segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Naumi Amorim (PMB) é eleito prefeito de Caucaia; conheça perfil e propostas

O deputado estadual e empresário Naumi Amorim (PMB) foi eleito, neste domingo (30), o novo prefeito de Caucaia para a gestão 2017-2020. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele recebeu 80.756 mil votos, o equivalente a 54,23% do total, derrotando Eduardo Pessoa (PSDB), que somou 45,77%, nas eleições municipais deste ano. Foi a primeira vez na história que o município, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), teve uma disputa pela Prefeitura decidida no segundo turno.
Ainda segundo o TSE, brancos somaram 3,21%,  enquanto nulos totalizaram 9,40% do total.
Na disputa deste ano pela Prefeitura de Caucaia, a coligação de Naumi Amorim, “Esperança de um novo tempo”, era a mais robusta, com 14 partidos. O deputado também contou com alguns apoios de peso para se eleger, como do prefeito reeleito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), e do governador Camilo Santana (PT). Além disso, o candidato Potim(PTC), quarto colocado no primeiro turno, com 11.523 votos, declarou apoio a Naumi no segundo turno, assim como o PSB.
Evolução nas pesquisas
A vitória de Naumi Amorim nas eleições municipais deste ano já era projetada pelas pesquisas de intenção de voto divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope). Nesta sexta-feira (28), por exemplo, o último levantamento apontava o candidato do PMB com 50% dos votos totais, contra 35% de seu adversário do PSDB.
No último dia 26 de setembro, antes do primeiro turno, o levantamento apontava o candidato do PMB com 39% dos votos, contra 27% de Eduardo Pessoa, seu principal adversário. A pesquisa divulgada no dia 13 de outubro, por sua vez, sugeria uma vitória de Naumi no segundo turno com54% das intenções de voto, enquanto Eduardo tinha apenas 33%. Mesmo a margem de erro de quatro pontos percentuais não previa nenhuma virada do candidato do PSDB na disputa.
 
Perfil e vece

Nascido em Tauá, Naumi Gomes de Amorim, de 49 anos, é empresário com atuação no setor imobiliário e na área de produtos de plástico em geral, possuindo algumas fábricas em Caucaia. Ingressou na política em 2012, quando tentou ser prefeito de Caucaia pela primeira vez. Na ocasião, ficou em terceiro lugar, tendo recebido 32.837 votos, ou 21,38% do total.
Em 2014, Naumi se candidatou ao cargo de deputado estadual e foi um dos 46 parlamentares eleitos do Estado, com 46.836 votos, dos quais 27.241 vieram de Caucaia. Na Assembleia Legislativa, é membro das comissões de Ciência, Tecnologia e Educação Superior e da de Defesa do Consumidor, além de ser suplente nas Comissões de Juventude e de Orçamento, Finanças e Tributação.
Durante sua gestão em Caucaia, a vice de Naumi será a ex-deputada estadual Lívia Arruda, membro de uma das mais tradicionais famílias políticas do município. Filha de José Gerardo Arruda e Inês Arruda, ambos ex-prefeitos de Caucaia, Lívia é empresária e formada em engenharia civil pela UFC, já tendo sido presidente da Comissão de Infância e Adolescência da Assembleia Legislativa do Estado.
 
 
Propostas
Em seu plano de governo, Naumi Amorim promete uma série de ações para melhorar a saúde, segurança, educação, infraestrutura e outras área de Caucaia durante sua gestão. Ele garante, por exemplo, que vai implantar um programa de valorização voltado aos profissionais da educação, além de fazer uma implantação progressiva da Escola em Tempo Integral.
O prefeito eleito também garante que vai construir 20 novas creches e dotá-las de atendimento em tempo integral, além de construir um Centro de Educação Infantil nos bairros mais carentes. Ele também promete padronizar a frota de transporte escolar e otimizar as rotas.
Na área da saúde, Naumi promete ampliar para 140 o número de equipes do Programa Saúde da Família (PSF), além de introduzir outras especialidades como obstetrícia, psicologia, nutrição e fisioterapia. O prefeito eleito garante, ainda, que vai criar o terceiro turno de atendimento nos PSFs dos principais Postos de Saúde da cidade, reestruturar a maternidade Santa Terezinha, implantar a central de marcação de consultas por telefone e ampliar a quantidade de leitos normais no Hospital Municipal Dr. Abelardo Gadelha da Rocha.
Na segurança pública, o prefeito eleito garante que vai ampliar o efetivo da Guarda Municipal, instalar um Centro Integrado de Segurança, além de reforçar o policiamento nas regiões mais violentas da cidade. Outras propostas podem ser conferidas em sua página na internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário