segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

HISTÓRIAS DE ARARENDÁ

Foi neste prédio que a população de Ararendá iniciou a utilização da luz artificial para clarear as ruas da antiga Cana Brava. Segundo informações do Senhor Edimilsom Martins, conhecido atualmente por Edimilsom Motos, a iluminação pública de Ararendá na década de 60 era fornecida por um motor GERADOR DE ENERGIA que ficava instalado aqui no prédio que hoje funciona o Conselho Tutelar.
    Na época, tudo era muito precário. Os postes eram de madeira e necessitavam de uma atenta manutenção, serviço este, bem acompanhado pelo senhor Nelson Patriolino (in memoriam) que trocava lâmpadas e cuidava da segurança dos postes. O motor constantemente apresentava problemas no funcionamento, principalmente, no período das chuvas. Assim, acabava ficando às escuras por dias pois o conserto somente era realizado na capital Teresina. O responsável para conduzir até lá era o senhor ex vereador Zé Machado (in memoriam) que enfrentava inúmeras dificuldades para realizar uma tarefa tão complicada para a época, porque transporte e acesso eram os maiores impecilhos enfrentados por este senhor. 
    Por ser um Distrito ainda tão pequeno, o combustivel para mover o motor só era disponível na cidade de Nova Russas. Isso representava mais uma dificuldade pra manter as ruas claras restando ao Senhor Edimilsom arranjar esconderijos e desculpas diversas para se safar das cobranças pela LUZ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário