quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Cid e Ciro Gomes rompem com Domingos Filho em meio a racha na Assembleia

Marcada para esta quinta-feira, 1º, eleição para a presidência da Assembleia Legislativa já provocou sua primeira baixa na base aliada. Em meio à pesada disputa nos bastidores, foi confirmado nesta quarta-feira o rompimento político entre os grupos de Domingos Filho (PDT), conselheiro do TCM, e dos ex-governadores Cid e Ciro Gomes (PDT) no Estado.
Atualmente, o grupo dos Ferreira Gomes, que inclui o governador Camilo Santana (PT) e o prefeito Roberto Cláudio (PDT), apoiam reeleição de Zezinho Albuquerque (PDT). Segundo interlocutores, a ruptura ocorre por conta do apoio de Domingos à candidatura de Sérgio Aguiar (PDT) na disputa da Assembleia, que provocou intenso racha na base aliada.
O comportamento do conselheiro nos bastidores também teria incomodado aliados. Segundo uma fonte, Domingos tem utilizado sua influência no Tribunal de Contas para pressionar prefeitos e deputados em busca de apoios para Sérgio. Em troca, o conselheiro possuiria acordo com o atual presidente do TCM, Chico Aguiar, para assumir o comando da Corte.
Chico é pai de Sérgio Aguiar, que vem negando qualquer relação entre eleições no TCM e AL. A tese ajuda a explicar recente publicação do deputado Ivo Gomes (PDT), recém-eleito prefeito de Sobral, no Facebook: “Estou me preparando pra deixar a Assembleia Legislativa, depois de 14 anos. Saio triste porque saio no pior momento dela”, disse Ivo na noite desta terça-feira, 29.
“Interferência”
“Saio no momento em que magistrados pertencentes ao Tribunal de Contas dos Municípios – que têm por obrigação mínima a imparcialidade e a distância da política – interferem acintosamente na sucessão da Presidência da casa da qual ainda sou parte. Prefeitos honestos ameaçados, prefeitos picaretas sendo perdoados. Desde que a decisão agrade aos deputados q apoiam candidaturas de interesse”, disse Ivo, irmão de Cid e Ciro.
O Blog Política apurou que Camilo, Roberto Cláudio, Ciro e Cid já teriam conversado com domingos duas vezes ao longo das últimas semanas. Eles tentavam negociar saída de Sérgio da disputa e manutenção da aliança no Estado, mas não houve acordo. Nos bastidores, Domingos trabalha com tese de possível candidatura sua em disputa majoritária em 2018.
Aliança antiga
Grupos dos Ferreira Gomes e de Domingos Filho são aliados no Ceará desde 2007, início da gestão Cid. Ex-presidente da Assembleia, Domingos migrou do PMDB para as siglas do grupo dos irmãos Gomes e tem sido um dos principais fiadores de candidaturas do bloco. Em 2014, abriu mão de ser candidato ao governo do Estado e foi indicado ao TCM.

Lucas Evangelista recebe título da Universidade Estadual do Ceará

Uma das maiores personalidades crateuense, cordelista e poeta Lucas Evangelista, recebeu um certificado da Universidade Estadual do Ceará que o outorga o título de Notório Saber em Cultura Popular, na área de cordel e viola, em contribuição artística e cultural. O documento foi assinado no dia 25 de Novembro e assinado pelo Reitor Doutor Jackson Sampaio.

Lucas Evangelistas é um dos maiores contribuintes da cultura popular de Crateús, e seus trabalhos são admirados em vários pontos do Brasil

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Orgulho de Chapecó, clube foi fundado em 1973 e superou dívidas

Conhecida pelos seus frigoríficos, a cidade de Chapecó ganhou o noticiário nos últimos anos por causa da boa campanha da Chapecoense no Campeonato Brasileiro. Desde 2014, o time da cidade da região Oeste de Santa Catarina, distante quase 600 quilômetros da capital Florianópolis, tem desbancado clubes tradicionais na Série A e garantido a sua permanência na elite do futebol brasileiro.
Um dos motivos para a boa campanha da Chapecoense é justamente o fato de a cidade ter "abraçado" o time. Com uma média de 7,6 mil torcedores por jogo, o clube tem o melhor público do ano entre os times catarinenses.
Fundada em 1973, a Chapecoense começou a mudar sua história a partir de 2005. Com dívidas que somavam R$ 1,5 milhão e eram consideradas impagáveis pela Chapecoense, a diretoria chegou a cogitar a possibilidade de fechar as portas. Um grupo de empresários da cidade, no entanto, se uniu para quitar as dívidas e salvar o clube. 
A mudança de gestão não demorou para começar a dar resultado e, em 2007, o time foi campeão estadual. A nova menina dos olhos da Chapecoense é o CT, inaugurado em 2014. A estrutura ocupa uma área total de 83 mil metros quadrados e possui três campos oficiais e um anexo para as categorias de base, cinco vestiários academia, sala de massagem, sala de fisioterapia, rouparia e cozinha. Antes da construção do CT, o time treinava em campos emprestados por empresários da região.

domingo, 27 de novembro de 2016

Espécie de cometa é visto em Ararendá e cidades próximas.

Diversos populares se manifestam dizendo que visualizaram uma espécie de objeto como se fosse um cometa percorrer o céu, por volta da 20h00min deste sábado (26) tanto no centro como na zona rural de Ararendá. O fenômeno durou cerca de 15 segundos, o suficiente para gerar admiração e temor a população. Populares de cidades próximas como Nova Russas, Novo Oriente, Ipaporanga, São Miguel do Tapuio (PI), Castelo do Piauí (PI), também manifestaram ter visualizado. Muitos não conseguem descrever como seria tal objeto.
De acordo com informações, o que pode ter ocorrido é uma chuva de meteoros Orinídeos que foi prevista para acontecer até o mês de Novembro, de acordo com a Nasa. Ainda não há imagens de internautas que flagraram o fato.

Alguns internautas afirmam que o objeto voador é parecido com a imagem abaixo:


quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Sobrinha-neta de Sarney foi estuprada por cunhado antes de ser morta, diz polícia.

A polícia do Maranhão apresentou, na manhã desta quarta-feira (23), o resultado do laudo do corpo da sobrinha-neta do ex-presidente José Sarney, assassinada no dia 13 de novembro. Segundo a polícia, Mariana Costa, 33, foi estuprada e lutou contra o agressor --o cunhado dela, o empresário Lucas Porto-- para evitar ser violentada e morta.
Segundo o delegado Geral da Polícia Civil, Lawrence Melo, o crime está esclarecido, e o inquérito foi encaminhado à Justiça ontem. "A autoria está determinada, as circunstâncias também estão esclarecidas, tanto pela prática do crime estupro, quanto homicídio qualificado", declarou.
Melo afirmou que o laudo apontou marcas de violência na vítima, que indicam que ela tentou evitar o estupro e a morte. "Há marcas de extrema violência, demostrando que ela não queria praticar nenhum ato sexual. Isso demonstra a defesa da vítima, com várias lesões apontadas na necropsia", informou.
Segundo o delegado, ainda faltam chegar alguns outros laudos, mas que não devem mudar em nada a investigação. "Temos a pendência de alguns exames do estudo de genético forense para identificar material orgânico encontrado no local onde a vítima foi morta", disse.
A polícia também confirmou que o exame toxicológico deu negativo tanto para o agressor, como para a vítima.
"Ele arrumou o quarto, alterou a cena do crime, demonstrando plena lucidez com relação ao ato do crime, bem como após a prática desses crimes", disse, citando ainda que Porto tentou se desfazer das roupas usadas no momento do crime.
Ainda segundo o laudo, o sufocamento que matou Mariana foi feito com um travesseiro. "Ele deixou a vítima em casa, voltou e a surpreendeu quando estava dormindo. Ele mentalizou o ataque, consumou com uma esganadura e a matou quando estava desmaiada", disse o secretário de Segurança do Maranhão, Jefferson Portela.
Sobre a alegação apresentada de um possível surto psicótico, o secretário contestou a hipótese. "No interrogatório ele fez várias reflexões que mostram que tinha pleno controle dos atos e das declarações", afirmou.
O empresário chegou a negar o crime à polícia, em seu primeiro depoimento. Porém, um dia depois de ser preso, e após câmeras de segurança flagrarem o acesso dele ao local, Porto confessou o crime, alegando que tinha uma paixão incontida pela vítima.
Procurado pelo UOL, o advogado de defesa Jonilton Lemos disse que ainda não teve acesso aos laudos e que vai se pronunciar apenas sobre o caso "durante a instrução do processo."

FURTO DE MOTOCICLETA EM PORANGA

Ontem por volta das 11h00min, teve sua motocicleta furtada a pessoa de Jorge Araújo Vieira 32 anos , casado, agricultor, natural Poranga-Ce, filho de Francisco das Chagas Vieira da Silva, e Raimunda Porfirio Araújo Vieira, residente na Travessa Laurentino Marinho S/N bairro Jardim das Oliveira, Poranga-Ce. A vitima estacionou sua moto HONDA CG 150 FAN ESI, de placas OCN-7192, de cor vermelha, no bairro Jericó, mais precisamente na cachoeira do Pinga (Ponto Turístico), quando voltou a motocicleta não estava mais no local. A vitima acionou a policia e relatou sobre o sinistro.
A composição da VTR 7202 fizeram diligencias em busca de localizar e prender os acusados, que ao decorrer do dia com informações de populares a equipe com apoio do destacamento de Ararendá VTR 7022 localizaram por volta das 16h00min uma casa abandonada, no bairro Jericó onde se encontrava o produto de furto, sendo esse recuperado porém nenhum acusado foi preso.

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Detran oferece emplacamento e transferência pela Internet

O Detran Ceará está oferecendo um novo serviço ao cidadão: iniciar o processo do primeiro emplacamento e transferência de veículo pela página do órgão na Internet: http://csi.detran.ce.gov.br
O serviço já pode ser acessado, mediante a nota fiscal eletrônica de compra.
Todo o processo começa com o preenchimento do número do chassi do veículo, registrado na nota fiscal. Caso o proprietário informe o chassi sem que tenha sido emitida nota fiscal eletrônica, o procedimento não poderá ser realizado.
Ao ser aberta a página na Central de Serviços, o cidadão clica sobre a opção "Veículos" e escolhe o procedimento "primeiro emplacamento de veículo novo (zero km)", optando por uma entre as duas categorias: particular e aluguel.
Com a nota fiscal eletrônica emitida e a página acessada, o proprietário digita o número do chassi para logo aparecer na tela seguinte todos os dados do veículo, os dados na nota fiscal, o endereço do proprietário. Logo abaixo são mostradas as duas categorias: do lado esquerdo da tela a categoria particular; e do lado direito da tela a categoria aluguel. Sob cada categoria há a respectiva cor da placa: cinza para a categoria particular; e vermelha para a categoria aluguel.
A etapa seguinte é a escolha da numeração da placa, com letras e números. O próprio sistema apresenta 10 opções de numeração de placa para ser escolhida apenas uma. Caso o proprietário queira uma numeração específica, será cobrada uma taxa de R$ 265,98, por ser uma placa escolhida. Mas com a escolha de uma das 10 opções, com a confirmação, será exibido o número do protocolo de atendimento com os dados do veículo e proprietário.
Em seguida, com a confirmação, são relacionados os itens dos serviços com seus respectivos valores e somatório. A etapa seguinte é a impressão dos seguintes documentos: número do protocolo de atendimento; autorização para confecção da placa e tarjeta: extrato de pagamento das taxas dos serviços do Detran e extrato de pagamento da taxa do seguro DPVAT. O proprietário deve aguardar que os pagamentos quitados no banco sejam registrados no sistema.
Isso pode ser acompanhado pela página do Detran: acessar http://csi.detran.ce.gov.br, opção VEÍCULO; clicar sobre serviços: e na tela seguinte aparece a indicação Acompanhe o seu processo, ao preencher com o CPF ou CNPJ e clicar sobre a palavra consultar, para aparecer os itens: protocolo, data, situação, serviço e ações. Clique
sobre a palavra DETALHAMENTO: aparecerá uma indicação verde para os itens já finalizados: e uma indicação na cor preta para os que ainda não foram finalizados.
Mas poderá aparecer a indicação verde para todos os procedimentos. Com isso, o proprietário poderá se dirigir a uma unidade do Detran para, presencialmente, levando original e cópia simples da Identidade, CPF e comprovante de endereço, fazer a conclusão do processo, com os três
últimos itens: vistoria, recebimento do documento de licenciamento e registro (CRLV e CRV), e fixação das placas e selagem da placa traseira.

Transferência
O procedimento da transferência é semelhante: somente proprietários de veículos registrados em qualquer um dos 184 municípios cearenses é que podem usar a página do Detran na Internet para fazer transferência de veículos. Para isso, já deve existir a comunicação eletrônica de venda ativa no cartório, também chamado de DUT eletrônico, e não possuir nenhuma solicitação de mudança de suas características, sem necessidade de ser feita a inspeção do Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos, Sinav.
O início do procedimento da transferência pela Central de Serviços do Detran é feito com digitação do número da placa do veículo ou do Renavan. É solicitada do proprietário marcar a opção NÃO SOU UM ROBÔ e validar as imagens que aparecem na ocasião e clicar em CONFIRMAR. Em seguida, serão apresentados os dados do veículo e da comunicação eletrônica de venda, para simples conferência. Em seguida, o proprietário deve clicar sobre a palavra confirma.
Caso o proprietário tenha decidido pela mudança de categoria, como particular para aluguel ou vice-versa, surgirá  a palavra SERVIÇOS ADICIONAIS, para o proprietário fazer a opção: sua categoria atual é; particular ou aluguel; houve mudança? Responder sim ou não; e escola a nova categoria: particular ou aluguel. Em seguida confirma.
Ao confirmar, o sistema vai gerar o numero do protocolo, os dados do veículo e do novo proprietário, conforme a comunicação eletrônica de venda e os serviços realizados com seus respectivos valores. Em seguida, aparece a opção para imprimir os documentos, que são os seguintes: 1-número do protocolo de atendimento; 2-autorização para
confecção da placa ou tarjeta, caso haja mudança de município; 3-extrato de pagamento das taxas do Detran (e de multas, se houver); 4-extrato de pagamento do valor da taxa de seguro DPVAT, caso esteja atrasado.

O procedimento de acompanhamento é o mesmo do primeiro emplacamento.

OVNI é registrado nos céus de Santa Quitéria; fotos

Um objeto voador não identificado – OVNI – foi registrado pela câmera de um telefone celular pelo um trabalhador da construção civil que não quer se identificar. 
Na tarde de 22 de novembro de 2016 um cidadão trabalhador da construção civil veio até nós para nos mostrar uma fotografia que o mesmo fez no centro da cidade que “apareceu” pontos escuros que não soube explicar o que realmente significava. Como ele nos relatou: “estava fazendo um reboco no segundo andar de um prédio quando fiz uma fotografia dos bairros Piracicaba e Pereiros, no início não vi nada, mas quando a imagem é ampliada aparece ‘pontos pretos’ que eu não sei o que é... achei muito estranho... por isso trouxe para você analisar”.
Levamos a fotografia para analisarmos minuciosamente usando filtros que nos mostram com clareza o que está na imagem. Chegamos à conclusão que dos três pontos estudados, apenas um ficou sem explicação e este ponto é curioso que há uma luz branca que o rodeia como uma auréola. Não sabemos o que é realmente. Para nós é desconhecido.
Para que o leitor entenda com mais limpidez uma análise de um caso como esse é necessário diferenciar duas vertentes: objeto conhecido oriundo da Terra que pode ser também um fenômeno atmosférico ou um objeto de natureza extraterrena, ou seja, de fora da terra. Este último que nos chama mais atenção, pois o denominamos OVNI (objeto voador não identificado), isto é, um fenômeno de natureza ufológica.
Mais adiante relataremos mais detalhes sobre este caso.

Quadrilha que vereador fazia parte era composta por membros do Comando Vermelho.

Dois cariocas membros da facção criminosa Comando Vermelho (CV) faziam parte da quadrilha desarticulada, na última sexta-feira (18), da qual um vereador da cidade de Nova Russas também fazia parte, conforme a Polícia. Os criminosos originários da Região Sudeste são foragidos da Justiça: Daniel Belmiro José Rodrigues fugiu da Casa de Privação Provisória da Liberdade Desembargador Adalberto Barros Leal de Oliveira, em Caucaia; e Rodrigo Honorato Alves, escapou do presídio de Bangu, no Rio de Janeiro.
De acordo com o delegado adjunto da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), Eduardo Tomé, o bando planejava, em conversas de WhatsApp, assaltar um carro-forte. Segundo Tomé, o vereador de Nova Russas José Roberto Alves da Costa também participava destas conversas e daria apoio logístico à ação criminosa. “Nos celulares foram encontradas muitas informações importantes, inclusive fotos de armas uso restrito, como fuzis e pistolas. Os próprios indivíduos presos apareciam nas imagens ostentando esse armamento”.
No momento em que o Audi, modelo A3, com placas de Minas Gerais, foi abordado por uma patrulha do Comando Tático Rural (Cotar) os cinco homens foram encontrados. Além dos três já citados estavam também no veículo Giliardo Gomes da Silva, e Jailton Gomes da Silva Ponte. “Tínhamos informes de assaltos na Região e mantivemos as patrulhas do Cotar na Serra. Intensificamos a abordagem e paramos o veículo.
Alguns deles deram nomes falsos, mas insistimos na abordagem. Entramos em contato com a DRF e descobrimos que se tratava desta quadrilha perigosa, que agora se encontra presa”, afirmou o tenente-coronel Luís Martins, subcomandante do BPChoque da PM.

Desarticulado
O major Barreto Araújo, que comandou a operação que resultou na prisão, disse que há indícios que a quadrilha tenha participado de um assalto à uma agência bancária na cidade de Castelo, no Estado do Piauí. “Geralmente as quadrilhas têm um esconderijo para as armas, as ferramentas e o dinheiro. Somente depois eles voltam para recolher tudo. Pode ser que tenha acontecido isso neste caso”.

Eduardo Tomé disse que até o momento não se sabe com precisão de onde a quadrilha vinha e nem para onde ia. “O que podemos afirmar, sem dúvidas, é que eles se organizavam para atacar um carro-forte no Ceará”.
Conforme o Cotar, o ataque estava programado para acontecer na BR-222, nas proximidades do Distrito de Aprazível, em Sobral. No entanto, a quadrilha ainda estava acertando detalhes logísticos e buscando mais comparsas para o assalto. Em uma das conversas interceptadas, a Polícia flagrou Douglas Honorato solicitando ao vereador um documento falso do Ceará.
A DRF está levantando as informações sobre a fuga dos criminosos da unidade prisional do Ceará, conhecida como ‘Carrapicho’ e do presídio carioca de Bangu. “Todos eles ficaram calados no depoimento, mas disseram informalmente que Belmiro estava no Rio de Janeiro e veio para o Ceará no Audi apreendido. A procedência do veículo será checada. Se estiver irregular responderão por isso”, disse Tomé.

 (Com Informações do Diário do Nordeste)

Nova lei isenta de cobrança da 2ª via da Identidade para pessoas em situação de rua e idosos

Já está em vigor lei aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Camilo Santana que isenta a taxa de expedição da 2ª via da Carteira de Identidade às pessoas em situação de rua e aos idosos, com idade igual ou superior a 60 anos.
De acordo com Nelson Martins, secretário das Relações Institucionais do Governo do Ceará, o benefício foi estendido através de Mensagem enviada pelo governador. “As pessoas em situação de rua não estavam incluídas neste direito e houve uma demanda dos movimentos sociais, principalmente das áreas ligadas ao Direitos Humanos. Com isso, o governador Camilo Santana enviou uma Mensagem para Assembleia garantindo a isenção do pagamento da segunda via da carteira de identidade”, informou.
A medida garante ainda o benefício para as pessoas reconhecidamente pobres, inseridas no Cadastro Único do Fundo Nacional de Assistência Social da STDS; cidadãos que tenham sido vítimas de roubo, desde que comprovem através do boletim de ocorrência; e trabalhadores beneficiados com o seguro-desemprego.
“Desde o ano passado, o Estado fez uma reformulação, uma revisão, nas taxas de fiscalização e prestação de serviço público. Uma das decisões, do ponto de vista social, foi a isenção do pagamento da segunda via da identidade para as pessoas consideradas pobres”, concluiu.

Avós que criaram neto como filho têm direito à pensão por morte.

A Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reformou a decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) para resguardar o pagamento de pensão por morte do INSS a um casal que criou um neto como se fosse seu próprio filho.
O processo envolve uma criança que, aos dois anos de idade, ficou órfã e foi criada pelos avós. Após os 18 anos, tornou-se responsável pelas despesas da família. Contudo, veio a falecer em 2012 e, em razão disso, os avós realizaram o pedido de pensão por morte, o que foi negado pelo INSS.
Os avós acionaram a Justiça e conseguiram sentença favorável. O INSS apelou ao TRF3, que reformou a sentença e negou o pedido. Diante disso, os avós recorreram ao STJ. A relator do recurso foi o ministro Mauro Campbell Marques, da Segunda Turma.
O ministro Mauro Campbell explicou que a pensão por morte possui previsão nos artigos 74 a 79 da Lei de Benefícios, regulamentados pelos artigos 105 a 115 do Decreto 3.048/99. “É devido exclusivamente aos dependentes do segurado falecido, com o intuito de amenizar as necessidades sociais e econômicas decorrentes do evento morte no núcleo familiar”, afirmou.
De acordo com o relator, o benefício é devido aos dependentes do segurado, divididos em classes, especificado no artigo 16 da Lei 8.213/91, rol considerado taxativo, que determina a qualidade de dependente pela previsão legal e pela dependência econômica, sendo que a segunda classe inclui apenas os pais.
“No caso concreto, são incontroversos os fatos relativos ao óbito, a qualidade de segurado, a condição dos avós do falecido similar ao papel de genitores, pois o criaram desde seus dois anos de vida, em decorrência do óbito dos pais naturais, e a dependência econômica dos avós em relação ao segurado falecido”, afirmou o relator.
Mauro Campbell Marques entendeu que a fundamentação adotada pelo TRF3 não deve prevalecer, uma vez que “Embora os avós não estejam elencados no rol de dependentes, a criação do segurado falecido foi dada por seus avós. Não se trata de elastecer o rol legal, mas de identificar quem verdadeiramente ocupou a condição de pais do segurado”, justificou o magistrado ao conceder o benefício, decisão que foi seguida por unanimidade pelos demais ministros da Segunda Turma.

(Com informações do STJ)

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Policial do Raio prende trio envolvido em furto de motocicleta em Nova Russas

O policial Chagas, do Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas – Raio, ao sair de serviço e ir rumo ao município de Ipueiras, por volta das 19h00min desta segunda-feira (21) , na altura da localidade Rancho Azul, zona rural de Nova Russas, se deparou com três elementos com uma motocicleta a margem da CE 187. O policial fez abordagem aos três e o policial constatou  que a motocicleta havia era produto de roubo, uma Honda CG 150 Titan 2014 de cor branca, pertencente ao senhor Tozinho, que reside em Charito, zona rural de Ipueiras, que havia sido tomado de assalto no dia 5 mês, na zona rural de Ipueiras. Após solicitar apoio policial, os indivíduos envolvidos foram presos e identificados como Antonio Francisco de Oliveira, 27 anos, residente em Rancho Azul, Francisco Jean Carlos dos Santos, 19 anos, residente em Charito e Paulo Geraldo Golçalves de Moura, 28 anos.
O trio e a motocicleta recuperada foram conduzidos para a Delegacia Regional de Polícia Civil em Crateús para a realização dos procedimentos, onde foram apresentados ao delegado plantonista Doutor Roberto.


Veja imagens divulgadas pela polícia:

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Banco do Brasil anuncia plano que irá fechar 402 agências

O Banco do Brasil irá anunciar nesta segunda-feira um plano de reestruturação que irá fechar 402 agências pelo País ao longo de 2017. Outras 379 vão virar postos de atendimento (com menos funcionários e serviços).

Atualmente, o Banco do Brasil tem 5.430 agências e 1.791 postos de atendimento
A diretoria também vai oferecer para até 18 mil funcionários um plano de aposentadoria incentivada. O plano é economizar anualmente R$ 750 milhões.

A expectativa é que 6 mil funcionários troquem a jornada de oito para seis horas. Assim, o empregado tem o tempo diário de trabalho reduzido em 25% e o salário cai 16,25%.

Hospital de Fortaleza usa pele de tilápia como curativos para queimaduras.

Da gastronomia à medicina. A tilápia, um dos peixes mais produzidos e consumidos no Brasil, agora faz parte do tratamento de queimados do Instituto Dr. José Frota (IJF), principal unidade terciária de Fortaleza. Há dois anos e meio, pesquisadores do hospital começaram a desenvolver um curativo usando a pele da tilápia para melhorar a cicatrização de queimaduras.
De lá para cá, foram 11 etapas pré-clínicas. Em julho deste ano, 30 pacientes com queimaduras de segundo grau superficiais e graves receberam o curativo. A fase clínica teve 94% de sucesso. Atualmente, 58 pacientes são voluntários na pesquisa, mas o tratamento será expandido para alcançar 100 pessoas.
“A pele da tilápia ajuda no processo de cicatrização, tamponando a ferida. Evita contaminação e perdas líquidas, diminui o número de troca de curativos e, consequentemente, diminui também a dor e o sofrimento do paciente”, afirmou o cirurgião plástico Edmar Maciel, coordenador da pesquisa e presidente do Instituto de Apoio ao Queimado (IAQ).
A pesquisa do IJF é a primeira no mundo a usar a pele de um animal aquático. A tilápia foi escolhida por ser um peixe criado em água doce, de rápida reprodução e por disseminar menos doenças. A pele do peixe pretende ser uma alternativa ao uso da pomada de sulfadizina de prata, utilizada no tratamento convencional de queimados.
Enquanto o medicamento requer que o curativo da queimadura seja renovado diariamente, o curativo de pele de tilápia, por exemplo, pode ser retirado somente no fim do tratamento de uma queimadura de segundo grau. Além disso, o novo tratamento não pede o uso de analgésicos e anestesias e o tempo de cicatrização é reduzido entre um e dois dias.

ACIDENTE DE TRANSITO COM VITIMA FATAL EM IPUEIRAS

Ontem por volta das 05h30min, aconteceu um acidente de trânsito na CE 187 próximo ao Rancho Azul, que teve como vítima fatal o Sr. João Victor Ferreira Silva -55 anos , solteiro, garçom, natural de Nova Russas-Ce, filho de Raimundo Inácio da Silva e Maria das Graças Ferreira, endereço na Rua José de Melo, S/N, Charito. Que o mesmo andava em uma motocicleta não identificada sofreu lesões cervicais e fratura de traqueia sendo socorrido pelo motorista da ambulância Isaias, informou à composição que a vítima estava com vida, mas ao chegar ao hospital não resistiu aos ferimentos e veio a óbito, juntamente com ele estava a Sra. Amanda Luciano da Silva 21 anos , brasileira, natural de Rio de Janeiro-RJ, solteira, desocupada, filha de Raimundo Soares da Silva e Maria Luciano Araújo, residente na Rua Oriel Mota, S/N, Bairro São Francisco, Nova Russas, sofreu uma lesão no tórax. A composição da VTR 7102 foram até o Hospital de Nova Russas colheram todas as informações, fizeram diligências no intuito de encontrar a motocicleta, mas não obtiveram êxito, os familiares também se recusaram a dá detalhes da motocicleta.

domingo, 20 de novembro de 2016

FURTO DE UMA MOTO HOJE EM ARARENDÁ


Ontem por volta das 06h10min, na localidade de Veremos, zona rural de Ararendá, a aproximadamente a 5 km da sede, conteceu um furto de uma motocicleta Honda CG Fan 125, cor vermelha, ano 2005/2005, placa HYU – 5779 – Ararendá. A Vítima trata-se de Rosângela Soares Portela -41 anos, solteira, natural de Nova russas-CE, professora, residente na localidade de Veremos, zona rural de Ararendá
A composição da VTR 7042 foi informada da existência de um furto em zona rural. Quando o policiamento chegou ao local, à vítima contou que ao entrar em uma residência de uma conhecida deixou sua motocicleta fora com a chave na ignição, ao retornar percebeu que a motocicleta já havia sumido. O policiamento saiu em diligências no intuito de localizar a motocicleta, porém até o presente momento não lograram êxito.

LESÃO CORPORAL A CANIVETE EM PORANGA

Ontem às 18:30 na localidade de Buriti dos Carreiros foi vítima de lesão corporal a canivete Francisco de Souza Peixoto - 38 anos residente em Poranga. Ele foi lesionado como uma perfuração a canivete no tórax. O acusado, menor de idade foi apreendido pela Polícia militar. O motivo foi uma dívida de 7 reais.

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

MOTOCICLETA COM CHASSI ADULTERADO FOI APREENDIDA EM PORANGA.

MOTOCICLETA COM CHASSI ADULTERADO FOI APREENDIDA EM PORANGA, DURANTE CUMPRIMENTO DE MANDADO DE BUSCA E APREENSÃO, CUMPRIDO PELA POLÍCIA CIVIL DE CRATEÚS.

PRESOS FOGEM DA CADEIA PUBLICA DE PORANGA

Na madrugada de anteontem para ontem aconteceu à fuga dos detentos: 1° - José Israel Carreiro da Silva 18 anos vulgo (Pinote) brasileiro, detento, natural de Poranga, residente na rua Raimundo Bezerra de Menezes s/n, bairro Jardim das oliveiras – Poranga-Ce, e responde ao Art. 180 CPB. 2° - Lucivan Gomes Lima 23 anos vulgo (Mercúrio) brasileiro, detento, natural de Ipueiras-Ce, residente na R. Juscelino Cubichek, bairro Jardim das Oliveiras – Poranga-Ce, e responde aos Art. 306 e 298 do CTB. 3° Lucas Gabriel Santos Toletino 20 anos vulgo(Paulista), detento, natural de Itapecerica da Serra-SP, solteiro, residente no Distrito de Buritizal s/n Zona rural de Poranga-Ce, e responde ao Art. 155 do CPB. A composição da VTR 7202 Composta pelos STPM Rogério, SDPM Saraiva e SDPM Edson, ao perceber a fuga, por volta das 05h20min saíram em diligencias na tentativa de recapturar os fugitivos, mas até o presente momento sem êxito

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

ARAENDÁ EM CONSTRUÇÃO: A ORIGEM



A cidade de Ararendá nasceu a partir da aldeia de índios Tabajaras, localizada no sopé da serra da Ibiapaba. Os primeiros registros escritos dão conta de que, nesta aldeia, foram hospedados os jesuítas missionários Francisco Pinto e Luís Figueira durante suas tentativas de catequizar os índios da serra da Ibiapaba no século XVII. O nome da Taba era Ararena, contudo o capuchinho francês Claude de Abbeville registrou como Ararendá em sua obra "Historie de la mission des pères capucins en l'isle de Maragnan et terres circonvoisines" (1614), em português: "História da missão dos padres capuchinhos na ilha de Maranhão e terras circunvizinhas".


Várias eram as etnias que habitavam as terras ao sopé da Serra da Ibiapaba, entre elas os Tabajara, Tupinambá, Caratiú. Com a expansão da pecuária e a doação de terras via sesmarias, terreno abandonado ou inculto que os reis de Portugal cediam aos novos povoadores, chegaram, na região, famílias oriundas de Pernambuco, que criaram fazendas de gados e que consolidaram o núcleo urbano que atualmente chama-se Ararendá.


A origem do nome não é um consenso, Ararena, segundo Paulino Nogueira,  advogado, político, escritor e professor do século XIX, em seu livro “O Padre Francisco Pinto ou a Primeira Catechese dos Índios no Ceará”, seria um modo errado de falar o termo  indígena Irarana - de ira (mel) e rana (falso), parecido com, melhor dizendo, “falso mel”. De acordo com a enciclopédia livre Wikipédia, “o topônimo Ararendá ou Ararena vem do tupi-guarani arara(papagaio) mais nda (lugar, pouso) e significa lugar das araras ou de onde se obtém pouso dos papagaios ou das araras.”


Embora o nome Ararendá seja do século XVII, o sítio que deu origem ao povoado  chamava-se Canabrava, comprado pelo Capitão-mor Antônio de Barros Galvão, um dos homens mais poderosos do Ipu na primeira década do século XIX. O Capitão situou nas terras o seu genro Sebastião Ribeiro de Melo, filho de João Ribeiro de Melo e Maria Coelho Franco, de onde vem a origem da família dos Mourões e dos Melos, famosas na comarca criminal de Crateús, Serra Grande e vizinhanças, no século passado. O Distrito de Canabrava ou Canabrava dos Mourões foi criado pelo Decreto-lei n° 448, de 20.12.1938.


Durante o período de 1939-1943, o distrito de Canabrava figura no município de Nova Russas e através do decreto estadual nº 1114, de 12-12-1943, passou a denominar-se Ararendá, retomando assim o termo indígena grafado no século XVII na obra do capuchinho francês Claude de Abbeville, contudo, permanecendo subordinado a Nova Russas.


É relevante informar que Ararendá é elevado à categoria de município pela lei estadual nº 6525, de 05-09-1963, desmembrado de Nova Russas, com sede no antigo distrito de Ararendá e constituído apenas do distrito sede, porém, pelo decreto estadual nº 8339, de 14-12-1965, o município é extinto, sendo seu território anexado novamente ao município de Nova Russas, assim permanecendo em divisão territorial datada de 18-08-1988.


Ararendá é elevado à categoria de município pela lei estadual nº 11771, de 21-12-1990, desmembrado de Nova Russas, constituído de 2 distritos: Ararendá e Santo Antônio, instalado em 01-01-1993.



Autor Professor Clébio Landim