terça-feira, 26 de julho de 2016

Vídeos falsos no Facebook infectam computadores no Brasil

Mais uma vez os usuários do Facebook têm que tomar cuidado ao clicarem em alguns vídeos publicados nesta rede social, isto porque há alguns vídeos falsos, com títulos sensacionalistas e com imagens chocantes, criados para atrair o usuário a efetuar o clique no link. Depois de clicar no link, os perfis são roubados, para depois serem acessados remotamente sem a necessidade de autenticação de senha.

Este golpe, identificado por pesquisadores, consiste na colocação de vídeos nos perfis sobre notícias, quase sempre, ultrapassadas, porém com títulos persuasivos, que fazem o usuário clicar. Podem ser encontradas, por exemplo, publicações chamando a atenção de vídeos referentes a crianças engolidas por cobras e sobre o assassinato do goleiro Bruno.

Além do perfil ser "roubado" remotamente, ele automaticamente replica esta notícia para todos os seus amigos da rede social, para tentar que todos eles também caiam no golpe.

Segundo os pesquisadores que identificaram o "truque", a escolha pelo Facebook tem por objetivo atingir o maior número de usuários possível. As pessoas precisam ficar atentas a esse tipo de ataque, que tende a ser cada vez mais comum nas redes sociais.

COMO SE PROTEGER DOS GOLPES?



  • Tome cuidado ao acessar links do Facebook;
  • Verifique se a pessoa que está compartilhando tem o hábito de compartilhar este tipo de publicação;
  • Na dúvida, chame o amigo via Messenger e pergunte se ele compartilhou e é seguro;
  • Acesse a rede social Facebook através de computadores seguros, que você realmente tem certeza que não têm vírus;
  • Verifique se, por acaso, já conhece o site (na parte inferior do link é identificado o site de acesso);
  • Remova aplicativos maliciosos de seu computador;
  • Remova extensões e plugins de seu navegador;
  • Configure suas opções de segurança dentro do Facebook e no seu navegador;

Vale lembrar que este tipo de golpe existe em qualquer rede social, como Twitter, Google+, Instagram, Pinterest, entre outras, porém sendo bem mais utilizado no Facebook por conta dos milhões de usuários na rede.

Avise seus amigos: quanto menos pessoas infectadas, menor a chance se sermos infectados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário