Começam a surgir os primeiros casos suspeitos de arboviroses no município e o setor de Vigilância à Saúde vem chamar a atenção de todas as famílias para o engajamento no combate ao vetor responsável pelo adoecimento das pessoas.
" A única forma de prevenir Dengue, Chikugunya e Zika é não deixando o mosquito morar nas nossas casas", afirma a coordenadora de epidemiologia, enfermeira Aldene Carreiro.
Um importante trabalho realizado pelos Agentes de endemias é a detecção de criatórios do mosquito dentro das próprias residências. Nos mês de janeiro, o setor de Endemias identificou 85 prédios com larvas em reservatórios de água. Dividindo por bairros tivemos:
CENTRO - 19 VARJOTA - 27 FERREIRÃO - 30 BEIRA RIO - 09
Diante dos dados, foi dado início o trabalho de sensibilização das comunidades com o objetivo de eliminar os focos. Os encontros educativos ocorrem na Câmara Municipal de Ararendá, onde vários profissionais expõem a forma correta de combater a criação do mosquito Aedes aegypti, os sinais e sintomas das doenças causadas por ele e as condutas tomadas pelo serviço de saúde diante dos casos. Discutem ainda a importância da responsabilização de cada pessoa neste trabalho.
Participaram dos eventos já ocorridos, representantes dos setores de Endemias, Vigilância sanitária, agentes comunitários de saúde, médica do Posto de Saúde Sede Urbana, coordenadora da Vigilância Epidemiológica e população convidada.
A secretaria de saúde continuará em ação constante para evitar a ocorrência de surtos ou possíveis epidemias e conta com a compreensão e contribuição da população neste processo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário