sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Prefeitura alerta: jogar lixo em terrenos baldios é crime e coloca saúde em risco

A Prefeitura Municipal de Ararendá, através da secretaria de Meio Ambiente, informa que qualquer cidadão pode participar da fiscalização do patrimônio público.

A culpa pelo lixo acumulado não é do proprietário do local ou da falta de coleta pela prefeitura, mas sim de pessoas que simplesmente se veem no direito de jogar em qualquer lugar, de modo incorreto, sofás, colchões e carcaças de maquinas de lavar, entre outros móveis e eletrodomésticos.


Além de estar cometendo um crime ambiental, o cidadão que faz o descarte inadequado de lixo em terrenos baldios ou área de preservação, está também colocando a saúde pública em risco.
Ao presenciar alguém jogando lixo em vias públicas, denuncie. Ligue para a Secretaria de Meio Ambiente no telefones : 9 9230-4716 ou 9 9201-3555


A quantidade de lixo produzido todos os dias é muito alta, fruto de uma sociedade que a cada dia consome mais e não se atém a importância da conscientização sobre o descarte correto de seus resíduos sólidos.
Saiba como ajudar na manutenção da limpeza pública com atitudes simples:

• Não jogue lixo ou entulho nas vias públicas, córregos, lotes vagos, bueiros e encostas. Além de poluir a cidade, o lixo nas ruas entope as bocas de lobo e pode provocar enchentes.

• Respeite os dias e horários de exposição do lixo para coleta. Evite deixar seu lixo na rua por mais tempo que o necessário.

• Embale corretamente seu lixo em sacos resistentes, bem fechados e de tamanho adequado para evitar que eles se abram e espalhem o lixo nas vias públicas. Lixo não embalado, além de exalar mau cheiro, atrai animais que podem ser portadores de doenças.

• Proteja o vidro e outros materiais pérfuro-cortantes (estiletes, pregos, lâminas) com material resistente antes de colocá-lo no saco de lixo e pressione as tampas das latas para dentro.

  Esses materiais desprotegidos podem ferir o gari, mesmo que ele use as luvas protetoras. O gari acidentado pode ter que se afastar do trabalho e a coleta em sua região ficará prejudicada.

TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO DE RESÍDUOS
Papel: 3 a 6 meses
Jornal: 6 meses
Palito de madeira: 6 meses
Ponta de cigarro: 20 meses
Nylon: mais de 30 anos
Chicletes: 5 anos
Pedaços de pano: 6 meses a 1 ano
Fralda descartável biodegradável: 1 ano
Fralda descartável comum: 450 anos
Copos de plástico: 50 anos
Lata de aço: 10 anos
Tampas de garrafa: 150 anos
Isopor: 8 anos
Plástico: 100 anos
Garrafa plástica: 400 anos
Pneus: 600 anos
Vidro: 4.000 anos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário