chacina em Quixeramobim:  Francisco Neto e Damila

Equipes da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) e do Comando Tático Rural (Cotar), do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), além de um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), já estão na cidade de Quixeramobim, no Sertão Central (a 201Km de Fortaleza). O reforço chegou àquela cidade ainda na madrugada de hoje (29) após uma chacina que deixou quatro pessoas mortas e outra ferida.
O reforço de efetivos e meios foi deslocado para Quixeramobim por determinação da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) ainda na noite passada após a informação da matança ter sido confirmada pelo Comando do Policiamento do Interior Sul (CPI-Sul), através do 10º Batalhão Policial Militar (10º BPM), sediado em Quixadá.

A matança ocorreu na noite desta quinta-feira (28), por volta de 20 horas, dentro de um barraco em um terreno invadido por membros do Movimento dos Sem-Terra (MST), na periferia da cidade. O local que serviu de palco para a matança fica na Rua Francisco Ulisses Bezerra, no bairro Conjunto Esperança. Ali está instalado o Assentamento Santa Teresa.

Bala

Segundo testemunhas, um grupo de homens chegou ao local em motocicletas e automóveis e invadiu o barraco, matando três mulheres e um homem. As três jovens caíram mortas no banheiro. Já o rapaz foi executado na entrada do barraco. Todos foram eliminados sem chance alguma de defesa. Até o fim da noite não havia sido confirmada a identificação das vítimas. Após uma perícia no local, os corpos foram levados para o Núcleo da Pefoce da cidade.
As autoridades não descartaram a hipótese de que a chacina foi praticada por conta da rivalidade entre facções criminosas. O grupo assassinado seria integrante do Comando Vermelho (CV). Na parede do barraco havia uma sigla da facção.

Identificação

A Polícia identificou extra-oficialmente as quatro pessoas mortas na chacina: Francisco Neto, 22 anos; Antônia Damila, 25; Débora Maia, 17 anos, e uma jovem identificada somente por Keyla. Os quatro corpos permanecem na Sala de Necropsia da Pefoce de Quixeramobim aguardando o reconhecimento formal pelos familiares para que seja feita a liberação para sepultamento.



Jornalista Fernando Ribeiro

quinta-feira, 28 de junho de 2018

Polícia prende suspeito de ter contratado pistoleiros para executar funcionário da escola, em Guaiúba

Professor 500
Alan Rosário Nogueira, 36 anos, foi executado a tiros na porta da escola pública onde trabalhava

Para a Polícia, o crime ocorrido dentro de uma escola, na cidade de Guaiúba, na Região 
Metropolitana de Fortaleza (RMF), fato ocorrido na manhã desta quarta-feira (27), foi passional e de “encomenda”. Insatisfeito com a separação e com ciúmes da ex-companheira, ele teria contratado pistoleiros para matar o funcionário de uma escola da rede pública.
A vítima foi o auxiliar administrativo Alan Rosário Nogueira, 36 anos, funcionário da Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental José Tristão Filho, situado no Centro de Guaiúba (a 30Km de Fortaleza). No momento em que entrava na escola, por volta de 8h25, Alan foi atingido com vários tiros na cabeça, no tórax e no abdome. Chegou a ser levado para a emergência do hospital daquela cidade, mas não resistiu. O crime foi presenciado por vários alunos e professores do estabelecimento de ensino. As aulas foram suspensas, pois o clima era de medo.
Segundo a Polícia Militar, logo após o assassinato, patrulhas fizeram buscas e as diligências culminaram na prisão do suposto mandante da morte do funcionário da escola.
Um homem, cuja identidade não foi revelada, não se conformava com a separação. A mulher havia decidido terminar o relacionamento e os dois estavam separados há cerca de 15 dias. Neste intervalo, o ex-marido fez ameaças à mulher, que registrou queixa na Polícia. A mulher estaria iniciando um suposto caso com Alan Nogueira.

Crime de “encomenda”

Preso, o suspeito confessou que contratou um pistoleiro por R$ 1.500,0 para praticar o assassinato. “Foi um crime passional, motivado por ciúmes, não temos mais dúvidas”, disse o tenente-coronel PM Alves, comandante do policiamento da área que abrange Guaiúba e outros quatro Municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), pertencentes à Área Integrada de Segurança Doze (AIS-12), Maracanaú, Maranguape, Pacatuba e Itaitinga.

Jornalista Fernando Ribeiro

Professor é assassinado a tiros por aluno dentro da escola na Região Metropolitana de Fortaleza

Professor morto em Guaiúba
O professor foi baleado dentro da sala de aula, diante dos alunos, e acabou morrendo quando era socorrido. O atirador conseguiu fugir e está sendo procurado na cidade

Professor morto em Guaiúba 3
O professor Alan Nogueira foi baleado e morto

Um professor foi morto a tiros, na manhã desta quarta-feira (27), na cidade de Guaiúba, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O crime aconteceu na Escola de Ensino Fundamental e Médio José Tristão Filho, localizada na Rua Maria do Carmo, 100. Segundo as primeiras informações colhidas pela Polícia no local do crime, um aluno invadiu a escola e atirou contra o professor Alan Nogueira, que era também o coordenador da unidade de ensino.
O crime aconteceu em sala de aula, diante de vários estudantes. Em seguida, o atirador fugiu. Os dois haviam discutido anteriormente. O professor foi baleado no tórax e abdome.
Uma equipe de socorristas foi enviada ao local, mas a vítima não resistiu aos ferimentos. O clima de pânico tomou de conta dos alunos, funcionários e demais professores da escola. A Polícia Militar cercou o local, mas não localizou o aluno atirador.

Outros casos
Na semana passada, um aluno foi baleado dentro da sala de aula em uma escola pública, em Fortaleza. O crime ocorreu no bairro Quintino Cunha, na zona Oeste da Capital. O rapaz, de 17 anos, foi atingido com um tiro de raspão na cabeça e outro nos braços, sendo socorrido para o Instituto Doutor José Frota (IJF-Centro), onde permaneceu internado alguns dias e foi liberado.
Em abril, um estudante identificado como Francisco Matheus Lima Gurgel, de 17 anos, aluno do 2º ano do Ensino Médio, foi assassinado, a tiros, dentro de um colégio no Município de Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A Escola Eunice Weaver foi o palco da violência.
No dia 2 de fevereiro, uma estudante de 15 anos foi assassinada, a tiros, na porta da escola particular onde estudante, localizada no cruzamento das ruas Tulipa Negra e Cônego de Castro, no bairro Presidente Vargas. A aluna, identificada como Regilana de Oliveira, chegava à escola quando bandidos tentaram matar um homem que estava próximo. Uma bala perdida acabou atingindo mortalmente a estudante. No dia 19 de março, uma estudante ficou ferida ao ser atingida por uma bala perdida disparada em uma escola pública no bairro Ancuri, também na Capital.

Jornalista Fernando Ribeiro 

Neymar cai quatro vezes e decepciona torcedores que esperavam bebida grátis por cada tombo

Para quem esperava ficar embriagado à custa das quedas de Neymar, a vitória do Brasil por 2 a 0 sobre a Sérvia foi decepcionante. Aproveitando as críticas contra o atacante nos dois primeiros jogos da Copa do Mundo, contra Suíça e Costa Rica, onde ele caiu cerca de 20 vezes, bares prometeram distribuir doses de bebidas alcoólicas a cada queda do jogador. Contudo, diante dos sérvios, o atleta sofreu apenas quatro quedas. 
 
E nem o árbitro assistente de vídeo (VAR) ajudou os sedentos torcedores.
Neste jogo, o brasileiro mostrou estabilidade em campo. Apesar de não ter balançado as redes adversárias, cresceu de produção e deu o passe para o gol de Thiago Silva. “Não estou reconhecendo o Neymar”, lamentava uma torcedora no fim do jogo no Boteco do Imprensa, no bairro Dionísio Torres, onde shots de vodka foram distribuídos a cada tombo do brasileiro.
“Estamos transmitindo todos os jogos da seleção, mas queríamos atrair mais público, então pensamos em fazer essa promoção, seguindo o que bares do Sul e Sudeste estão fazendo. Agora, só depende dele cair, ele tem de cair”, brincou Pedro Neto, proprietário do bar.
 
Foi a primeira vez que o designer de interiores Rennê Santos, 25, assistiu jogos da Copa no estabelecimento. Apesar de não acompanhar futebol, ele vestiu roupas com as cores de bandeira do Brasil e foi torcer. “Achei essa ideia da bebida (grátis) muito criativa. Confesso que estou torcendo mais pelo Neymar cair que pelo gol, mas quero a vitória também”, disse.
O espaço no bairro Dionísio Torres foi tomado por torcedores com olhares divididos entre o telão e o árbitro improvisado pelo bar para liberar a rodada de bebida. Contradizendo a tradição do futebol, neste caso, o juiz era ovacionado a cada aparição. Funcionário da administração, John Gomes recebeu um apito e dois cartões: um amarelo e um verde, indicando aos garçons se o tombo valeu. “Aqui não tem VAR, simulando ou não, libero bebida para todo mundo”, disse.
 
Diante da escassez de quedas, a torcida passou a “simular”, comemorando até quando outros atletas caíam. “A regra é clara, não foi ele”, tentava argumentar John, fazendo gestos sugerindo ter revisto o lance por meio do VAR. Após o segundo gol, com a classificação garantida, a torcida engrossou o coro pedindo que o atleta se jogasse no chão, mas não adiantou. Ao longo de todo o segundo tempo, apenas uma falta foi marcada. “Pensei que ia cansar de liberar bebida, mas ele caiu pouco”, lamentou John, o árbitro, após o jogo.
 
O POVO Online

Partidos querem volta de showmícios e entram com ação no Supremo

PT, PSB e PSOL entraram com Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF) nessa quarta-feira, 27, sobre a proibição de apresentação de artistas em atos de campanha, os showmícios. O advogado responsável pelo processo, Daniel Sarmento, pediu que o ministro Luiz Fux, relator da causa, julgue monocraticamente o caso.
A ação conta com o apoio do movimento 342artes, articulado pela produtora Paula Lavigne, conforme revelou o colunista do Jornal O Globo, Ancelmo Gois. Sarmento diz que a ideia é que não seja irrestrita a participação de músicos em atos políticos, mas sim resguardar que eles possam se engajar em campanhas espontaneamente, sem receberem por isso. “O argumento válido contra os showmícios é que, permitindo o pagamento de artistas pelos políticos, se aumente a influência do dinheiro nas eleições. Pode haver justificativa para proibir os shows pagos, mas nenhuma para proibir apresentações gratuitas”, diz Sarmento.
Sarmento compara a causa com a decisão do STF de liberar a publicação de sátiras e conteúdo humorístico sobre candidatos. O jurista tem a expectativa de que Fux decida sobre o pedido da liminar antes do recesso do Judiciário, na semana que vem.
Líder do PSOL na Câmara dos Deputados, Chico Alencar, crê que a alteração na regra pode ajudar a combater o desencanto da população com a política. O partido, sobretudo no Rio, têm forte penetração na classe artística. Porém, o deputado afirma que contestar a proibição não tem como objetivo um benefício eleitoral.
“Não achamos que artista elege alguém, mas dá credibilidade. Não estamos pensando em nós, mas no resgate da política e no encanto por ela. É preciso reaprender a fazer política com arte, mas não a arte de roubar e mentir”, avalia Alencar.
 
Proibido desde 2006
Uma das aplicações para showmícios almejada pelos partidos é a captação de recursos para campanha, escassos desde o fim das doações de empresas. Neste caso, músicos poderiam fazer apresentações sem a cobrança de cachê, revertendo a bilheteria em prol de um candidato ou partido.
A proibição de apresentações artísticas em atos de campanha passou a valer em 2006, em lei sancionada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O texto diz que é proibida “a realização de showmício de evento assemelhado para a promoção de candidatos, bem como a apresentação, remunerada ou não, de artistas com finalidade de animar comício e reunião eleitoral”. O mesmo artigo também veda a distribuição de brindes para eleitores e a colocação de outdoors.
Diversos políticos utilizaram-se dos showmícios como estratégia política. Em 2002, a campanha de Lula teve várias apresentações da dupla sertaneja Zezé di Camargo e Luciano. Já Chitãozinho e Xororó fizeram shows em campanhas tucanas.
 
 
Com informações do Jornal O Globo

terça-feira, 26 de junho de 2018

Monitor da Seca: Ceará tem melhor cenário desde 2014

O mapa mais recente do Monitor de Secas do Nordeste da aponta uma melhora no cenário do Ceará. Conforme dados elaborados por institutos de meteorologia do Nordeste com coordenação da Agência Nacional das Águas (Ana), baseado em análises de abril e maio deste ano, é possível observar que o Estado não apresenta mais nenhum município em condição de seca extrema e excepcional. Essa foi a melhor situação apresentada desde o início do Monitor, em julho de 2014.
No Ceará, em maio deste ano, houve mudanças significativas em relação ao mês anterior, ocorrendo diminuição da intensidade da seca em todo Estado, com uma pequena expansão da área de seca fraca ao norte. Na parte leste, onde antes se observava seca grave houve redução para seca moderada de longo prazo. Uma pequena área do Sertão Central e Inhamuns se mantiveram com seca grave. O impacto da seca permaneceu de longo prazo para todo o Estado.
Em julho de 2014, a situação era diferente. Na divisa do Ceará com o Piauí havia seca variando de extrema a excepcional, de acordo com os índices. No Estado, havia pontos de seca severa a extrema, na divisa com a Paraíba, no Sertão Cearense e no Norte e Noroeste Cearense. As áreas anormalmente secas e de seca moderada estavam nas Mesorregiões do Jaguaribe, Centro-sul Cearense e no setor sul das Mesorregiões do Norte e Noroeste Cearense.
Na avaliação do meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Raul Fritz, as precipitações das quadras chuvosas de 2016 e 2017 ocasionaram a condição de melhora nas áreas que eram atingidas por seca extrema e excepcional.
"As chuvas dos dois últimos anos foram positivas e contribuíram para reduzir os índices da seca no Estado. O Centro e o Sul do Ceará ainda não estão em níveis confortáveis, principalmente, se falando em recursos hídricos. A situação dessas regiões se agrava ainda mais por conta do semiárido", explica o profissional.
Segundo o meteorologista, apesar dos bons dados, a situação pode contornar até o fim do ano. "Pela ausência de chuvas no segundo semestre, as áreas de seca que tiveram redução de impactos podem retornar gradualmente. A condição da vegetação, a ecologia de cada município e o aporte dos reservatórios vai deixar isso mais lento", explica Fritz.
O professor José Nilson Bezerra Campos, da Pós-graduação em recursos hídricos da Universidade Federal do Ceará (UFC), explica que os dados ainda são insuficientes para definir padrões. "Não é possível dizer muita coisa com os dados que temos. De 2014 a 2018, tivemos uma situação crítica. As chuvas foram insuficientes para repor os reservatórios. O problema da seca ficou ainda mais complicado. Esse ano de 2018, embora não tenha sido um ano bom, foi dentro da média, o que repôs parte dos reservatórios. Se a situação não for a mesma nos próximos meses, nós vamos voltar a condição de seca anterior".
Bezerra aponta que o único benefício da ausência das duas condições de seca no Ceará é uma melhor situação de controle da água. "Essas categorias de secas extrema e excepcional demonstram o pré-colapso do sistema. Hoje, temos uma condição administrável. Cabe a população se preparar e cuidar da água. O governo vem fazendo isso com o reúso das águas e estudos em estações de dessalinização, O problema de tudo é o custo destes processos".
Reservatório
Conforme a resenha diária da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), dos 155 açudes monitorados, 24 estão com volume acima de 90 % - Acaraú Mirim, Angicos, Batente, Caldeirões, Diamantino II, Gameleira, Germinal, Gomes, Itapajé, Itapebussu, Itaúna, Jenipapo e 83 com volume abaixo de 30 %. O relatório ainda aponta seis eventos extremos: seis açudes sangrando, 27 em volume morto e seis secos. Destaca-se o açude Maranguapinho que deixou de sangrar. Foi registrado aporte em um único açude, o açude Mundaú.
 
 
Diário do Nordeste

Polícia frustra ataque a carro-forte na BR-304, em Aracati. Bando está sendo caçado na divisa

Carro-forte Aracati hoje
O blindado não chegou a ser explodido pelos criminosos graças a chegada rápída da Polícia

As polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal do Ceará e Rio Grande do Norte continuam uma caçada conjunta na região de divisa dos dois estados na tentativa de localizar uma quadrilha de ladrões de bancos e carros-fortes que vem agindo há, pelo menos, dois meses, naquela área. O mais recente ataque dos bandidos aconteceu no começo da noite desta segunda-feira (25), quando os ladrões tentaram explodir um blindado que transportava valores.

O ataque aconteceu, mais uma vez, na BR-304, no Município de Aracati, no Litoral Leste do estado do Ceará. Um carro-forte da empresa de segurança privada Brink’s foi atacado. Houve um intenso tiroteio no local. Os assaltantes chegaram a atravessar um caminhão roubado na rodovia para impedir a passagem do veículo que transportava os malotes com dinheiro.

Segundo representantes da empresa, apesar do cerrado tiroteio que ocorreu no local, a quadrilha não conseguiu roubar os malotes bancários.   Já os bandidos teriam fugido do local através de um matagal, deixando para trás parte do armamento usado no ataque, entre o material bélico havia uma metralhadora antiaérea, calibre Ponto 50 (.50), capaz de derrubar aeronaves.

Veja os casos de ataques a carros-fortes no Ceará em 2018:
 
1 – (5 de fevereiro) – Na BR-304, em Aracati, no Litoral Leste do estado. Bandidos fortemente armados explodiram um blindado da empresa Brinks e levaram todo o dinheiro. O grupo estava armado com fuzis e seria oriundo do Rio Grande do Norte (RN). A abordagem ao veículo aconteceu na localidade conhecida como Cacimba Funda, na zona rural de Aracati, já próximo à divisa dos dois estados.

2 – (23 de fevereiro) – Na CE-060, na altura da localidade de Catolé da Pista, na zona rural de Mombaça (a 293Km de Fortaleza). Agindo de forma violenta, criminosos conseguiram parar um blindado da empresa Prosegur, forçaram a saída e fuga dos vigilantes e destruíram o veículo, roubando os malotes que estavam sendo transportados no cofre do caminhão. Informações extra-oficiais revelam que mais de R$ 1,5 milhão.

3 – (5 de abril) – Na BR-222, na entrada da cidade de São Luís do Curu (a 79Km de Fortaleza), onde uma quadrilha explodiu mais um blindado da empresa Brinks. A ação foi violenta e interditou a estrada por várias horas.

4 – (7 de maio) – Na CE-176, em Santa Quitéria. Por medida de segurança, a empresa havia deslocado para a região dois carros-fortes. Ainda assim, os bandidos não se intimidaram e tentaram parar os dois veículos. No entanto, a equipe de vigilantes de um deles conseguiu escapar da emboscada. O outro carro-forte acabou sendo cercado e seus ocupantes obrigados a deixar o veículo depois de desarmados. A explosão foi tão forte que o blindado da Corpvs ficou completamente destroçado.

5 – (28 de maio) – Bandidos tentam roubar malotes que eram desembarcados de um carro-forte da empresa Brinks no Shopping Avenida, na Aldeota. Houve troca de tiros e duas pessoas ficaram feridas, entre elas, um dos vigilantes. No mesmo dia, a Polícia conseguiu prender quatro envolvidos na ação criminosa.

6 – (28 de maio) – Bandidos atacam um carro-forte da empresa Prosegur na BR-222. O veículo é destruído por uma forte explosão. Os ladrões levaram todo o dinheiro que era transportado, além das armas dos seguranças. Ninguém foi preso.

7 – (30 de maio) – Bandidos tentam assaltar um carro-forte da empresa Prosegur na BR-116, altura do Triângulo de Chorozinho (a 60Km de Fortaleza). Em meio a um tiroteio, os bandidos fogem. Logo depois, um carro é encontrado abandonado com um fuzil e explosivos no seu interior.

8 – (13 de junho) – Ataque a um comboio de carros-fortes na rodovia estadual CE-183, no Município de Varjota (a 250Km de Fortaleza). Bandidos armados e com explosivos usaram vários veículos para fechar a estrada e atacar os três blindados. Um deles foi explodido e os ladrões levaram o dinheiro que era transportado em malotes no cofre-forte do veículo.

9 – (25 de junho) – Ataque de uma quadrilha a um carro-forte da empresa Brink's na BR-304, em Aracati. Ação dos criminosos foi frustrada graças à rapidez da chegada da Polícia ao local.

Jornalista Fernando Ribeiro 

Quadrilha ataca a cidade de Quixelô e explode caixa eletrônico do Bradesco durante a madrugada

Quixelô 2
A explosão destruiu um caixa eletrônico da agência bancária durante a madrugada desta terça


Uma quadrilha fortemente armada atacou, na madrugada desta terça-feira (26), a cidade de Quixelô, localizada na região Centro-Sul do estado (a 385Km de Fortaleza). O grupo explodiu caixas eletrônicos da agência do Bradesco e atirou contra a sede do Destacamento da Polícia Militar. Este foi o 26º ataque a banco no Ceará e o segundo em menos de 24 horas. Na madrugada de segunda (25), o alvo dos ladrões foi a agência do Banco do Brasil no bairro São Gerardo, na Capital.
Segundo informações colhidas pelo Comando do 10º BPM (Iguatu), o ataque dos criminosos na cidade de Quixelô aconteceu por volta de 2h20, quando os criminosos invadiram a cidade já atirando e a quadrilha se dividiu. Parte do bando destruiu as portas da agência do Bradesco e colocou explosivos em um dos caixas eletrônicos. Houve explosão.

A outra parte da quadrilha se dirigiu ao prédio do Destacamento da PM e passou a atirar para impedir que os policiais militares de plantão pudessem reagir. Disparos foram feitos com pistolas e escopetas (espingardas de calibre 12). No entanto, ninguém ficou ferido.
Após o roubo no Bradesco, os criminosos trataram de fugir e espalharam grampos nas estradas por onde passavam para impedir que fossem perseguidos pela Polícia. Os grampos estouram os pneus das viaturas e o bando ganha tempo na fuga.


Outro
Na madrugada de segunda-feira, outra quadrilha arrombou caixas eletrônicos e cofres da agência do Banco do Brasil localizada na Avenida Bezerra de Menezes, no bairro São Gerardo (zona central) de Fortaleza. Segundo os primeiros levantamentos feitos pela Polícia no local, os ladrões teriam furtado armas de fogo usadas pelos vigilantes da segurança da agência. Não ficou conformado se os ladrões também levaram dinheiro.


Jornalista Fernando Ribeiro

Motocicleta roubada foi recuperada em Ararendá

Ontem(25) por volta das 6h:30, foi recuperada a motocicleta roubada anteontem na Localidade de Lagoa de Santo Antônio distrito de Ararendá.
A composição da FT VTR 7082, composta: SD/PM Gadelha, SD/PM Luiz Helder e SD/PM Habraão, após receber denuncia via 190 que a motocicleta roubada na localidade de Lagoa de Santo Antônio, estava circulando na localidade de Muringue, zona rural de Nova Russas, efetuaram diligencias e encontraram a motocicleta abandona.


Fonte: Tony Sales

segunda-feira, 25 de junho de 2018

Cinco mulheres assassinadas no fim de semana. No ano, já são 239 vítimas no estado

Vilmara Sara Rabeca Mariana Quixadá  1
Vilmara (morta em Fortaleza)       Sara (em Caucaia)                          Mariana (em Quixadá)


Parque Rio Branco - mulher morta
No bairro Padre Andrade, uma adolescente de 13 anos foi morta, a tiros, na sexta-feira


Pici mulher morta
No bairro Pici, outra jovem foi também executada a tiros na tarde de sexta-feira 

Subiu para 239 o número de mulheres assassinadas no Ceará neste ano. No último fim de semana, mais cinco mulheres foram mortas no estado, crimes que ainda estão sendo objetos de investigação. Foram registrados três casos em Fortaleza, nos bairros Padre Andrade, Pici e Lagamar; um em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF); e um caso no Interior, no Município de Quixadá, na Região do Sertão Central.


O primeiro assassinato ocorreu por volta de 12 horas da última sexta-feira (22), quando uma adolescente foi morta, a tiros, no bairro Padre Andrade. Logo depois, às 15h47, uma jovem também foi executada, a tiros, no bairro Pici, na zona Oeste de Fortaleza.

No sábado (24), bandidos fuzilaram um casal dentro de um carro na Rua Capitão Clóvis Maia, no bairro Lagamar. A mulher foi identificada como Vilmara Moreira Alves, 23 anos. Ela estava em companhia do marido, Francisco Wellington Nascimento de Sousa, 34, conhecido por “Marrone”, que estaria ligado ao tráfico de drogas no bairro. “Marrone” morreu no local do crime. Vilmara ainda chegou a ser socorrida por uma equipe do Samu para o Instituto Doutor José Frota (IJF-Centro), mas não resistiu.

Mais mortes

No domingo (24), por volta de 3h40, uma jovem de 18 anos foi assassinada de forma cruel no Município de Quixadá (a 154Km de Fortaleza). O corpo de Mariana Rabelo Barreto foi encontrado em um matagal na localidade Serra do Padre, Distrito de Custódio, na zona rural daquele Município.
O corpo da garota estava ao lado de uma motocicleta registrada em nome de outra mulher. Segundo a Perícia Forense, Mariana foi morta com, pelo menos, 12 tiros de pistola, sendo atingida com oito disparos nas costas, mais dois cabeça e outros dois no braço direito.
Já na noite do domingo, por volta de 19 horas, bandidos invadiram um bar na Rua Guararapes, no bairro Parque Potira, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e mataram uma jovem de 18 anos que trabalhava naquele estabelecimento, conhecido como “Bar da Lindona”. A vítima do assassinato foi identificada como Sara Rebeca Freire Pereira. Os assassinos fugiram sem deixar pistas.

Balanço

Do começo do ano até o dia 24 de julho, 239 mulheres foram mortas no Ceará. O mês que registrou o maior índice deste tipo de crime foi janeiro, com 56 assassinatos. Em fevereiro foram 42; março 46; abril com 33 (menor índice), maio com 35; e neste mês de junho já são 27 casos.


Jornalista Fernando Ribeiro 

Ladrões invadem agência do BB da Bezerra de Menezes e levam armas e dinheiro

BB
A ação dos criminosos só foi descoberta na manhã desta segunda-, no começo do expediente

Uma quadrilha arrombou a agência do Banco do Brasil situada na Avenida Bezerra de Menezes, no bairro São Gerardo, em Fortaleza. Segundo as informações iniciais da Polícia, a quadrilha pode ter levado armas de fogo e todo o dinheiro que estariam em dois cofres na tesouraria da agência.
O ataque ocorreu durante a madrugada, mas só foi descoberto no começo da manhã, quando os primeiros funcionários começaram a chegar para dar início ao expediente desta segunda-feira.
Ainda de acordo com as primeiras informações das autoridades, os ladrões teriam tido acesso ao interior do prédio após fazerem um buraco em uma parede lateral.

As informações apontam que o grupo conseguiu furtar as armas de fogo que eram utilizadas pelos vigilantes na segurança da agência durante o expediente normal. Já o dinheiro que estava em outro cofre a Polícia não informou se ele foi subtraído.

Conforme contagem feita pelo Sindicato dos Bancários do Ceará, o fato ocorrido neste fim de semana na agência do BB, representou o 25º ataque a banco no Ceará em 2018, incluindo assaltos (roubos) e arrombamentos (furtos).


Jornalista Fernando Ribeiro 

Cidadão da zona rural de Tamboril cai em golpe na venda de veículo

O famoso golpe do depósito em envelope na compra de veículo voltou a ser registrado em Tamboril. A vítima da vez foi o senhor Antonio Gama, morador da localidade de Pitombeira. Segundo informações de familiares, a vítima estava com seu carro a venda, um corcel II, 82, azul, placas HUD 9236 - Tamboril, quando apareceu um casal interessado em comprar o veículo. Eles disseram que eram de Catunda e fecharam negócio no carro.
A mulher do comprador foi até a agência da caixa e efetuou o deposito na quantia negociada na compra do veículo. Feito o depósito, a vítima repassou ao casal, os documentos e as chaves do automóvel que foram embora.
Animado e já objetivando comprar um outro carro, a vítima foi ao banco para sacar o dinheiro da venda de seu antigo veículo, para a surpresa de Antonio Gama, não havia dinheiro algum na conta. Foi ai que percebeu que havia caído em um golpe.
A efetivação do golpe se dá no depósito que é efetuado em um envelope. Os estelionatários, nesse tipo de fraude, informam um valor "x" no registro do depósito feito no auto atendimento e colocam o envelope vazio. No extrato emitido pelo caixa vem informado a quantia supostamente depositada na conta do beneficiário.
 
Qualquer informação sobre o veículo deve ser repassada para o número (88) 9.9269-9755
 
 
Blog do Manuel Sales

PM recebe as 150 primeiras viaturas das 466 alugadas pelo Estado

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) recebeu nesta segunda-feira (25) o reforço de 150 novas viaturas do modelo Jeep Renegade, que serão utilizadas, sobretudo, em ações no Interior. Trata-se do primeiro lote de um total de 466 veículos locados pelo Governo do Estado para renovar a frota da segurança pública cearense. Até o início do próximo mês de julho, todos os carros já devem estar em circulação nos 184  municípios cearenses.
"No total, receberemos 200 (Jeep) Renegade 4x4, para ações no no Interior, e 266 (Renault) Duster, que ficarão em Fortaleza e nos centros urbanos. Com a chegada de todos os veículos, todos os 184 municípios do Estado recerão, pelo menos, uma nova viatura para a Polícia Militar", informou o secretário da segurança pública do Ceará, André Costa.
Segundo o secretário, os veículos integram a experiência adotada pelo Governo do Estado na locação de viaturas, que garante que não faltem veículos nas ruas em casos de problemas mecânicos. "Além da redução nos custos de manutenção que vínhamos tendo com nossa frota, o contrato prevê que a viatura seja substituída em até 24 horas pela empresa licitada, em caso de colisão ou outras adversidades", ressaltou.
Ainda segundo André Costa, com a chegada das novas viaturas, a PMCE dará baixa em todos os veículos do ano de 2012 ou anterior. "Como também temos poucos carros de 2013, a frota será praticamente composta por viaturas de 2014 para cá", pontuou.

Novas tecnologias
Os novos veículos da PMCE incluem tablets para monitoramento das operações em tempo real, em substituição aos TMDs (Terminais Móveis de Dados), e são dotados com sistema de localização GPS (Sistema de Posicionamento Global), para traçar as rotas percorridas das viaturas e realizar o rastreamento das ocorrências via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).
Diário do Nordeste

Fim de semana sangrento no Ceará com 43 pessoas assassinadas em 72 horas

Pedras - DUPLO 2
No bairro Santo Antônio, no Eusébio, dois homens foram mortos, a tiros, na manhã de sexta-feira


Vilmara 4
Noite de sábado, no bairro Lagamar, um casal foi executado a tiros dentro de um veículo

Quarenta e três pessoas foram assassinadas durante o fim de semana no Ceará. Os assassinatos ocorreram entre sexta-feira (22) e o domingo (24). De acordo com os relatos das polícias Civil e Militar e da Perícia Forense (Pefoce). Os 43 homicídios foram assim distribuídos por área: Capital 14, Região Metropolitana de Fortaleza/RMF 12 e no Interior 17 (9 na Região Norte e 8 na Região Sul).

Em Fortaleza, os 14 assassinatos ocorreram nos seguintes bairros: Presidente Vargas, Padre Andrade, Bom Jardim, Pici, Genibaú, Serrinha, Lagamar (três mortos), Sapiranga-Coité, Antônio Bezerra, Ancuri e Granja Portugal (duplo).

Na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), 12 pessoas foram assassinadas nos seguintes Municípios: Caucaia (4 mortos), Eusébio (3), Maracanaú (2), Itaitinga, Maranguape e Pacajus.
No Interior Norte, nove pessoas acabaram sendo mortas no fim de semana nos seguintes Municípios: Tianguá, Santana do Acaraú, Sobral, Mulungu, Santa Quitéria, Catunda, Itarema, Granja e Paracuru.
No Interior Sul, foram registrados outros oito crime de morte nos Municípios a seguir: Icó, Crato, Assaré, Russas, Mauriti,, Quixadá, Acopiara e Morada Nova.
Veja os registros dos homicídios no fim de semana no Ceará:


SEXTA-FEIRA (22/6)
1 – Presidente Vargas (Fortaleza)
2 – Padre Andrade (Fortaleza)
3 – Bom Jardim (Fortaleza)
4 – Pici (Fortaleza)
5 – Genibaú (Fortaleza)
6 – Serrinha (Fortaleza)
7 – Sapiranga-Coité (Fortaleza)
8 – Lagamar (Fortaleza)
9/10 – Eusébio – DUPLO
11 – Maracanaú
12 – Eusébio
13 – Maracanaú
14 – Tianguá
15 – Santana do Acaraú
16 – Sobral
17 – Mulungu
18 – Santa Quitéria
19 – Icó
20 – Crato
21 – Assaré


SÁBADO (23/6)
22 – Antônio Bezerra (Fortaleza)
23/24 – Aerolândia (Fortaleza) DUPLO
25 – Caucaia
26 – Itaitinga
27 – Caucaia
28 – Maranguape
29 – Russas
30 – Catunda


DOMINGO (24/6)
31 – Ancuri (Fortaleza)
32/33 – Granja Portugal (Fortaleza) – DUPLO
34 – Pacajus
35 – Caucaia
36 – Caucaia
37 – Itarema
38 – Granja
39 – Paracuru
40 – Mauriti
41 – Quixadá
42 – Acopiara
43 – Morada Nova

Jornalista Fernando Ribeiro 

Polícia frustra ataque a carro-forte na BR-304, em Aracati. Bando está sendo caçado na divisa

Carro-forte Aracati hoje
O blindado não chegou a ser explodido pelos criminosos graças a chegada rápída da Polícia

As polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal do Ceará e Rio Grande do Norte continuam uma caçada conjunta na região de divisa dos dois estados na tentativa de localizar uma quadrilha de ladrões de bancos e carros-fortes que vem agindo há, pelo menos, dois meses, naquela área. O mais recente ataque dos bandidos aconteceu no começo da noite desta segunda-feira (25), quando os ladrões tentaram explodir um blindado que transportava valores.

O ataque aconteceu, mais uma vez, na BR-304, no Município de Aracati, no Litoral Leste do estado do Ceará. Um carro-forte da empresa de segurança privada Brink’s foi atacado. Houve um intenso tiroteio no local. Os assaltantes chegaram a atravessar um caminhão roubado na rodovia para impedir a passagem do veículo que transportava os malotes com dinheiro.

Segundo representantes da empresa, apesar do cerrado tiroteio que ocorreu no local, a quadrilha não conseguiu roubar os malotes bancários.   Já os bandidos teriam fugido do local através de um matagal, deixando para trás parte do armamento usado no ataque, entre o material bélico havia uma metralhadora antiaérea, calibre Ponto 50 (.50), capaz de derrubar aeronaves.

Veja os casos de ataques a carros-fortes no Ceará em 2018:

1 – (5 de fevereiro) – Na BR-304, em Aracati, no Litoral Leste do estado. Bandidos fortemente armados explodiram um blindado da empresa Brinks e levaram todo o dinheiro. O grupo estava armado com fuzis e seria oriundo do Rio Grande do Norte (RN). A abordagem ao veículo aconteceu na localidade conhecida como Cacimba Funda, na zona rural de Aracati, já próximo à divisa dos dois estados.

2 – (23 de fevereiro) – Na CE-060, na altura da localidade de Catolé da Pista, na zona rural de Mombaça (a 293Km de Fortaleza). Agindo de forma violenta, criminosos conseguiram parar um blindado da empresa Prosegur, forçaram a saída e fuga dos vigilantes e destruíram o veículo, roubando os malotes que estavam sendo transportados no cofre do caminhão. Informações extra-oficiais revelam que mais de R$ 1,5 milhão.

3 – (5 de abril) – Na BR-222, na entrada da cidade de São Luís do Curu (a 79Km de Fortaleza), onde uma quadrilha explodiu mais um blindado da empresa Brinks. A ação foi violenta e interditou a estrada por várias horas.

4 – (7 de maio) – Na CE-176, em Santa Quitéria. Por medida de segurança, a empresa havia deslocado para a região dois carros-fortes. Ainda assim, os bandidos não se intimidaram e tentaram parar os dois veículos. No entanto, a equipe de vigilantes de um deles conseguiu escapar da emboscada. O outro carro-forte acabou sendo cercado e seus ocupantes obrigados a deixar o veículo depois de desarmados. A explosão foi tão forte que o blindado da Corpvs ficou completamente destroçado.

5 – (28 de maio) – Bandidos tentam roubar malotes que eram desembarcados de um carro-forte da empresa Brinks no Shopping Avenida, na Aldeota. Houve troca de tiros e duas pessoas ficaram feridas, entre elas, um dos vigilantes. No mesmo dia, a Polícia conseguiu prender quatro envolvidos na ação criminosa.

6 – (28 de maio) – Bandidos atacam um carro-forte da empresa Prosegur na BR-222. O veículo é destruído por uma forte explosão. Os ladrões levaram todo o dinheiro que era transportado, além das armas dos seguranças. Ninguém foi preso.

7 – (30 de maio) – Bandidos tentam assaltar um carro-forte da empresa Prosegur na BR-116, altura do Triângulo de Chorozinho (a 60Km de Fortaleza). Em meio a um tiroteio, os bandidos fogem. Logo depois, um carro é encontrado abandonado com um fuzil e explosivos no seu interior.

8 – (13 de junho) – Ataque a um comboio de carros-fortes na rodovia estadual CE-183, no Município de Varjota (a 250Km de Fortaleza). Bandidos armados e com explosivos usaram vários veículos para fechar a estrada e atacar os três blindados. Um deles foi explodido e os ladrões levaram o dinheiro que era transportado em malotes no cofre-forte do veículo.

9 – (25 de junho) – Ataque de uma quadrilha a um carro-forte da empresa Brink's na BR-304, em Aracati. Ação dos criminosos foi frustrada graças à rapidez da chegada da Polícia ao local.


Jornalista Fernando Ribeiro 

ARARENDÁ: AGRICULTOR TEM MOTOCICLETA TOMADA DE ASSALTO NO DISTRITO DE LAGOA DE SANTO ANTÔNIO.

O roubo ocorreu neste domingo 24/06/2018,  por volta das 15h00, no Distrito  de Lagoa de Santo Antônio Ararendá-CE, próximo a CE-265, e a  vítima foi :  Antônio Felismino Azevedo, 49 anos ,  casado, agricultor, natural de Nova Russas,  filho de Francisco Felismino Filho e Luísa Gregório Azevedo Felismino, residente na Rua João Basílio, nº250, Lagoa de Santo Antônio–em Ararendá.
Da vítima foi subtraída uma motocicleta Honda CG 150 Fan, cor vermelha, ano 2015, placa POJ-9499 – Ararendá.
A composição 7262 composta pelos Sargento  Almeida e Sargento  Carvalho,. Foram acionados via 190 por uma vítima de um roubo.
Quando o policiamento se deslocou ao local a vítima relatou que estava cuidando dos Gados, quando dois homens em uma motocicleta, sendo que um estava armado de revolver anunciou o roubo e logo em seguida se evadiram do local com o bem da vítima, tomando sentido a cidade de Nova Russas.
O policiamento realizou várias diligências no intuito de localizar o paradeiro da motocicleta, bem como dos bandidos, porém até o presente momento sem êxito.

Fonte: Gonçalinho Rodrigues 

Fortaleza será o município do Brasil mais beneficiado com novo modelo do pré-sal | CIDADES | A Capital terá o maior acréscimo nos valores recebidos do Fundo de Participação do Município (FPM)

PROJETO na Câmara dos Deputados permite Petrobras repasse de 70% dos direitos na cessão onerosa AGÊNCIA PETROBRAS.

 Projeto de lei que concede permissão para a Petrobras vender parte dos direitos de exploração de petróleo do pré-sal, na área cedida onerosamente pela União, foi aprovado na Câmara dos Deputados e favorecerá mais Fortaleza dentre todos os municípios do País. Isso porque, pelas regras, a cota-parte destinada às cidades, provenientes dos royalties do petróleo e do fundo especial do pré-sal, vão para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para serem divididos por todos, mas levam em conta a população e a região.

 Localizada no Nordeste e com quase 3 milhões de habitantes, a Capital do Ceará passará de R$ 560 milhões para R$ 2,9 bilhões no FPM. Considerando todas as prefeituras, o montante do fundo irá de R$ 65,1 bilhões para R$ 341,7 bilhões. As cidades terão salto estimado em 525% na receita. Os dados são de pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e foram divulgados pelo jornal Valor Econômico.

 Salvador, cidade do autor do projeto, o deputado José Carlos Aleluia (DEM), será a segunda maior beneficiada no aumento do FPM, passando de R$ 504 milhões para R$ 2,6 bilhões. Recife, a capital do estado do relator do PL, o deputado e ex-ministro de Minas e Energia. Fernando Filho (DEM), que negociou a alteração para a partilha, e Manaus vêm em seguida, partindo de R$ 353 milhões para R$ 1,8 bilhão.


A votação do PL, aprovado na última quarta-feira, 20, mexeu com os parlamentares e com o movimento municipalista nacional para garantir que o texto deliberado não causasse impacto negativo na cota-parte dos recursos destinados aos municípios, provenientes dos royalties do petróleo e do fundo especial do pré-sal.

Porém, a votação está pendente da análise de três emendas na Câmara, que não mudarão o modelo de exploração e têm poucas chances de serem aprovadas. Na quarta-feira passada, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), não finalizou os trâmites. A matéria, que ainda tem de passar pelo Senado, ficou para análise nesta semana.
O Projeto de Lei (PL) 8.939/2017 permite a Petrobras repassar até 70% dos direitos na cessão onerosa, de 5 bilhões de barris para até 15 bilhões de barris, a outras empresas, contanto que mantenha 30%.

Para a CNM, estender o montante da cessão onerosa fixado para até 15 bilhões de barris causaria impacto direto nos repasses estaduais e municipais. Além de representar mais uma desoneração e prejuízo, em comparação com o regime de partilha. Substitutivo apresentado manteve o montante de barris fixados para cessão onerosa, e o excedente contratado por regime de partilha.
O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, defende que o regime de partilha é mais benéfico aos governos estaduais e municipais, que recebem os royalties pelos Fundos de Participação dos Estados e Municípios (FPE e FMP). Para ele, se é propriedade da União, então os royalties devem ser distribuídos para todos.

O POVO

domingo, 24 de junho de 2018

PREFEITO ARISTEU FIRMA COMPROMISSO DE GESTÃO PARA A COMUNIDADE DE VEREMOS COM EX VEREADOR SOCORRO

O prefeito Aristeu Eduardo esteve presente na comunidade de Veremos juntamente com a presidente da Câmara de Vereadores Rachel Eduardo e os secretários Alécio Almeida, Chagas Liberato e Eliésio Brandão. A visita teve como objetivos prestigiar um evento cultural junino na Escola Nota 10 Maria Amélia e anunciar para a comunidade novas ações da gestão. Outras representações políticas que estiveram presentes foi o ex vereador Socorro e a atual presidente do Sindicato dos servidores municipais, Fábia Marques.
Além de reforçar o seu fiel compromisso com a Educação do nosso município, Aristeu relatou o histórico da escola Maria Amélia, citando as pessoas envolvidas nessa história e homenageou a contribuição do grande líder político, ex vereador Socorro, para o desenvolvimento daquela comunidade. Lembrou da importância de um projeto defendido pelo ex vereador que trata da pavimentação em pedra tosca na principal via da localidade que inicia na rodovia asfáltica indo até após a Igreja. Destacou que as obras de pavimentação em várias comunidades já é realidade e que muitas outras já têm recursos assegurados, como exemplos, Siriema, Cabelo do Nego, Bairro Varjota,etc, e serão concluídas até o final do seu mandato.
Conforme falou o prefeito, a contribuição do ex vereador Socorro para o elo com a administração irá garantir mais benefícios para a comunidade de Veremos.

UTILIDADE PÚBLICA


O Jean da Silva Araújo, pede à quem souber alguma informação que o ajude recuperar sua motocicleta Honda/CG 125 FAN KS -2009/2010 - preta - placa NUX 7262 - Nova Russas, que foi furtada do Parque da Cidade durante evento festivo ocorrido durante este sábado e madrugada deste domingo(24), por gentileza, entre em contato com o mesmo através do 99735-8535. Desde já agradece imensamente.

quinta-feira, 21 de junho de 2018

Bandidos incendeiam quatro ônibus do transporte escolar na onda de terror na cidade de Icó

Icó CV
Os quatro veículos foram destruídos em um incêndio criminoso na madrugada desta quinta-feira


Três ônibus e um microônibus do transporte escolar público da cidade de Icó (a 375Km de Fortaleza) foram incendiados, na madrugada desta quinta-feira (21), no pátio da Companhia de Serviço de Água e Esgoto (SAAE) onde estavam estacionados. O atentado deu sequência a uma onda de terror que vem abalando a população daquele Município. Bandidos que se dizem integrantes de uma facção criminosa vêm ameaçando comerciantes e autoridades locais para impor o domínio na venda de drogas na região.
A Polícia Militar foi acionada durante a madrugada quando os quatro veículos ardiam em chamas na garagem do SAAE. Diligências foram realizadas nas horas seguintes com o apoio de unidades policiais de Municípios vizinhos. Contudo, até agora, nenhum suspeito foi detido.
Desde a semana passada os supostos membros da facção criminosa Comando Vermelho (CV) espalham uma onda de terror em Icó. Muros de residências e de estabelecimentos comerciais estão sendo pichados com a sigla do grupo e nas últimas 24 horas foram colados panfletos em postes da rede de iluminação pública. Os bandidos avisam que a população deve se manter em silêncio sobre a atuação dos traficantes e avisam que, “quem cabuetar, vai morrer”.
Pelo menos quatro comerciantes tiveram seus pontos comerciais atingidos por tiros disparados sempre durante a madrugada. Segundo os bandidos, avisam estão sendo dados à população. O clima de terror ficou evidenciado na manhã desta quinta-feira quando dezenas de alunos deixaram de ir às escolas por falta de transporte devido à destruição dos veículos que faziam o transporte escolar.
Ainda na manhã desta quinta-feira, uma equipe da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) deverá realizar levantamento técnico no local onde os coletivos foram incendiados.


Jornalista Fernando Ribeiro

quarta-feira, 20 de junho de 2018

CNH digital passa a valer no Ceará


Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital passa a valer nessa terça-feira (19) no Ceará, conforme o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). A versão digital do documento é gratuita no estado e é válida também em blitz nas estradas.

A Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) determinou que o aplicativo da carteira digital também seja aceito por passageiros nos aeroportos de todo o Brasil.
 
Para obter uma CNH digital, o primeiro é preciso ter a CNH impressa no formato atual, com QR code (modelo abaixo). Quem tem a versão antiga, precisará pedir uma segunda via ou renovar a impressa para, então, solicitar a digital. Não é necessário esperar a CNH vencer para renová-la.

O segundo passo é cadastrar-se no no Portal de Serviços do Denatran. Quem tem a CNH no modelo antigo e quiser ter a digital precisa renovar o documento físico ou pedir a segunda via.

Nesses casos, há cobrança em todos os estados pelos serviços, mas a maioria afirma que as taxas são por causa da CNH impressa. No entanto, Goiás e Piauí dizem cobrar pela CNH digital também em caso de renovação. E a Bahia informa que fará o mesmo.

Não é possível ter só a CNH digital: segundo os Detrans, o documento impresso é fundamental para a versão virtual, que usa o mesmo código.


Com informação do G1

Fortaleza ganhará até outubro 12 Torres de Segurança Estratégica

PMPU - Goiabeiras 5
As torres serão montadas estrategicamente nas entradas e saídas da Capital
PMPU - GOiabeiras 4
Moroni, Roberto Cláudio e Camilo Santana assinaram o termo de parceria Governo/Prefeitura
PMPU - Goaibeiras 2
A Torre das Goiabeiras é a segunda inaugurada na Capital nas áreas de maior violência


Até o mês de outubro próximo Fortaleza contará com um cinturão de segurança estratégica formada por 12 torres blindadas que vão monitorar as entradas e saídas da Capital, além de bairros onde os índices da violência ainda preocupam.

As células de segurança vão contar com câmeras, drones e patrulhas à pé e motorizadas da Guarda Municipal de Fortaleza e da Polícia Militar. Com essa estrutura, a Capital poderá rapidamente ser “fechada” em casos de emergência por ocasião de crimes de grande impacto, como seqüestros, roubos a bancos e fuga em presídios ou mesmo em sinistros de grande impacto para a cidade.

A parceria entre a Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado foi oficialmente firmada nesta terça-feira (19), com a assinatura do convênio entre as duas instituições durante a inauguração da Torre de Proteção Urbana construída na comunidade Goiabeiras, na Barra do Ceará (zona Oeste de Fortaleza).


O governador do Ceará, Camilo Santana (PT); o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT); e o vice-prefeito de Fortaleza e executor do Programa Municipal de Proteção Urbana (PMPU), Moroni Torgan (DEM), presidiram a solenidade e assinaram o documento que prevê o plano. Também chancelaram a parceria o comandante-adjunto da PM, coronel Adriano Moura, representando a corporação; e o secretário da Segurança Cidadã de Fortaleza, Antônio Azevedo.

Estratégia
As 12 Torres de Segurança já estão com seus locais definidos após uma avaliação técnica e estratégica realizada pela equipe do PMPU. Cinco são de responsabilidade da Prefeitura de Fortaleza e estarão instaladas nos bairros Jangurussu, Barra do Ceará (Goiabeiras), Vila Velha, Canindezinho e Edson Queiroz (Dendê).

 As duas primeiras já estão em funcionamento em nível de projeto-piloto.
Já as Torres estratégicas serão erguidas em duas BRs e cinco CEs, nos seguintes pontos:

Torre Um – No bairro Barra do Ceará (na Avenida Leste-Oeste, próximo à Ponte do Rio Ceará, fechando a saída da CE-090/Avenida Ulisses Guimarães, no limite Fortaleza/Caucaia)


Torre Dois – No Bairro Antônio Bezerra (na Avenida Mister Hull, fechando a saída para a BR-222, no limite Fortaleza/Caucaia)


Torre Três – No bairro Bonsucesso (na Avenida Osório de Paiva, fechando a saída para a CE-065, no limite entre Fortaleza/Maranguape)

Torre Quatro – No bairro Mondubim (na Avenida Godofredo Maciel, fechando a saída para a CE-060/Avenida Mendel Steimbruch, no limite Fortaleza/Maracanaú)

Torre Cinco – No bairro Tancredo Neves (Na Rodovia Santos Dumont, fechando a saída para a BR-116, no limite Fortaleza/Itaitinga)

Torre Seis – No bairro Coaçu (na Avenida Washington Soares, fechando a saída para a CE-040, no limite Fortaleza/Eusébio)

Torre Sete – No bairro Sabiaguaba (na Avenida Dioguinho, fechando a saída pela CE-010, no limite Fortaleza/Aquiraz)

Jornalista Fernando Ribeiro 

Polícia caça detentos após fuga em massa na penitenciária regional de Sobral nesta terça-feira

PIRC hoje
Alguns presos foram recapturados ainda ontem, após a descoberta da fuga pelo túnel FOTO: site miséria


A Polícia continua em diligências na tentativa de recapturar parte dos 20 detentos que conseguiram escapar da Penitenciária Industrial Regional do Cariri (PIRC), na cidade de Juazeiro do Norte, na Região Sul do estado (a 528Km de Fortaleza), na tarde desta terça-feira (19). Ao menos, 11 deles já teriam sido recapturados segundo informações ainda não confirmadas pelas autoridades policiais e da Secretaria da Justiça e da Cidadania (Sejus). 

Os presos conseguiram escapar daquela unidade – considerada de segurança média – após escavarem um túnel. No caminho das escavações eles teriam se deparado com a rede de esgotos do bairro. Ainda assim, continuaram a cavar e conseguiram chegar à rua.

Rapidamente, a Polícia Militar foi acionada para conter os fugitivos e tiros foram disparados, segundo o relato de moradores das proximidades da penitenciária. Patrulhas do Policiamento Ostensivo Geral (POG) do 2º BPM (Juazeiro), da Força Tática (FT) e do Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e ostensivas (BPRaio), foram mobilizadas para conter os presos que tentavam escapar nas proximidades da unidade prisional. Mas, segundo as autoridades, mesmo com os tiros de advertência disparados, não houve registros de feridos.

Lista
Segundo as autoridades, parte dos detentos foragidos foi identificada como: Fernando Maciel da Silva, Damião Milton Xavier Alexandre, João Paulo Albuquerque da Silva, Dioclínio Ricardo Paulino Gomes, Antônio Flávio Pereira Costa, Werlen Rufino dos Santos, Claudemir Martins da Silva, Antônio Michael de Lima, Welton Carlos da Silva, Renan de Sousa Gomes Vidal, Edinaldo Avelino dos Santos, Francisco Carlos Alves Freitas, Aldemir dos Santos, Cícero Wenes de Lima Silva e José Rosendo da Silva.


Jornalista Fernando Ribeiro

Operação em Senador Pompeu prende suspeitos de facções envolvidos em tráfico de drogas e assassinatos

Gaza 1
Vários suspeitos já vinham sendo investigados por envolvimento em mortes e tráfico na cidade


Uma operação policial batizada de “Faixa de Gaza” resultou na prisão de vários bandidos suspeitos de integrar facções criminosas que agiam em Municípios do Sertão Central do Ceará. Ao menos, 19 pessoas foram presas no Município de Senador Pompeu, incluindo mulheres, que estavam de posse de armas de fogo, munições, drogas e outros objetos de uso ilícito.
Foram cumpridos 32 mandados judiciais de prisão e de busca e apreensão naquela cidade. Entre os objetos apreendidos nos endereços “visitados” pelos agentes da Segurança Púbica está uma prensa hidráulica, utilizada para a fabricação e embalagem de drogas.
Também foram apreendidas balanças de precisão e um malote contendo o brasão da Polícia Federal. Todo o material foi apreendido nos autos de cumprimento de prisões preventivas e nos flagrantes lavrados contra os acusados detidos na operação.
Segundo as autoridades, esta foi a segunda etapa da “Operação Faixa de Gaza” e permitiu que, além de drogas e armas fossem apreendidas, identificou bandidos também envolvidos em assassinatos ocorridos nos últimos dias em Senador Pompeu. Seriam crimes motivados pela rivalidade e disputa de território por quadrilhas. Um desses crimes ocorreu na última segunda-feira nas proximidades do Clube do Vaqueiro, em Senador Pompeu.
A primeira fase da operação aconteceu no dia 14 de julho do ano passado, após um trabalho de articulação entre o prefeito de Senador Pompeu, Maurício Pinheiro (PDT), com autoridades da Segurança Pública, da Justiça e do Ministério Público. Juntos com o Município, as autoridades devolveram a paz no aquela cidade com a prisão de vários criminosos.
Desta vez, cerca de 130 policiais foram mobilizados, com o aporte da Justiça, do MP e do Município, para a prisão dos suspeitos e a realização das buscas e apreensões.


Jornalista Fernando Ribeiro

Diretor da Fifa admite 'erro' em gol da Suíça contra Brasil

Van Basten assume que entidade precisa "aprender" com o que ocorreu no jogo Brasil x Suíça.

 

Contrariando a percepção do comitê de árbitros, o ex-jogador e diretor técnico da FIFA, Marco Van Basten, avaliou como ‘’erro de arbitragem’’ o gol de empate da Suíça no qual muito se reclamou de uma possível falta em cima do zagueiro brasileiro Miranda.
"Tive várias discussões com pessoas dentro da Fifa sobre esse assunto nos últimos dias e acho que precisamos aprender com esse caso", defendeu. Segundo ele, os brasileiros agiram de forma correta ao se queixar em uma carta enviada para a Fifa.
Para ele, isso não vai mudar o resultado do jogo. Mas pode ajudar a Fifa a avaliar seu próprio processo. "Não acho que o juiz deveria ter dado aquele gol", defendeu. "Essa é minha opinião pessoal", ponderou.


O Povo

Banco do Brasil lança cartão sem anuidade e agora compete com o Nubank

O Banco do Brasil (BB) lançou um cartão sem anuidade que poderá ser solicitado por aplicativo e agora concorre com o Nubank e com o Santander. O cartão pode ser solicitado também por quem não é cliente do banco.
Até então era necessário ter uma conta-corrente no BB para pedir o recurso.
"Sempre foi normal priorizar a venda de novos produtos para quem tem conta-corrente. Tenho o cadastro, observo o comportamento ao longo dos anos e isso nos permite assumir menos riscos", disse o diretor de cartões do Banco do Brasil, Rogério Panca, à Folha de São Paulo.
Assim como o cartão do Santander, para não pagar anuidade, é necessário usar pelo menos R$ 100 por mês no cartão.

Produtores querem mel na merenda escolar

A Quadra Chuvosa deste ano elevará a produção de mel no Ceará. Agora a preocupação é outra. O preço do produto, em sua maioria exportado, caiu consideravelmente no exterior. Os importadores estão oferecendo, no máximo, R$ 7 pelo quilo. No ano passado, o preço no mercado internacional era R$ 12. A queda no valor ocorreu em razão do aumento da produção nos países consumidores, explicou o presidente da Câmara Setorial do Mel, Vinícius Araújo de Carvalho.
Como as exportações chegam a 90% da produção no Ceará, sem o auxílio governamental, o setor deve entrar em colapso. Os produtores não se prepararam para a possibilidade de uma crise dessa natureza. Também não aprenderam a atender e nem a trabalhar para as vendas no mercado interno. Com a vegetação revigorada pelas chuvas, vão aprender que, nesse segmento do agronegócio, nem tudo são flores. "Antes da seca, éramos o terceiro maior produtor do Brasil, atrás apenas de Santa Catarina e de São Paulo", destacou o representante da categoria.
Para agravar mais o problema, mesmo com a seca severa, prolongada por seis anos, o número de apicultores cresceu. O Ceará já conta com grupos organizados em 155 municípios, de um total de 184. São 254 associações, sete cooperativas, quatro entrepostos de produção e sete mil trabalhadores envolvidos diretamente. Até o fim deste ano a coleta de mel deve superar 4,1 mil toneladas.
A opção encontrada foi introduzir o alimento, 100% natural, na merenda escolar, como ocorre com o leite e outros itens. A ideia vai ser levada ao governador Camilo Santana, na expectativa de conseguirem regular o mercado local, pelo menos até o preço voltar ao patamar adequado, na avaliação dos apicultores. Com a normalização do preço no mercado, os avanços dos últimos anos na cadeia produtiva não correrão risco de retração, aponta Carvalho.
Conforme a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), até 2010, a apicultura no Ceará mantinha posição de destaque no ranking nacional, mas, devido à prolongada estiagem, vinha caindo ano a ano. Em 2017, houve uma pequena recuperação dos apiários e, consequentemente, da produção. Em 2102, foram 3,11 mil toneladas; em 2017 chegou a 4,47 mil toneladas e, para 2018, a projeção já é de 4,07 mil toneladas.
O diretor de Agronegócios da Adece, Silvio Carlos Ribeiro, reconhece a dificuldade momentânea enfrentada pelos apicultores. "Como a expectativa é de maior produção, quando há oferta o preço cai, é a lógica do mercado. Entretanto, a Agência já está buscando alternativas para solucionar o problema. Uma delas é agregar valor ao produto, como comercializar o mel em sachê e em garrafas", afirma.
Outra frente de ação da Adece está na facilitação das exportações, tanto por meio de serviços aéreos hub quanto pelo porto do Pecém. A articulação junto à Secretaria de Educação do Estado (Seduc) também está sendo feita. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae-CE) é outro parceiro na solução desse gargalo, ressaltou Ribeiro.
No segundo semestre do ano passado a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) deu inicio ao Projeto São José III. No pacote, com investimentos de R$ 12,4milhões, do governo do Estado e do Banco Mundial, mais de 1,6 mil famílias estão sendo beneficiadas com convênios de projeto produtivo e assessoria técnica. Nesta fase, o Projeto contempla 29 convênios de apicultura e de outras culturas, atendendo 40 comunidades de 33 municípios.


Diário do Nordeste