segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Um terço dos professores do Ceará não possui formação na área que ensinam

Dos 18.741 professores do Ensino Médio do Ceará, 6.699 não possuem formação específica na área que atuam, isto é, 35,7%. O dado preocupante é maior nas disciplinas das Ciências Exatas como Física (21%) e Matemática (15,5%).
Conforme dados do Censo Escolar 2015, elaborados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e compilados pelo Todos pela Educação, movimento com missão de engajar o poder público e a sociedade em torno da Educação Básica de qualidade, somente 41,3% são compatíveis com todas as disciplinas que lecionam.
Na comparação com o ano de 2012, o cenário no Ceará praticamente não foi alterado. Naquele ano, a taxa de professores atuando fora de sua área de formação era de 35,8%.
A área de Física é a que possui maior disparidade. Em 2015, dos 2.381 professores da área, somente 1.880 eram formados naquela disciplina. Já na disciplina de Educação Religiosa, há 56 professores atuando e 1.694 formados. 
Ranking
Comparando com os demais estados do Nordeste, o Ceará encontra-se em quarto quanto à porcentagem de professores formados atuando fora de suas áreas de formação. O estado fica à frente somente de Bahia (29%), Maranhão (43%) e Pernambuco (44%). Piauí é o estado da região com a maior taxa de docentes ensinando na sua área: 55%.

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